A expansão com franquias é sinônimo de crescimento, ganho de escala e de que a empresa está está se estruturando para alcançar novos públicos e mercados.
São vários benefícios, porém, não é algo simples, afinal, a expansão com franquias exige alguns esforços para que aconteça da melhor maneira. E é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo.
Então, siga a leitura com a gente e fique por dentro de tudo sobre esse assunto!
O que é franquia?
A franquia é um modelo de expansão de negócios em que o proprietário de uma marca fornece direito de uso dessa marca a um empreendedor/ investidor para operar esse negócio em território pré determinado e seguindo padrões definidos contratualmente pela franqueadora, além da transferência de todo o know how para a gestão e operação da franquia pelo franqueado.
Em contrapartida, o franqueado paga taxas como royalties e fundo de propaganda por exemplo. A principal característica de uma franquia é que o franqueado segue o padrão estabelecido pela franqueadora em seus processos (manual da franquia) e forma de atuação no mercado para manter a consistência da marca e percepção unificada para o mercado consumidor.
O que é expansão de franquias?
A expansão com franquias é replicar um modelo negócio já testado e de sucesso para outros mercados, utilizando o sistema de franquias para esse fim, o que significa conceder o direito de uso da marca e de operação de um negócio formatado e preparado para essa expansão para franqueados, empreendedores ou investidores que têm capital e o interesse de investir e operar o modelo de negócio.
Isso significa que o franqueador (dono da marca) por meio de um contrato (regulamentado por lei específica) estabelece por exemplo, território de atuação, obrigatoriedades de pagamentos, suporte oferecido, listagem de franqueados e ex-franqueados, entre outros. Ainda no processo de expansão, o franqueado recebe o direito de poder explorar os recursos e estruturas da marca em sua unidade.
Quais são os modelos de franquias
Conheça alguns dos tipos de contratos existentes em franquias, além de modelos e formatos de negócios.
Alguns dos contratos de franquias que podem ser estabelecidos são: franquia unitária, master franquia, franquia de desenvolvimento de área. Há ainda diferentes formatos e modelos como micro franquia, shop in shop, de conversão, combinada e social. Confira um breve resumo sobre eles na sequência.
Franquia unitária
O franqueador assina o contrato de franquia com um franqueado para atuar em uma determinada região com o modelo de negócio que foi estruturado para a expansão com franquias.
Via de regra o franqueador também aprova o ponto para a instalação dessa unidade. O franqueado tem o direito de receber suporte da franqueadora para a operação e gestão do negócio enquanto durar a relação contratual com a marca.
Master Franquia
Master franquia é quando o franqueador concede o direito a um franqueado master de explorar a marca em determinada região, com o direito de subfranquear a franquia explorando ainda mais o potencial da região. O Master Franqueado é o responsável por selecionar e dar o suporte aos franqueados dessa região e, por consequência, recebe também um percentual do valor dos royalties e taxas do sistema.
Franquia de desenvolvimento de área
Nesse modelo de contrato de franquia, a franqueadora concede o direito a um franqueado para ele desenvolver uma determinada região, sem direito de subfranquear, porém cabe a ele prospectar e selecionar novos franqueados nesse região, e os contratos com esses franqueados são assinados diretamente com franqueadora.
Nesse modelo o franqueado desenvolvedor de área é remunerado com parte da taxa inicial de franquia pelo serviço de seleção de franqueado que realiza e um percentual dos royalties pelo suporte prestado aos franqueado da região sob seu comando.
E um fato interessante sobre o franchising é que o setor permite a inovação nos modelos e formatos de negócios. Assim, as marcas conseguem atrair diferentes tipos de investidores, com diferentes pefis de investimento. A inovação constante é uma das premissas para as marcas que desejam se manter relevantes no mercado.
Microfranquia
A microfranquia tem como sua característica investimentos de até R$ 105 mil.
No entanto, exige assim como uma franquia de maior porte, dedicação do franqueado à operação. Muitas vezes, na microfranquia, o franqueado acumula todas as funções ligadas à operação, gestão e vendas da unidade que opera. Para a franqueadora, é uma forma de criar um modelo de menor investimento e capaz de atrair mais investidores.
Shop in shop
A franquia shop in shop é um modelo em que a franquia pode ser implantada dentro de operações já estabelecidas como lojas, universidades, supermercados. A unidade acaba se beneficiando do fluxo do público que já frequenta o local para gerar receita.
Franquia de conversão
A franquia de conversão acontece quando uma operação geralmente de uma marca independente “se converte” para a marca do franqueador. Ela passa a atuar com a marca do franqueador e a utilizar todo a padrão estabelecido para a franquia além de seguir as regras do negócio e assina um contrato de franquia.
Franquia combinada
Nessa franquia o empresário aproveita o espaço de um único ponto comercial para explorar duas ou mais marcas franqueadas de sua propriedade ou de marcas parceiras.
Franquia social
A franquia social tem como característica a de se beneficiar de todo o modelo do franchising, suas técnicas e legislação para expandir projetos sociais.
Benefícios da expansão de franquias
A expansão de franquias apresenta diversos benefícios, como aumento na velocidade de crescimento da empresa, menores riscos para a marca e para o franqueado, sem investimento em implantação das unidades franqueadas para o dono da marca, cooperação da rede para inovação e renovação dos negócios, estruturação do crescimento, entre outros benefícos.
Abaixo, explicamos melhor os mais relevantes desses benefícios, sem que os demais sejam menos importantes. Acompanhe!
Aumento na velocidade de expansão
A expansão de um negócio acontece muito mais rápido com as franquias, o que dá a condição para a marca ocupar mercados não explorados e criar barreiras para a concorrência, além da capilaridade e o aumento do valor da marca.
Eliminação de riscos
Como o franqueado é quem faz o investimento para a implantação e instalação física das novas unidades e atuará seguindo padrões e regras definidas pela franqueadora recebendo todo o suporte da franqueadora para operar bem o negócio, os riscos são menores para a marca como também para o investimento do franqueado.
A seleção do franqueado é um ponto importante para reduzir o risco de uma unidade franqueada não dar resultado ou vir a fechar, como também o quanto ele será preparado para a gestão e operação do negócio.
Ter capital suficiente para investir e suportar o negócio até que gere caixa positivo também é outro fator de eliminação de riscos no sistema de franquia.
Como realizar um plano de expansão de franquias
Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a entender como é feito, na prática, um plano para expandir com franquias.
Faça um plano de expansão que é viável financeiramente
Expandir com franquias exige um planejamento consistente e uma avaliação do quanto a empresa está preparada e em que áreas vai precisar se estruturar melhor para suportar um plano de expansão.
A viabilidade financeira do negócio que será replicado e da franqueadora, são dois pontos fundamentais. Sem geração de resultado para as partes, franqueador e franqueado, não tem modelo de franquias que se sustenta.
No Grupo BITTENCOURT esse planejamento é feito por uma equipe multidisciplinar que analisa com muita profundidade como a empresa pode expandir com franquias e sustentar esse crescimento de forma segura para a marca e para o empreendedor que vai investir no negócio.
O plano de expansão determina em que mercado a empresa pode atuar com franquias, quantas unidades vai abrir em um determinado período de tempo. Para isso a BITTENCOURT utiliza ferramentas de mercado para levantar o potencial de consumo dos produtos ou serviços da marca franqueadora nos mais de 5.000 municípios brasileiros, além de outros indicadores que complementam as informações dos mercados e que vão embasar a definição do plano de expansão.
Conheça os instrumentos jurídicos necessários para a expansão de franquia
O sistema de franquias é regulamentado pela Lei 13.966/19, que define algumas obrigações para o franqueador quando da aplicação do sistema de franquias para a expansão de sua marca.
O conjunto dessas obrigações tem o objetivo de que a franqueadora exponha as características e as obrigações do modelo de negócio que pretende franquear para os futuros candidatos, antes que estes façam qualquer investimento na marca.
O Grupo BITTENCOURT conta com um corpo de advogados especializados no sistema de franquias para a elaboração desses instrumentos e para prestar toda a assessoria ao franqueador para que seus contratos tragam segurança para a marca e para o franqueado.
Aperfeiçoe a sua capacidade de transmissão de know-how
Uma forte característica da expansão de franquias é a padronização das unidades de uma rede, o que faz com que o atendimento e a qualidade dos produtos e serviços seja a mesma em todas as unidades instaladas, independentemente da região em que estão localizadas.
A “mágica” para que a empresa replique esse modelo de sucesso para muitos mercados está na capacidade que terá de transferir know how para os franqueados da rede, por meio de treinamentos constantes para os franqueados e seu time em todas as áreas de uma unidade franqueada como: operação, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, elaboração de produtos etc.
O Grupo BITTENCOURT tem uma área especializada para ajudar os franqueadores na estruturação e definição dos programas de capacitação para os franqueados, além de toda formação para a equipe da franqueadora, com objetivo de que a expansão com franquias seja um sucesso e que os franqueados se remunerem e a franqueadora também.
Então, invista no desenvolvimento e repasse do know-how em seu plano de expandir franquias.
Conte com bons canais de comunicação para franqueados
Uma boa comunicação, clara e assertiva, é a chave para fazer a sua gestão de rede de franquias ter sucesso, sem atritos e colaborativa.
A franqueadora deve estruturar os canais de comunicação com a rede para as diversas necessidades da rede. O importante é que os franqueados tenham respostas e suas dúvidas sejam resolvidas e as necessidades atendidas no tempo ideal. E essa boa comunicação é uma via de mão dupla, ou seja, precisa acontecer tanto por parte do franqueador, como por parte do franqueado, e envolver todos que de alguma forma participam da rede, como os colaboradores e fornecedores, para que a colaboração aconteça entre todos.
O Grupo BITTENCOURT ajuda a franqueadora a estruturar esses canais bem como formalizar os processos para que ela aconteça de forma fluida e sem atritos, no processo de expansão com franquias.
Capacite constantemente os franqueados
Um dos principais pontos da expansão de franquias é manter o padrão da marca. E para isso, a capacitação constante dos franqueados é fundamental.
Essa capacitação pode ser presencial e imersiva, como pode ser repassado através de um manual em que o franqueado poderá recorrer sempre que precisar.
Incentive seus franqueados a estudarem seus mercados de atuação
Incentivar os seus franqueados a estudar o mercado de atuação em que a franquia está inserida é ótimo para que eles consigam analisar melhor a concorrência e entender com mais profundidade o público-alvo da franquia.
Isso não só traz benefícios para a hora do atendimento, como também pode auxiliar o time de Marketing a criar campanhas mais segmentadas.
Acompanhe o bem-estar das unidades da rede
Acompanhar o bem-estar das unidades da rede é mandatório para as empresas que fazem a expansão com franquias.
Uma rede saudável é o que vai fazer a marca continuar crescendo e se sustentar no mercado. Além de capacitar os franqueados e seu time, com programas que melhorem a sua performance, a franqueadora devem acompanhar de perto os resultados financeiros dessas unidades e, se necessário, estruturar planos de recuperação a partir do primeiro sinal de problemas para que a expansão com franquias seja um sucesso.
No Grupo BITTENCOURT temos programas voltados para os consultores de campo e para os Gerentes de franquias além de ferramentas para fazer esse acompanhamento.
E aí, gostou do conteúdo? Entre em contato com a gente e saiba mais sobre expansão com franquias!
Conclusão
Neste artigo, explicamos que a expansão de franquias trata-se de dar aos investidores a concessão do direito de replicarem a sua marca.
Os benefícios dessa prática envolvem o aumento na velocidade de expansão de negócios, mitigação de riscos e mais facilidade na supervisão das operações.
E mostramos que para que isto aconteça na prática, você precisa realizar um plano para expandir a sua franquia. E para dar início a esse plano, basta seguir as dicas que passamos, que vão desde fazer um plano viável financeiramente até aperfeiçoar a sua capacidade de transmissão de know-how!
Quer mais dicas para fazer a sua empresa crescer? Então venha conferir nosso artigo especial sobre esse tema clicando aqui.