Formatação de Franquias

O que é

O franchising é um canal de distribuição que exige uma série de estudos para verificação de sua viabilidade e uma dose extra de responsabilidade, uma vez que lida com capital de terceiros, que para a maioria dos empreendedores pode representar as economias de toda uma vida.

Fundamentalmente o franchising representa a concessão do direito de uso de marca e transmissão de know how, ou seja, todo o conhecimento adquirido pelo empresário e que vai ajudar o franqueado a ter sucesso com sua unidade franqueada.

Porém, até chegar ao ponto de assinatura de um contrato de franquia, é importante a realização de estudos aprofundados. O pré-requisito é ter um negócio de sucesso. Ou seja, um negócio no qual o empresário já tem domínio da operação, tem processos bem definidos, é rentável, tem reconhecimento do seu consumidor, boa reputação no mercado, e ainda, o desejo de expandir.

Como Fazemos

O empresário deve iniciar com um Plano Estratégico de Expansão no qual serão analisadas as estratégias que melhor se aplicam ao modelo, ao perfil e ao tamanho do negócio.

Um negócio com marca consolidada, processos padronizados, infraestrutura operacional e tecnológica, e com recursos humanos capacitados, tem potencial para expandir por meio de franquias. Um negócio de sucesso é um excelente ponto de partida para a estruturação da franquia.

O projeto de formatação contempla fases fundamentais para a estruturação do negócio e da franqueadora para início da expansão pelo sistema de franquias.

Estudos de Viabilidade e Franqueabilidade do Negócio
Um estudo completo sobre a viabilidade econômica financeira de negócios deve ser desenvolvido para embasar tecnicamente o empresário sobre o futuro dos negócios a curto, médio e longo prazo. O Estudo de Franqueabilidade analisa a viabilidade da aplicação do sistema de franquias para a expansão da marca e distribuição dos produtos. Um estudo amplo que avalia a potencialidade dos mercados alvo e a rentabilidade do negócio para os futuros franqueados e para a franqueadora.

Mapeamento dos Mercados Potenciais e Plano de Expansão
Para a elaboração do Plano de Expansão são levantados por meio de ferramentas mercadológicas os municípios com melhor potencial para expansão do negócio.

É feito um cruzamento do perfil do negócio com o perfil da região e consumo da população. De acordo com as particularidades do negócio outros fatores são levados em consideração para levantar o potencial para implantar franquias nas diversas regiões do País.

Elaboração dos Instrumentos Jurídicos (Circular de Oferta de Franquia e Contrato)
Elaboração dos instrumentos jurídicos necessários para a formalização da relação do franqueador com o franqueado, tudo de acordo com a Lei 8955 que regulamenta o sistema de franquias no Brasil.

Mapeamento dos Processos e Manuais de Operação e Gestão
O franqueado ao entrar numa rede de franquia espera receber instrumentos e ferramentas que o ajudarão na gestão do negócio. Os manuais de operação tem essa função além de tangibilizar a transferência de know-how. Serão desenvolvidos os manuais necessários para a operação do franqueado e também para a equipe da franqueadora.

Definição do Perfil do Franqueado Ideal
Fundamental para o início da expansão é a definição do perfil do franqueado ideal para operar o negócio, ferramentas com fundamentos científicos são utilizados para que o franqueador tenha em sua rede franqueados comprometidos e geradores de resultados.

Definição e Ajuda na Estruturação e Implantação da Empresa Franqueadora
Qual vai ser a empresa franqueadora (pessoa jurídica e estrutura societária), a estrutura organizacional e de pessoal, cargos e atribuições, serão também definidos nesta etapa do trabalho. A implantação da franqueadora é toda orientada pelos consultores alocados no projeto de forma que a empresa inicie com segurança o processo de expansão.

A empresa franqueadora deve  ser  estruturada de forma que possa oferecer o suporte necessários para que os franqueados cumpram suas atividades e obtenham os resultados projetados.

Por quê

O primeiro passo antes de pensar em Franchising é a avaliação de “Franqueabilidade”, esse é um termo comum no franchising, e envolve um amplo estudo técnico, realizado por  empresa ou profissional especializado em estratégia e finanças e conhecedor do sistema de franquias, para avaliar a viabilidade da aplicação do sistema de franquia para expansão de um determinado negócio.

Expandir a empresa através de franquia pode ser o sonho de muitos empreendedores. Entre as principais vantagens do sistema, podemos citar que o dono da marca tem a oportunidade de ocupar mercados até então inexplorados, com capital de terceiros e utilizando a força de trabalho de outro empreendedor, o franqueado, sem precisar operar o negócio.

Se bem estruturado o processo de expansão ganha capilaridade em uma velocidade maior, cria barreira para a concorrência e consequentemente amplia o valor da marca.

Muitas vezes o empresário só se dá conta de que isso é possível quando pessoas que admiram o negócio começam a questioná-lo se o negócio é franquia. O problema é que, ao perceber esse interesse, alguns se aventuram formalizando contratos sem a devida orientação e acabam se frustrando. Então um processo de formatação bem estruturado é o que vai proporcionar maior chance da rede crescer e sustentar no mercado.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Ao final do processo de formatação, se o modelo for considerado viável para expandir pelo sistema, o empresário terá a possibilidade de começar a expansão com franquias e captar seus primeiros candidatos. O modelo de negócio estará estruturado, seus processos mapeados e tangibilizados por meio dos manuais de franquia, além de toda a instrumentação jurídica também já definida.
O business plan desenvolvido também entrega um plano de expansão estruturado de acordo com o potencial dos mercados a serem ocupados pela marca. O empresário saberá quanto pode faturar com a rede franqueada e as projeções que seus franqueados podem alcançar com o negócio.

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