Manuais da Franquia

O que é

O Franchising é caracterizado pela transferência do know-how da franqueadora na condução do negócio para o franqueado que vai operar a unidade e isso acontece por meio dos manuais da franquia. Os manuais da franquia são entregues na assinatura do contrato e devem estar “vivos”, ou seja, atualizados e com o passo-a-passo para a condução do negócio.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre isso:

Como Fazemos

Muito além do que apenas descrever os processos da empresa no manual de franquia, modelo para réplica às unidades franqueadas, o processo de elaboração dos manuais de franquia envolve um repensar estratégico da empresa e de seu know-how para a rede.

Quando parte do processo de formatação de franquia do Grupo BITTENCOURT, a etapa de construção dos manuais de franquia por meio da formalização dos processos, parte do exercício estratégico de (re)pensar o know-how da empresa, ou seja, o DNA a ser replicado, seus diferenciais e responsabilidades de cada profissional envolvido no negócio.

Trata-se de um trabalho prévio com vistas à replicação do modelo de franquia e isso pode significar alguns ajustes. O processo leva em conta algumas etapas:

 

  • Imersão nas operações existentes
  • Mapeamento dos processos
  • Desenho dos processos
  • Estruturação dos processos em manuais de forma didática
  • Diagramação e entrega

A confecção dos manuais da franquia exige equipe capacitada e especializada em mapeamento e desenho de processos operacionais.

Por quê

Os manuais de franquia, de uma forma geral, contém a propriedade intelectual do franqueador e são cedidos aos franqueados para uso durante a vigência do contrato de franquia.  Os manuais de franquia devem traduzir a filosofia da empresa, seus valores, políticas e procedimentos da marca, práticas administrativas, de marketing, de gestão das equipes… enfim, de como replicar eficazmente o modelo de franquias do franqueador e o conceito da marca.

 

O manual da franquia é o que documenta o modelo de negócios que será replicado pelo franqueado. Ele tangibiliza a relação de franquia e, se bem estruturado, não vai permitir que o franqueado tenha surpresas que não saiba lidar na operação. Isso acontece porque entre outras funções que desempenha, ele é a principal fonte de pesquisa e de capacitação dos franqueados da rede.

 

É o manual de franquia que vai permitir que o franqueado, após o treinamento inicial, consiga continuar operando dentro dos padrões da rede ao longo do tempo.

RESULTADOS ALCANÇADOS

O sucesso/insucesso de algumas redes está atrelado a maneira como estudam e estruturam seus negócios antes de optar pela expansão via franchising. Os manuais de franquia desenvolvidos pelo Grupo BITTENCOURT retratam o dia-a-dia da operação, sem colocar em risco o conceito do negócio na sua essência e a imagem da marca.

São materiais funcionais, com conteúdo realmente relevante, com fluxos bem desenhados e com linguagem objetiva. Desta forma os manuais de franquia se tornam um material de consulta constante, pois a leitura é agradável e bem estruturada.

Conheça todos os nossos Serviços