Estruturação da Consultoria de Campo

O que é

A estruturação da área de consultoria de campo da franqueadora exige a definição do perfil de contratação do consultor de campo, que também pode ser denominado consultor de negócios, seu papel diante do franqueado e interação com a estrutura da franqueadora como um todo, bem como processos e ferramentas.

Como Fazemos

O Grupo BITTENCOURT apoia as empresas franqueadoras a estruturarem essa área tão central e estratégica para o franchising com adequação dos profissionais envolvidos, apoio no desenvolvimento dos planos estratégicos para as unidades e acompanhamento dos indicadores para verificação da efetividade das ações traçadas pelo consultor e executadas pela franquia.

 

Perfil e papel do consultor de campo
O perfil de contratação poderá variar de acordo com a atuação específica do consultor, conforme necessidade da rede em questão, visto que poderá ser exigido maior conhecimento em gestão do negócio ou um foco mais operacional ou técnico.

O papel principal do Consultor de Campo é ajudar os franqueados a maximizarem sua lucratividade e market share local, enquanto constroem um compromisso com os valores da marca e da rede de franquias. Dentre os principais objetivos, podemos destacar:

• Manter o padrão do modelo de negócio definido pela franqueadora;
• Apoiar o franqueado no planejamento e gestão do negócio;
• Dar suporte ao franqueado para as demandas do dia a dia;
• Ser o elo de comunicação entre franqueado e franqueadora;
• Promover o desenvolvimento da rede;
• Garantir o padrão de atendimento e das instalações físicas nas operações;
• Apoiar o franqueado no atingimento dos resultados da franquia.

As rotinas do consultor podem ser divididas de acordo com as prioridades da rede, elaborando um roteiro com atividades diárias, semanais, mensais, trimestrais, semestrais e durante a etapa de implantação de novas unidades, podendo ser alterado de acordo com as situações que apresentarem necessidades e demandas da rede.

Processos
Os processos que envolvem a equipe de Consultoria de Campo estão relacionados, principalmente, à utilização das ferramentas de suporte junto às franquias e execução ou participação em processos que envolvem planejamento de metas e objetivos, inauguração de novas franquias, planejamento e execução das visitas, suporte contínuo e disseminação de boas práticas, entre outros conforme necessidade de cada rede e características do negócio.

Processo de planejamento de metas e objetivos: antes mesmo de planejar e executar a visita de consultoria de campo, se faz necessário analisar a situação real de cada franquia em relação à gestão do negócio, processos operacionais, resultados financeiros, entre outros aspectos que permeiam a definição de suas prioridades e urgências.

Processo de planejamento de visitas: um dos pontos mais positivos e que reforçam o relacionamento entre franqueadora e franqueado é a visita presencial dos Consultor de Campo junto aos franqueados, o que exige disciplina, planejamento e foco para atingir o objetivo de apoiar a melhoria dos resultados das franquias. Uma visita bem estruturada constrói o compromisso do Franqueado para com o propósito da marca.

Processo de implantação: o Consultor de Campo atua no sentido de acompanhar o a fase pré e pós-inauguração, juntamente à equipe de implantação, visto que nessa fase ocorre a “passagem de bastão” e apresentação formal do Consultor de Campo, que passa a se responsabilizar pela continuidade de suporte.

Processo de execução das visitas: a execução das visitas consiste em permanecer na unidade franqueada no período pré-determinado, conforme planejamento aprovado e necessidade de cada franquia em relação à presença física do Consultor, com o objetivo principal de aplicar os checklists e gerar planos de ação de melhoria.

Processo de acompanhamento e suporte contínuo: o acompanhamento contínuo envolve o Consultor de Campo nos procedimentos que visam o dia a dia das franquias, garantindo o cumprimento do plano de ação, de metas e objetivos estabelecidos, validações ou aprovações necessárias, comunicação diária, entre outras tarefas que garantem o suporte à operação na rotina de cada franquia.

Ferramentas
As principais ferramentas de consultoria de campo são compostas por checklists que geram planos de ação, DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) padrão, dashboard para análise de indicadores, manuais de franquia que estabelecem os padrões da rede, cronograma e roteiro de visitas.

Por quê

O consultor de campo/negócios é parte fundamental do sucesso de uma rede de franquias.

Em momentos de instabilidade econômica fica ainda mais clara a necessidade de se fazer uma gestão próxima da rede com indicadores claros, muitas vezes suportados por um plano de excelência em que as unidades conseguem ter uma visão clara de sua situação em relação às demais unidades da rede, e os sinais de alerta se acendem rápido. A unidade com problemas consegue saber no que está errando e no que pode melhorar

Cada franqueado é responsável pelo seu negócio, mas a franqueadora pode e deve apoiá-lo a se tornar um gestor melhor, oferecendo treinamento e suporte constante para que ele se mantenha saudável mesmo em condições adversas e esse papel é fundamentalmente desempenhado por um consultor bem preparado para desempenhar essa função.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Consultores preparados para apoiar os franqueados no que se refere à gestão da unidade, aplicação e replicação do modelo de negócios, gestão e geração de resultados funcionando efetivamente como o principal elo entre o franqueador e o franqueado, com domínio modelo de negócios, competências em finanças, marketing, vendas, gestão de pessoas e habilidades comportamentais e de relacionamento.

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