Diante do crescimento do mercado de franchising, muitas organizações hoje já se perguntam: quando uma empresa deve se tornar uma franquia?
Esse é um questionamento importante, uma vez que levanta diversas análises e discussões sobre como saber se a organização está pronta para esse passo.
Antes de tudo: é preciso entender melhor o que é franquia e como uma rede de franquias é estruturada para seguir nesse assunto.
Neste conteúdo, vamos discutir essa questão e tentar entender como iniciar um processo de expansão via franchising e quando isso começa a se tornar uma alternativa para a empresa. Também veremos os primeiros passos para iniciar nesse universo. Acompanhe.
Quando uma empresa deve se tornar uma franquia?
Essa é a pergunta mais importante deste artigo. É preciso de muitas informações para entender bem quando é a hora de se tornar uma franquia.
Primeiramente, para saber quando uma empresa deve se tornar uma franquia, ela precisa saber em que momento do desenvolvimento do negócio e em que estágio de maturidade ela está.
É preciso estudar as alternativas disponíveis para expansão e buscar entender qual é a que mais se adequa à estratégia e visão de longo prazo da companhia.
É necessário também entender as condições atuais da empresa. Ou seja, realizar um diagnostico completo da situação atual da empresa nos mais diversos aspectos como:
- produtividade;
- desenho dos processos;
- infraestrutura;
- reconhecimento de marca;
- a aceitação dos produtos e serviços;
- a satisfação dos consumidores e muito mais.
Definido o caminho, se a escolha for o franchising, é importante contar com processos muito bem organizados e desenhados, prontos para replicação. Afinal, esse modelo de expansão consiste justamente na criação de um modelo replicável de negócio.
Outro ponto a se verificar é se a potencial franqueadora tem condições de prestar assistência necessária para os futuros franqueados. Até porque isso é uma das principais características desse tipo de estratégia.
Capacidade de investimento na estruturação da franqueadora e na contratação de serviços profissionais para a avaliação da viabilidade de franquear o negócio também constituem um importante elemento a avaliar.
O que uma empresa precisa para se tornar franquia?
Nesta seção, vamos analisar, entre outras coisas, qual o primeiro passo para desenvolver uma franquia.
Um dos instrumentos interessantes na formatação de franquias é o estudo de viabilidade. Trata-se de uma análise profunda da marca e das condições para verificar se será possível a expansão via franchising.
Esse estudo também busca entender a aceitação do produto no mercado, o posicionamento e o potencial dos mercados para receberem o negócio.
Outros pontos avaliados: tempo de retorno do investimento, viabilidade financeira tanto para o franqueado quanto para a franqueadora, concorrência, etc.
Com esse estudo aprofundado, a empresa pode verificar se essa decisão é a melhor. O ideal é sempre fazer isso como uma forma de descobrir o que precisa para iniciar um processo saudável e seguro de franqueabilidade.
Também é importante mapear os processos e criar processos os manuais da gestão da franquia para documentar e estruturar a forma de operar cada unidade franqueada.
Alguns desses manuais são: manual de operação, manual de marketing, manual de atendimento e vendas, manual de implantação, etc.
Muitas vezes, é necessário também desenhar no manual da franquia os processos da franqueadora para que ela tenha também definido os processos de condução e suporte à rede de franquias.
Além disso, é necessário pensar na definição do perfil do franqueado ideal e em instrumentos jurídicos para formalizar o processo e proteger a marca da franqueadora.
Uma etapa importante é a definição de canais de atendimento aos franqueados, estabelecendo como se dará a relação com a rede e como o suporte será oferecido, seja por uma rede de consultores de negócios ou outro formato a ser definido pela franqueadora.
Passo a passo: como estruturar o seu negócio para ingressar no franchising.
Agora, em formato de passo a passo, falaremos sobre como sua empresa pode operar no sistema de franquias.
Avalie o cenário e faça um estudo de viabilidade e um mapa de expansão
Primeiro, estude bem o cenário da sua empresa, como já falamos. Entenda bem como a empresa tem se posicionado, como tem conquistado o mercado e quais são os mercados potenciais.
Esse estudo culmina em um plano de expansão, considerando a visibilidade e os benefícios de expandir a marca para mercados específicos, além do potencial de consumo de cada novo mercado.
O estudo de expansão deve ser estruturado, considerando o uso de dados mercadológicos com embasamento técnico para identificar regiões mais lucrativas e oportunidades de ingresso em mercados ainda não explorados.
Faça um bom planejamento
É importante também fazer um bom planejamento, com toda a documentação necessária. A partir disso, a empresa consegue se preparar para tomar a decisão certa, no momento certo.
Avalie o modelo de negócio da franquia
Uma rede de franquias é como outro negócio, então requer uma análise profunda do modelo de negócio e de sua estrutura para operar em novos mercados.
Muitas vezes, é necessária uma adaptação do modelo para comportar melhor a possibilidade de replicação do negócio e equalizar o investimento necessário com a possibilidade de retorno desse investimento
Isso pode acontecer por meio de uma revisão de projeto arquitetônico, otimização de funções e a inserção de tecnologia para ganho de eficiência.
Revise os instrumentos jurídicos
Como falamos, ao iniciar uma rede de franquias, a franqueadora precisa oferecer uma estrutura para seus franqueados.
E essa relação começa a ser estabelecida ainda no processo de seleção dos candidatos com a formalização dos primeiros documentos jurídicos como a COF – circular de oferta de franquias.
Além disso, o contrato de franquias deve ser pensado como um instrumento estratégico que preserva e delimita a relação entre as partes.
Por isso, o desenvolvimento dos instrumentos jurídicos do negócio – e específico para cada negócio – é um passo fundamental para evitar problemas futuros.
É preciso conhecer muito bem a legislação do franchising — temos uma específica para o setor —, preparar os documentos jurídicos e manuais, preparar a circular de oferta de franquias, estruturar bem os direitos e deveres das partes, estabelecer os direitos de uso da marca, etc.
Faça um plano de marketing
A comunicação não deixa de ser um aspecto fundamental no momento de avaliar quando uma empresa deve se tornar uma franquia. A marca preferencialmente já deve ter boa reputação no mercado e ser reconhecida pelos consumidores.
Além disso, o próximo passo é estruturar o marketing da franqueadora para oferecer suporte às franquias no que tange ao marketing local e principalmente fortalecer o marketing institucional para fortalecer o reconhecimento da marca em diversos mercados. Inclusive, a influência tem se destacado como estratégia nesse sentido.
E, no momento da expansão, o marketing para a captação de investidores deve ser cuidadosamente pensado para mostrar os benefícios, o retorno do investimento e a atração do investidor com melhor adequação ao negócio.
Conclusão
Quando uma empresa deve se tornar uma franquia? A resposta para essa pergunta requer uma análise profunda de uma série de fatores.
É preciso ter em mente o momento da empresa, sua expectativa e forma de crescimento, também avaliar de forma precisa a viabilidade de um projeto de franchising, para evitar o comprometimento da imagem da marca no mercado
Nesse sentido, o ideal é contar com uma consultoria especializada, pois é o caminho mais seguro para começar o projeto da forma mais segura e com maior potencial de sucesso
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