Formatação de Franquias

O que é Formatação de Franquias

Fazer sua empresa virar um modelo que pode ser replicado é um grande passo e, ao mesmo tempo, um desafio complexo e que necessita de ajuda especializada. Para isso, existe o que chamamos de “Formatação de Franquias”, processo que exige uma série de estudos para que as etapas de expansão de negócios via franchising sejam realmente bem-sucedidas.
O processo de formatação de franquias é realizado a partir do estudo das características do que se propõe a ser replicado, pretendendo se chegar a um modelo de sucesso para o franqueado e ganho em escala para a franqueadora.
Confira alguns passos importantes a serem seguidos por quem quer realizar esse processo:

  • Procure um especialista ou empresa especializada em formatação;
  • Siga as orientações dessa empresa ou especialista, uma vez que a formatação demanda investimento de tempo para o desenvolvimento dos processos que vão fazer os diferenciais de sua franquia;
  • Tenha uma base jurídica e procure entender os conceitos e leis básicas que regem o franchising no Brasil para que não seja pego de surpresa antes, durante ou depois de franquear a sua empresa (geralmente, as empresas especializadas possuem ou indicam esse respaldo jurídico);
  • Foque, junto com a empresa/especialista que contratou, em bons manuais para os franqueados, eles serão a garantia de que sua franquia será replicada o mais próximo do que você deseja;

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o tema:

Como Fazemos Formatação de Franquias

Tudo começa com um Plano Estratégico de Expansão que contempla diversas etapas e no qual serão analisadas as estratégias que melhor se aplicam ao modelo, ao perfil e ao tamanho da sua empresa. Veja alguns exemplos:

  • Uma marca consolidada;
  • Processos padronizados;
  • Infraestrutura operacional e tecnológica;
  • Recursos humanos capacitados
  • Potencial para expandir por meio de franquias;

Estudos de Viabilidade e Franqueabilidade de Franquias

Uma das etapas mais importantes do processo de formatação de franquias é um estudo completo sobre a viabilidade econômica e financeira da empresa e que deve ser desenvolvido para embasar tecnicamente o empresário sobre o futuro a curto, médio e longo prazo, que contempla:

  • Estudo de Franqueabilidade que analisa a viabilidade da aplicação do sistema de franquias para a expansão da marca e distribuição dos produtos.
 
  • Estudo amplo que avalia o potencial dos mercados alvo e a rentabilidade do negócio para os futuros franqueados e para a franqueadora.
 
  • Verificação por meio de análises complexas qual o potencial de lucratividade do negócio, tempo de retorno do investimento, capacidade financeira que será exigida do franqueado.
 
  • Viabilidade do ponto de vista financeiro tanto da franqueadora quanto do franqueado.

Mapeamento dos Mercados Potenciais e Plano de Expansão de Franquias

A expansão em si também leva em conta diversos fatores, que devem convergir para um Plano de Expansão de franquias em que são levantados por meio de ferramentas mercadológicas os municípios com melhor potencial para expansão do negócio.

É feito um cruzamento do perfil do negócio com o perfil da região e consumo da população. De acordo com as particularidades, outros fatores são levados em consideração para levantar o potencial para implantar franquias nas diversas regiões do País.

Importante levar em conta também:

  • Começar o processo de expansão em regiões próximas à sede da franqueadora, dessa forma, o suporte às unidades franqueadas se torna mais rápido e menos custoso;
 
  • Dar suporte rápido à unidade franqueada é fundamental para que ela comece operando dentro do padrão desejado;
 
  • Traçar objetivos claros de projeções para cada unidade franqueada;

Elaboração dos Instrumentos Jurídicos para a Formatação de Franquias

A parte Elaboração dos instrumentos jurídicos necessários para a formalização da relação do franqueador com o franqueado, tudo de acordo com a Lei 13966 (nova lei do sistema de franquias promulgada em dezembro de 2019) que regulamenta o sistema de franquias no Brasil.

A elaboração dos instrumentos jurídicos é uma etapa fundamental e que precisa ser feita por advogado especialista no setor, devido a sua importância em todo o processo de formatação de franquias. São nesses documentos que são formalizadas as relações no franchising e delimitação das responsabilidades entre as partes.

O novo texto legal reforça as principais características do Franchising, que são:

  • Liberdade contratual, transparência e o equilíbrio da relação por meio da Circular de Oferta de Franquia antecipada à assinatura de qualquer documento e pagamento de qualquer valor;
 
  • Manter a previsibilidade na constituição da relação entre Franqueado e Franqueador.
 
  • Torna mais sólida a segurança do sistema, afastando a utilização do Código de Defesa do Consumidor, excluindo literalmente a hipossuficiência entre as partes, e afasta a responsabilidade do Franqueador em face dos empregados do Franqueado;
 

Foram acrescentadas questões já consideradas nas “Boas Práticas de Franchising”, de modo que, Instrumentos Jurídicos pautados em transparência e boa-fé sofreram poucos ajustes, visto que a Lei somente veio ratificar os entendimentos já praticados.

A Lei 13.966 revoga a Lei 8.955/94, e passou a vigorar no final de março de 2020, após 90 dias da sanção presidencial. Para que haja um claro entendimento do que foi modificado, elaboramos um paralelo entre a lei que foi revogada e o novo marco legal.

Quer saber mais e acessar esse documento? Clique aqui:

Mapeamento dos Processos e Manuais de Operação e Gestão para Franquias

O franqueado ao entrar numa rede de franquia espera receber instrumentos e ferramentas que o ajudarão na gestão. Os manuais da franquia têm essa função, além de tangibilizar a transferência de know-how que é responsabilidade do franqueador. Além dos manuais que são entregues ao franqueado que contemplam:

• Manual de Operação: Que ensina ao franqueado a operação desde a abertura da unidade até o fechamento;

• Manual de Marketing e Relacionamento: Que apoia na definição dos padrões da marca e sua aplicação além de direcionar a estruturação do marketing local para geração de negócios para a unidade;

• Manual de Administração e Finanças: Que dá todas as ferramentas necessárias para que o franqueado não erre na gestão financeira;

• Manual de Atendimento e Vendas: Que ensina ao franqueado e equipe os padrões de atendimento e relacionamento com os clientes para manutenção dos padrões da marca;

• Manual de Implantação: Que apoia em todas as etapas pré-inauguração da franquia;

• E, não menos importante, o Manual da Franqueadora – que vai dar todas as diretrizes para a equipe da franqueadora se organizar e prestar o suporte necessário à rede.

Definição do Perfil do Franqueado Ideal

Fundamental para o início da expansão é a definição do perfil do franqueado ideal para operar o negócio, ferramentas com fundamentos científicos são utilizadas para que o franqueador tenha em sua rede franqueados comprometidos e geradores de resultados.
Os pré-requisitos vão além da capacidade financeira para investir.
Eles contemplam:

  • Afinidade com o segmento;
  • Experiência no setor;
  • Capacidade de seguir regras;
  • Capacidade de definir bem o perfil do candidato ideal;
  • Definir franqueados que não estão dentro do perfil desejado, pois isso pode acabar significando problemas futuros;
  • Modular as vendas por questões mais técnicas do que pela ânsia de vender, fugindo de armadilhas que podem comprometer todo o sucesso da expansão.
 

A ideia não é vender franquias, mas sim, selecionar os melhores candidatos para operá-la. E essa visão muda tudo.

Definição e Ajuda na Estruturação e Implantação da Empresa Franqueadora

Qual vai ser a empresa franqueadora (pessoa jurídica e estrutura societária), a estrutura organizacional e de pessoal, cargos e atribuições, serão também definidos nesta etapa do trabalho. A implantação da franqueadora é toda orientada pelos consultores alocados no projeto de forma que a empresa inicie com segurança o processo de expansão.

A empresa franqueadora deve ser estruturada de forma que possa oferecer o suporte necessário para que os franqueados cumpram suas atividades e obtenham os resultados projetados.

Por que utilizar a Formatação de Franquias?

O primeiro passo antes de pensar em Franchising é a avaliação de “Franqueabilidade”, esse é um termo comum no franchising, e envolve um amplo estudo técnico, realizado por empresa ou profissional especializado em estratégia e finanças e conhecedor do sistema de franquias, para avaliar a viabilidade da aplicação do sistema de franquia para expansão de um determinado negócio.

Expandir a empresa através de franquia pode ser o sonho de muitos empreendedores. Entre as principais vantagens do sistema, podemos citar que o dono da marca tem a oportunidade de ocupar mercados até então inexplorados, com capital de terceiros e utilizando a força de trabalho de outro empreendedor, o franqueado, sem precisar operá-lo.

Se bem estruturado o processo de expansão ganha capilaridade em uma velocidade maior, cria barreira para a concorrência e consequentemente amplia o valor da marca.

Muitas vezes o empresário só se dá conta de que isso é possível quando pessoas que admiram o negócio começam a questioná-lo se se trata de franquia. O problema é que, ao perceber esse interesse, alguns se aventuram formalizando contratos sem a devida orientação e acabam se frustrando. Então um processo de formatação bem estruturado é o que vai proporcionar maior chance da rede crescer e sustentar no mercado.

RESULTADOS ALCANÇADOS NA FORMATAÇÃO DE FRANQUIAS

Ao final do processo de formatação, se o modelo for considerado viável para expandir pelo sistema, o empresário terá a possibilidade de começar a expansão com franquias e captar seus primeiros candidatos. O modelo de negócio estará estruturado, seus processos mapeados e tangibilizados por meio dos manuais de franquia, além de toda a instrumentação jurídica também já definida.

O business plan desenvolvido também entrega um plano de expansão estruturado de acordo com o potencial dos mercados a serem ocupados pela marca. O empresário saberá quanto pode faturar com a rede franqueada e as projeções que seus franqueados podem alcançar com o negócio.

Quer saber mais sobre Formatação de franquias e como o Grupo Bittencourt pode te auxiliar neste processo? Clique aqui.

Conheça todos os nossos Serviços