AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA DE CANAIS

O que é

Avaliar  quais os canais de vendas e distribuição deverão ser adotados na estratégia de crescimento e expansão da empresa  para  fazer chegar até o cliente, de acordo com o seu perfil,  os produtos com qualidade -no tempo e nas condições que ele deseja: distribuição, franquias, licenças, venda direta, lojas próprias, e-commerce, marketplaces e outros.

Quais canais irão permitir maior proximidade e intimidade com esse cliente e lhe atribuir maior conveniência e melhor experiência? Uma análise estratégica de canais de vendas e distribuição vai ajudar o empresário nessa definição, uma vez que avalia e compara a sua atuação com as diversas alternativas de canais existentes, com uma análise técnica e validada daqueles que podem permitir  uma expansão mais rápida e segura, a um menor custo e maior controle, além de avaliar  como seus competidores estão atuando e como o empresário pode se diferenciar e aumentar sua competitividade e capilaridade no mercado.

O canal ou os canais a serem adotados e que farão parte da estratégia de crescimento da empresa, deverão ser estruturados, com os processos e o modo de servir bem definidos e com tecnologia aportada, para que os agentes destes canais consigam atingir os resultados desejados, tanto em  ocupação de mercado como em remuneração pelo trabalho realizado.

A definição da estratégia de canais de vendas e distribuição que melhor respondem às necessidades de controle, custos, capilaridade e objetivos de expansão de cada empresa é um trabalho que exige conhecimento profundo sobre cada canal e os impactos que ele pode trazer para o negócio.

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Como Fazemos

Alguns fatores precisam ser levados em consideração como fatores econômicos, ou seja, quais oferecem menor custo de venda; fatores de controle, quais oferecem a possibilidade de gerir vendas e atendimento com eficácia e sem riscos para a marca; e também, quanto será necessário de esforço para adaptação ao novo canal.

Além disso como cada novo canal vai se integrar com os já existentes para proporcionar experiência consistente de marca em todos eles, sem gerar atrito na relação com os consumidores?

Para responder todas essas questões é realizada uma Avaliação Estratégica de Canais de Vendas e Distribuição onde se compara as vantagens e desvantagens de cada canal de vendas e se destacam aqueles que oferecem melhores condições de ganho de mercado e de potencialização da marca. Inclui também a proposição da estrutura organizacional e processos para o canal definido.

Por quê

Com a avaliação estratégica de canais de distribuição, o empresário terá uma visão clara dos resultados alcançados com os canais atuais, os pontos fortes e fracos que internamente impactam nos resultados e, as oportunidades e ameaças que podem afetar de forma positiva e negativa o negócio nos próximos anos.

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RESULTADOS ALCANÇADOS

Uma maior capilaridade dos negócios, ganho de mercado, receita incremental além de aproveitamento de oportunidades ainda não desbravadas pela empresa.

Além disso, ao diversificar canais, novos consumidores passam a interagir com a marca que passa a fazer parte de forma ainda mais consistente de seu cotidiano.

Saiba mais sobre isso:

Valor Econômico: Matéria Canais Integrados

E-book: Ampliar canais, Gerar Conveniência, Potencializar Resultados (2016)

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