Modelos de negócios inovadores: quais são e como estruturá-los

Modelos de negócio inovadores são marcados por um pensamento e um direcionamento da companhia para desbravar novos mercados e oferecer soluções para demandas ainda não atendidas do consumidor. 

Muitas vezes eles derivam de uma necessidade da empresa de gerar novos modelos de receita e outras de iniciativas que podem significar uma verdadeira disrupção no negócio. 

Uma escolha com relação ao negócio ou uma estratégia de desenvolvimento pode ser crucial para permitir que a inovação se torne um motor para melhores resultados.

No varejo,  essa inovação está muito associada a certos conceitos importantes, como:

  • o desenvolvimento de novos canais de vendas e a integração entre eles;
  • adoção de novas tecnologias;
  • personalização da oferta;
  • investimento na experiência do consumidor;
  • gestão e inteligência de dados;
  • transformação digital;
  • e muitos outros.

Vamos entender melhor essa questão a seguir.

O que é um Modelo de Negócios Inovador?

Um modelo de negócio inovador compreende um modelo que pode ou não ser disruptivo, mas que traga novas ideias e consiga se destacar no mercado. Quando falamos nesse tipo de inovação, estamos nos referindo a um foco maior em certos conceitos e tecnologias que se destacam atualmente.

A inovação nesse sentido é um esforço para se destacar em meio a concorrência, a partir da orquestração de técnicas e tecnologias para atender melhor aos clientes

Assim, esse modelo de negócio visa uma estrutura que se adapta melhor aos seus clientes, com foco em oferecer algo único para eles.

Desenvolvimento de novos canais de vendas e a integração entre eles

Um dos fatores fundamentais é o desenvolvimento de novos canais de venda, com a devida conexão entre eles. Esses canais devem ser ajustados de acordo com as necessidades e as preferências dos clientes. O foco é estar onde o cliente está e ajustar a comunicação para garantir os melhores resultados.

Adoção de novas tecnologias

Também é importante mencionar a adoção de novas tecnologias e inovações. Nesse caso, a empresa deve considerar seu nicho e suas necessidades para adotar as soluções personalizadas. O objetivo é otimizar os processos e agilizar a rotina.

Experiência do consumidor

Outro ponto é o foco na experiência do consumidor. A empresa deve personalizar suas abordagens, desenhar a jornada, pensando sempre em como atrair o cliente e em como melhorar a experiência.

Isso inclui uma jornada mais concisa e fluida entre os canais, com o omnichannel, por exemplo

Transformação digital

Também é importante mencionar a transformação digital. Consiste em adequar o modelo de negócio para o digital, para soluções tipicamente digitais. Assim, a empresa investe em novos canais, adota tecnologias e pensa mais na experiência, a partir do desejo de se destacar diante do mercado.

Social Selling

Franquias

Também vale mencionar a contribuição do franchising para esses conceitos ditos inovadores. A empresa combina estratégias que já desenvolve com a abertura de unidades franqueadas para maiores possibilidades de expansão.

A empresa deve oferecer às unidades franqueadas o suporte tecnológico, o que inclui definição de sistemas de gestão e plataformas de treinamento. 

Modelos de negócios inovadores: saiba como estruturá-los

Diante do que já falamos, agora vamos entender melhor como estruturar os modelos de negócio inovadores. Ou seja, como chegar até esses ideais de inovação e disrupção.

Diagnóstico das necessidades do cliente

Primeiro, podemos mencionar uma análise mais profunda das necessidades do seu cliente. A partir disso, é possível chegar a ideias mais efetivas de como se destacar no mercado, ideias personalizadas de acordo com o que se precisa em cada caso.

Como Estruturar Modelos De Negocio Inovadores

Essa análise deve compreender as reais necessidades e possíveis soluções para surpreender o consumidor. É necessário pensar e priorizar a questão da experiência, de forma que seja possível se destacar entre a concorrência.

Analise a concorrência

Outro ponto é considerar as empresas que estão competindo no mercado. Pode ser uma boa ideia avaliar como outras organizações estão lidando e como estão pensando a questão da experiência.

A partir disso, torna-se viável captar algumas estratégias para melhorar a suas abordagens.

Use os instrumentos certos

Vale também citar o uso dos instrumentos e das ferramentas corretas para avaliar a situação da empresa, para mensurar o desempenho e para tentar acompanhar as metas. 

Com as soluções certas nesse sentido, é mais fácil entender como agir e quais planos de ação traçar, com os direcionamentos ajustados.

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Leia também: Product Market Fit: o que é, importância e como definir

Conclusão

Um modelo de negócio inovador é marcado por ideias, tecnologias e estratégias disruptivas que geram valor para os clientes e que garantem a atenção e o interesse deles. 

Assim, a empresa consegue expandir suas operações, garantir o sucesso dos processos e alcançar suas metas.

Para chegar a um modelo de negócio inovador, mesmo organizações existentes podem ajustar o que já têm. 

O investimento em certos conceitos importantes no momento, como omnichannel, franchising, integração entre canais, experiência do consumidor e transformação digital é crucial. 

A partir disso, torna-se viável solucionar problemas nesse sentido e assegurar um crescimento estável e consistente.