Como franquear minha empresa? Saiba o passo a passo

Como franquear minha empresa? Saiba o passo a passo

Quando uma empresa deseja se tornar uma franquia, deve entender que um percurso longo e cheio de detalhes deve ser seguido. Quem pesquisa como franquear minha empresa, precisa primeiro compreender quais são as etapas cruciais para criar uma rede e como avaliar isso.

Primeiro, é necessário adotar os melhores instrumentos, olhar na direção correta e saber como se planejar bem. Dessa forma, é possível obter retorno sobre os investimentos e aumentar as chances de sucesso.

Saiba mais sobre esse assunto com nosso conteúdo.

O que é uma franquia?

Um sistema de franquia é um modelo de negócios em que um franqueador (o detentor de uma marca) concede o direito de usar sua marca, produtos, serviços e sistemas operacionais a um franqueado (um empresário independente) em troca de uma taxa inicial e royalties contínuos.

O franqueado opera um negócio usando os métodos e sistemas comprovados do franqueador, ao mesmo tempo em que adere a certos padrões e diretrizes estabelecidos pelo franqueador. Esse modelo de negócio fornece ao franqueado uma marca reconhecida e processos operacionais bem definidos, enquanto o franqueador se beneficia da expansão de sua marca e do investimento do franqueado no negócio.

É uma estratégia de negócios que vemos em vários setores, de alimentação à saúde. Grandes empresas multinacionais investem bastante nesse tipo de abordagem, inclusive, para ingressar em mercados de outros países.

Um dos grandes benefícios do franchising é a não caracterização de vínculo empregatício entre franqueado e franqueador – fato inclusive previsto em lei.

A relação é baseada em um contrato específico e prevê o pagamento de algumas taxas para os franqueadores, como a taxa de propaganda, os royalties e a taxa de franquia.

As marcas também têm alguns deveres, como a prestação de suporte, o treinamento constante, em alguns casos o abastecimento, bem como a transparência com relação à parceria.

As redes de franquia constituem uma forma rápida e eficiente de escalar um negócio. Contudo, não são a única forma. Por isso, antes que uma empresa invista nesse modelo, ela precisa avaliar a viabilidade, bem como seguir uma série de etapas.

É isso que é preciso ter em mente quando você se pergunta como franquear minha empresa. As etapas incluem fatores que desenvolvemos no próximo tópico.

O Que E Uma Franquia

Como franquear uma empresa?

Uma vez que já introduzimos o assunto, vamos avançar para responder a questão de como franquear uma empresa. Saiba mais.

Faça uma análise da franqueabilidade

O estudo de franqueabilidade vai levantar a capacidade de um negócio dar certo em uma estratégia de franquias. 

Ou seja, visa entender o potencial dos mercados-alvo, a possibilidade de lucro para as unidades franqueadas e para a marca franqueadora, o potencial de crescimento e tempo para conseguir um retorno, além de fazer as projeções financeiras que respondem pontos como: potencial de ganho do franqueado, potencial de ganho da franqueadora, prazo de retorno do investimento, valor das taxas comportado pelo modelo, investimento inicial entre outros.

Tudo isso deve ser avaliado antes de uma decisão. A organização saberá se realmente vale a pena prosseguir com a ideia ou se é melhor buscar outra forma de expansão.

Analise a viabilidade financeira

A viabilidade econômica busca projetar a sustentabilidade financeira daquele projeto, de modo a garantir se é uma boa oportunidade ou não. Nesse sentido, permite entender se os custos serão altos demais, se o retorno vai ser interessante para ambas as partes, bem como o potencial de competitividade daquela região explorada.

Essa análise faz parte do estudo de franqueabilidade, como mencionado acima.

Contratos e formalização da relação

Sendo positiva a análise e o projeto sendo considerado viável é hora de começar a formalizar toda a documentação e contratos que  que atendem à lei de franquias.Isso inclui a Circular Oferta de Franquia, o pré-contrato e contrato de franquia que são os documentos que formalizam a relação contratual entre as partes.

Essa parte do processo de franqueabilidade deve ser realizada por advogado especialista em franchising para que ele garanta a segurança e proteção da marca e das partes envolvidas na relação de franquias.

Planejamento Como Franquear Minha Empreesa

Processos padronizados

Para entender como franquear uma empresa, é preciso saber a importância de padronizar os processos, torná-los consistentes e replicáveis. 

Afinal, isso pode significar o sucesso ou insucesso de um franqueado na rede. Ele precisa ter acesso à fórmula de sucesso da franqueadora e conhecer tudo que precisa fazer para operar a unidade de forma adequada.

É preciso organizar e desenhar os processos e garantir que estejam acessíveis aos franqueados. Durante essa parte do estudo, é possível também identificar os pontos importantes de mudança.

Recomendamos que leia também sobre compliance.

Crie os manuais

Outro fator de extrema importância são os manuais. Uma franquia deve contar com diversos manuais que ajudam a esclarecer como as operações serão executadas, bem como as normas da rede.

  • o manual de operação deve guiar o franqueado em como operar o negócio no dia a dia;
  • o manual de implantação vai mostrar os passos no processo de  implementação da franquia – ou seja desde a assinatura do contrato até a abertura da unidade;
  • o manual de marketing vai guiar o franqueado no processo de divulgação da marca de forma correta, além de dar opções de ações de marketing local para que o franqueado faça a divulgação do seu negócio seguindo as normas da franqueadora;
  • e o manual de administração e controle ajuda no controle do orçamento e das contas da unidade.
  • Oferecemos um serviço completo de manual de franquias, saiba mais!

Treinamentos

Também vale ressaltar a necessidade de treinamentos constantes e sólidos para ajudar os franqueados. Nessas sessões, a franqueadora  ajuda as unidades a entender como realizar as operações, como cuidar da administração e como conseguir os objetivos com a franquia, por exemplo.

Marketing e comunicação unificados

A marca deve definir muito bem o seu branding e sua forma de apresentação. Com o marketing bem estruturado, é possível transmitir isso aos franqueados e garantir um posicionamento consistente.

No entanto, a franquia precisa também de um esclarecimento acerca de como deve ser a responsabilidade dos franqueados e até onde eles podem ir nas abordagens próprias de marketing.

Entenda como o Grupo BITTENCOURT pode te ajudar na gestão e implantação de uma rede de franquias!

Conclusão

Afinal, como franquear minha empresa? Como vimos, a resposta inclui uma série de etapas e estratégias. É preciso estudar a viabilidade e a franqueabilidade do negócio, entender bem como fazer os treinamentos, planejar os objetivos e a implantação, entre outros pontos.

Com a observância dos pontos cruciais, a empresa franqueadora tem a oportunidade de garantir o retorno esperado e estimular o crescimento da rede de forma consistente. Sobretudo, é fundamental ter o apoio de uma consultoria especializada e com expertise no mercado de franquias para te apoiar nesse processo.

O Grupo BITTENCOURT é especialista no mercado de franquias, com mais de 3 décadas de mercado, e já apoiou milhares de empresas a ingressar no sistema. Seu processo de formatação inclui todas as etapas citadas nesse artigo e muito mais.