Implantação da cultura de melhoria contínua | Programa de Excelência

O que é

A qualidade da gestão praticada pelas redes de franquias tem sido um dos pontos mais pesquisados e questionados pelos empreendedores antes da decisão de investimento em uma franquia de determinada marca. O modelo e a excelência da gestão são os principais aspectos que determinam o sucesso das redes de negócios.

 

O programa de excelência tem por objetivo disseminar a cultura de melhoria contínua e comprometimento com resultados. Abrange toda a rede com ações específicas para cada nível (gestora, parceiro / franqueado, colaboradores, etc), promovendo benefícios, gerando interatividade e cooperação.

Como Fazemos

O empresário tem todo o know how de operação do negócio em relação à compra, fabricação e venda de produtos mas pode lhe faltar o conhecimento de quais processos devem ser implantados para gerenciar as atividades da empresa como um todo, com uma visão holística, de forma a manter o controle do negócio e gerar bons resultados.

 

É nesse ponto que o Grupo BITTENCOURT passa a atuar, com a estruturação da franqueadora, com pessoas capacitadas e processos para acompanhar, monitorar e incrementar resultados nas unidades franqueadas.

 

Muitas vezes esse processo passa pela estruturação de um programa de excelência, que visa a transparência nos resultados das unidades e principalmente a disseminação da cultura de melhoria contínua. Com a estruturação do programa, cada franqueado entende onde está e onde pode chegar.

O processo passa pela definição dos objetivos do programa,  desenvolvimento do regulamento, definição das métricas e KPIs a serem medidos, criação de todo o sistema de avaliação das unidades – que pode ser desde o cumprimento do padrões até o atingimento de resultados – implementação de um piloto com algumas unidades selecionadas e enfim, o rollout para todas as unidades da rede.

Por quê

Por mais que o franqueado pesquise sobre a qualidade do suporte e dos serviços prestados pela franqueadora à rede e como é a gestão praticada pela franqueadora, ele só tem condições de avaliar de fato estes aspectos a partir do momento em que inicia a operação de sua unidade.

No primeiro momento, este ponto é pouco tangível, no entanto, cabe ao franqueador não descuidar do monitoramento freqüente das novas unidades, e, desde o primeiro momento deixar claro as regras e os indicadores que serão medidos, assim, as expectativas ficam alinhadas e ele sabe onde pode chegar com a operação do negócio.

Uma gestão eficaz com foco em performance e com o apoio de um programa de excelência, acaba por promover também o engajamento da rede como um todo. Estimulando a busca por resultados de cada unidade, o programa acaba por potencializar o resultado da rede como um todo.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Uma rede engajada, com metas e objetivos claros, com uma cultura de melhoria contínua implantada e transparência na gestão.

Conheça todos os nossos Serviços