Como fazer a sua empresa crescer

Como fazer a sua empresa crescer

QUER CRESCER E SUSTENTAR O NEGÓCIO?

Cuide da base, da estrutura e dos pilares que vão levar seu negócio ao crescimento sustentável.

Não é novidade para o meio empresarial o que faz os negócios prosperarem e terem  sucesso, o que talvez não esteja tão claro é que para alcançar esse sucessos existe alguns pilares que são importantes e  devem ser  preservados ao longo da jornada da empresa.

Até o século XX os clássicos de administração traziam a teoria de que para ter sucesso as empresas precisavam se sustentar em três pilares, estrutura organizacional, processos e pessoas, o que continua sendo uma verdade, porém a partir do século XXI, com o avanço da tecnologia e a transformação digital  que vem acelerando   o processo de evolução das empresas e mudando  comportamentos, usos e costumes dos consumidores, esses pilares precisaram ser reforçados.

As teorias ligadas aos temas  de planejamento, estratégia, processos e pessoas, sempre estiveram à disposição dos empresários e também sempre foram  aplicadas  de acordo com o  estágio de desenvolvimento de cada empresa e no nível de entendimento e  perfil do líder à frente dessa organização, cada uma no seu tempo – geralmente ao longo de alguns anos em um processo de erros e acertos constantes, circunstâncias estas que nos dias de hoje não se sustentam,  o tempo não para e a velocidade com que tudo está acontecendo é devastadora. A empresa que não consegue acompanhar ou sair de sua zona de conforto para realizar transformações significativas e adequadas ao novo momento, vão perder  relevância e parar de crescer.

A grande indagação que sempre faço é,  como crescer e se sustentar nesse mundo  tão competitivo e volátil se a base de sustentação da empresa é frágil? Quando cito que no século XXI os pilares precisaram  ser reforçados, estou me referindo a um grupo de novas ações, estratégias e atributos que deixaram de ser só  teoria e começaram a ser aplicadas na prática e no dia a dia das corporações. Estrutura Organizacional ganha o reforço da Estratégia e Governança, esses três fatores não podem ser tratados de forma isolada. A estrutura organizacional deve estar alinhada com as estratégias de crescimento da empresa e as práticas de  governança é o que vai dar condições e segurança para que ela seja implementada e traga os resultados projetados. 

O outro pilar, os processos, há muito ele recebeu a companhia das tecnologias digitais e estamos nos referindo ao big data, a inteligência artificial, machine learning, e outras tantas, o que permite as empresas terem as informações que precisam em tempo real, tanto do mercado onde atua no Brasil e no s mundo,  do seu consumidor e de toda a cadeia em volta de seus negócios e com isso tomar as melhores decisões. A partir do conhecimento gerado por  dados,  pode evoluir para a geração de novos negócios e  escalar. O que quero dizer que os processos ganharam agilidade com o digital, porém precisam ser  bem definidos. O resultado é   uma  melhor gestão do negócio e ganhos de  produtividade e a condição de inovar permanentemente.

O pilar pessoas, esse sim, está mais completo como sempre mereceu, ganhou reforço da cultura organizacional e do propósito, se estes dois pontos  não estiverem definidos e disseminados na organização as pessoas podem não gerar os resultados de que são capazes com as competências que tem. Por outro lado,  o perfil dos executivos devem ser aderentes à cultura e ao propósito existente, essa relação  nunca foi tão questionada, estudada e demandada,   como nos dias de hoje.  Tanto a cultura como o propósito são como a alma da organização, sem elas a empresa pode não fazer sentido na vida das pessoas, dos clientes, dos colaboradores e demais stakeholders.  Não tem estratégia, estrutura, governança, processos e tecnologias, que resistam se  as pessoas não estiverem engajadas e seguras de que fazem  parte de algo maior e mais significativo para suas vidas.

Muitas vezes as empresas enfrentam grandes desafios e dificuldades de gestão, perdem dinheiro, não retém talentos e não conseguem identificar as causas com precisão, investem nas melhores tecnologias sem muito resultado e o problema pode estar nos  pontos colocados aqui, porque eles representam a estrutura, os pilares, e se não estiverem alicerçados, como a  própria definição das  palavras, tudo que estiver atrelado a elas  pode ruir a qualquer tempestade, é frágil.

Há 36 anos o Grupo BITTENCOURT, ajuda empresas no seu processo de organização com o objetivo de que cresçam de forma  saudável e perene,  e nossa metodologia é pautada nos pilares que foram citados  neste artigo, porque não acreditamos em expansão de negócios, se a empresa não tiver estruturada para suportar essa expansão.

Se quiser saber mais a respeito solicite uma apresentação exclusiva para os líderes de sua empresa.

CLAUDIA BITTENCOURT, Sócia Fundadora e Presidente do Conselho Consultivo do Grupo Bittencourt, Mentora e Conselheira nas áreas de Desenvolvimento Organizacional com foco nas  empresas Franqueadoras e Familiares; Embaixadora Certificada do Capitalismo Consciente no Brasil.

Atualize-se

Fale conosco!

Recentes