A segmentação de mercado é uma forma de entender melhor as possibilidades de atuação em meio à complexidade que é atender a públicos distintos. É uma maneira de saber como otimizar as ações da empresa e garantir os melhores resultados.
A segmentação permite definir o posicionamento, uma melhor postura e até ações menores de divulgação. Trata-se de um olhar direcionado para escolher as melhores ações, otimizar o retorno sobre o investimento e muito mais.
Confira e entenda melhor esse conceito em uma visão mais ampla.
O que é a segmentação do mercado?
Uma segmentação de mercado vai além de estratégias para dividir clientes em grupos ou clusters e direcionar mensagens em uma estratégia de marketing. A estratégia é abrangente o suficiente para expandir para mais ângulos de análise.
A segmentação define também a postura de uma organização diante de um público amplo e diverso. Permite que a empresa amadureça sua proposta de valor e consiga oferecer exatamente aquilo que seu público precisa, nos canais ideais.
É entender o público para oferecer algo personalizado e certeiro para ele. Nesse prisma, se compreende o cliente como uma pessoa tridimensional, com múltiplas características e variáveis que influenciam a decisão de compra.
Nesse sentido, um esforço de segmentação pode ser muito útil antes de abrir uma empresa ou uma unidade, em projeto de expansão.
Ou até mesmo antes de ingressar em uma estratégia de franchising. Para saber onde investir, como direcionar as ações e o que fazer para obter o melhor retorno, a empresa recorre à segmentação.
Uma pesquisa geográfica, por exemplo, antes de uma abertura de uma loja pode envolver esse tipo de análise. Para isso, a empresa vai avaliar quais regiões podem ser mais lucrativas, de acordo com as características e com o perfil dos consumidores.
A segmentação busca entender os clientes a partir de diferentes aspectos. Essas diferentes análises produzem insights distintos, o que favorece ações mais profundas e efetivas.
Importância da segmentação do mercado: entenda
Essa estratégia permite reduzir custos. Uma vez que a organização consegue se definir de forma mais certeira onde o potencial de resultados efetivos aconteçam, ou seja, consegue evitar esforços que não resultam em nada.
Em suma, com menor esforço e investimento, será possível alcançar um público ideal para consumir seus produtos e serviços. Custos menores, significam a possibilidade de investimento em outras áreas estratégicas da companhia.
A segmentação de mercado também permite alcançar um público com maior potencial de formar uma base consistente de clientes. Afinal, reúne em grupos consumidores com comportamento similar o que permite uma ação direcionada e mais eficaz. Assim, a empresa poderá crescer e ter sucesso em suas abordagens de expansão.
Por outro lado, a segmentação também garante que novas pessoas cheguem ao negócio com maior facilidade. Além de manter os clientes atuais, é possível expandir para conseguir novas parcelas de público, ao saber exatamente como vender para eles — de acordo com suas necessidades específicas.
Tipos de segmentação de mercado
Vamos agora analisar rapidamente os principais tipos de segmentação de mercado e entendermos como isso pode ser aplicado a depender da necessidade
Segmentação Demográfica
A segmentação demográfica é uma das mais tradicionais. Consiste em analisar um público por características gerais, como gênero, idade, profissão, renda, classe social, área de estudo, etc.
A partir dessas categorias mais amplas, se criam clusters e grupos com os clientes para facilitar a interação da marca com esse público.
Então, é comum chegar a definições de público-alvo, como “pessoas do sexo feminino, com 20 a 35 anos, com renda superior a 4.500 reais“. As ações da empresa devem refletir o cuidado com essas variáveis e devem se encaixar perfeitamente no que esse tipo de público espera.
Segmentação Geográfica
A segmentação geográfica leva em conta questões de região e faz análises, geralmente, com o apoio de mapas. Ou seja, os grupos são divididos de acordo com sua localidade, não necessariamente a uma cidade, estado ou país específico. Pode ser uma composição regional, de bairros e até mesmo de ruas.
Esse tipo de segmentação pode ser interessante antes da abertura de uma unidade.
A companhia analisa, por exemplo, quais regiões oferecem maior potencial de resultado caso decida investir na abertura de lojas.
Avalia também a concorrência, como os concorrentes estão estabelecidos e a concentração de pessoas com o perfil de consumo desejado em cada localização.
Assim, é viável tomar uma decisão sobre preferir determinadas áreas, investir mais em locais específicos ou garantir um trabalho mais consolidado para desbravar áreas mais difíceis.
Segmentação Comportamental
A segmentação comportamental implica uma análise um pouco mais humana e pessoal, que considera o cliente em sua jornada de compra, por exemplo. Avaliando todo o seu processo de decisão e ações que realiza durante a interação com a marca..
Logo, pensa em uma série de ações e no comportamento desse consumidor antes de tomar a decisão de compra efetivamente.
Esse comportamento varia muito de cliente para cliente, mas também depende do tipo de produto.
Isso inclui, por exemplo, se o consumidor prefere fazer compras offline ou se gostaria de uma integração omnichannel, uma jornada de compra com os canais integrados e, claro, sua forma de ver e receber as mensagens da marca.
Segmentação Psicográfica
A segmentação psicográfica aprofunda ainda os elementos psicológicos para tentar entender como o cliente compra e o que o leva a isso. Considera ambições, medos, sonhos, desejos e vontades mais profundas para entender em 3 dimensões o consumidor.
Essa segmentação permite criar personas que facilitam as ações e estratégias de vendas e de crescimento. A empresa poderá saber como estruturar a postura em uma nova loja para atender e atrair aquele cliente.
A personalização se torna ainda mais precisa, quase como uma micropersonalização. Assim, os resultados são ainda mais satisfatórios.
Como fazer uma segmentação de mercado eficiente?
A empresa deve saber bem como analisar os dados, em busca das informações corretas. Nesse sentido, vale a pena recorrer a empresas especialistas que ajudem na avaliação estratégica de canais e de abordagens para chegar ao público ideal de maneira adequada.
Companhias com expertise podem ajudar a encontrar as melhores formas de expandir a sua corporação, de acordo com o que diz a segmentação de mercado.
Saiba como o Grupo BITTENCOURT pode ajudar sua empresa com avaliação de canais!
Conclusão
A segmentação de mercado é uma forma de ouvir o que diz o mercado. Trata-se de uma estratégia para assimilar informações úteis e direcionar as estratégias para grupos específicos, em busca de acertar na abordagem e atrair maiores um público direcionado que permitirão otimizar o retorno sobre o investimento.
É uma abordagem muito útil na hora de expandir a organização, pois torna os esforços mais seguros e menos custosos.