QUER CRESCER E SUSTENTAR O NEGÓCIO?
Cuide da base, da estrutura e dos pilares que vão levar seu negócio ao crescimento sustentável.
Não é novidade para o meio empresarial o que faz os negócios prosperarem e terem sucesso, o que talvez não esteja tão claro é que para alcançar esse sucessos existe alguns pilares que são importantes e devem ser preservados ao longo da jornada da empresa.
Até o século XX os clássicos de administração traziam a teoria de que para ter sucesso as empresas precisavam se sustentar em três pilares, estrutura organizacional, processos e pessoas, o que continua sendo uma verdade, porém a partir do século XXI, com o avanço da tecnologia e a transformação digital que vem acelerando o processo de evolução das empresas e mudando comportamentos, usos e costumes dos consumidores, esses pilares precisaram ser reforçados.
As teorias ligadas aos temas de planejamento, estratégia, processos e pessoas, sempre estiveram à disposição dos empresários e também sempre foram aplicadas de acordo com o estágio de desenvolvimento de cada empresa e no nível de entendimento e perfil do líder à frente dessa organização, cada uma no seu tempo – geralmente ao longo de alguns anos em um processo de erros e acertos constantes, circunstâncias estas que nos dias de hoje não se sustentam, o tempo não para e a velocidade com que tudo está acontecendo é devastadora. A empresa que não consegue acompanhar ou sair de sua zona de conforto para realizar transformações significativas e adequadas ao novo momento, vão perder relevância e parar de crescer.
A grande indagação que sempre faço é, como crescer e se sustentar nesse mundo tão competitivo e volátil se a base de sustentação da empresa é frágil? Quando cito que no século XXI os pilares precisaram ser reforçados, estou me referindo a um grupo de novas ações, estratégias e atributos que deixaram de ser só teoria e começaram a ser aplicadas na prática e no dia a dia das corporações. Estrutura Organizacional ganha o reforço da Estratégia e Governança, esses três fatores não podem ser tratados de forma isolada. A estrutura organizacional deve estar alinhada com as estratégias de crescimento da empresa e as práticas de governança é o que vai dar condições e segurança para que ela seja implementada e traga os resultados projetados.
O outro pilar, os processos, há muito ele recebeu a companhia das tecnologias digitais e estamos nos referindo ao big data, a inteligência artificial, machine learning, e outras tantas, o que permite as empresas terem as informações que precisam em tempo real, tanto do mercado onde atua no Brasil e no s mundo, do seu consumidor e de toda a cadeia em volta de seus negócios e com isso tomar as melhores decisões. A partir do conhecimento gerado por dados, pode evoluir para a geração de novos negócios e escalar. O que quero dizer que os processos ganharam agilidade com o digital, porém precisam ser bem definidos. O resultado é uma melhor gestão do negócio e ganhos de produtividade e a condição de inovar permanentemente.
O pilar pessoas, esse sim, está mais completo como sempre mereceu, ganhou reforço da cultura organizacional e do propósito, se estes dois pontos não estiverem definidos e disseminados na organização as pessoas podem não gerar os resultados de que são capazes com as competências que tem. Por outro lado, o perfil dos executivos devem ser aderentes à cultura e ao propósito existente, essa relação nunca foi tão questionada, estudada e demandada, como nos dias de hoje. Tanto a cultura como o propósito são como a alma da organização, sem elas a empresa pode não fazer sentido na vida das pessoas, dos clientes, dos colaboradores e demais stakeholders. Não tem estratégia, estrutura, governança, processos e tecnologias, que resistam se as pessoas não estiverem engajadas e seguras de que fazem parte de algo maior e mais significativo para suas vidas.
Muitas vezes as empresas enfrentam grandes desafios e dificuldades de gestão, perdem dinheiro, não retém talentos e não conseguem identificar as causas com precisão, investem nas melhores tecnologias sem muito resultado e o problema pode estar nos pontos colocados aqui, porque eles representam a estrutura, os pilares, e se não estiverem alicerçados, como a própria definição das palavras, tudo que estiver atrelado a elas pode ruir a qualquer tempestade, é frágil.
Há 36 anos o Grupo BITTENCOURT, ajuda empresas no seu processo de organização com o objetivo de que cresçam de forma saudável e perene, e nossa metodologia é pautada nos pilares que foram citados neste artigo, porque não acreditamos em expansão de negócios, se a empresa não tiver estruturada para suportar essa expansão.
Se quiser saber mais a respeito solicite uma apresentação exclusiva para os líderes de sua empresa.
CLAUDIA BITTENCOURT, Sócia Fundadora e Presidente do Conselho Consultivo do Grupo Bittencourt, Mentora e Conselheira nas áreas de Desenvolvimento Organizacional com foco nas empresas Franqueadoras e Familiares; Embaixadora Certificada do Capitalismo Consciente no Brasil.

Sobre o Grupo BITTENCOURT
Há 36 anos no mercado, o Grupo BITTENCOURT, consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias, tornou-se referência na ressignificação de negócios em diversos canais. Com operações no Brasil e também na Europa, a empresa oferece soluções que vão desde desenvolvimento de novos conceitos de negócios até a gestão completa de uma rede. Além disso, a empresa investe em programas educacionais com especialistas C-Level de diferentes nacionalidades para colaborar com o desenvolvimento dos profissionais brasileiros. Arezzo, Reserva, Vivo, Danone, Todeschini, Adcos, Dunkin Donuts, Coca Cola, Google, Samsonite, Porto Seguro, Adidas e Heliar são alguns players de peso que tiveram seus negócios impactados pelo trabalho da consultoria. Site: https://bittencourtconsultoria.com.br/