Grupo Bittencourt
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Gestão de franquias: o que é e como obter sucesso no processo

A gestão de franquias inclui uma série de variáveis a serem consideradas, tanto do ponto de vista do franqueador, quanto do ponto de vista do franqueado.

É importante ter uma proximidade forte com a  rede de franquias, com as pessoas, da estrutura e da operação das unidades franqueadas; por outro lado, é necessário oferecer suporte para a gestão de cada franquia com ferramentas de gestão e consultoria especializada e claro, estabelecendo uma relação de confiança e proximidade entre franqueado e franqueadora.

Ou seja, para o franqueador, a gestão envolve não envolve somente a orientação de todas as unidades como um todo, mas também toda a capacitação e o treinamento para que cada franqueado seja capaz de administrar bem a sua franquia.

Por isso, é preciso encarar o a gestão da rede com o devido cuidado, com a análise de todas as atividades que a franqueadora deve desempenhar para garantir o sucesso da expansão da marca, bem como o sucesso de cada franquia implantada. 

Neste conteúdo, vamos analisar a gestão de franquias, de modo a ponderar sobre essas perspectivas. Confira!

O que é gestão de franquias?

Trata-se de toda a estrutura que o franqueador deve montar para apoiar as unidades franqueadas da marca, com uma visão holística  da maturidade de cada unidade, fornecendo capacitação e treinamento, gestão da comunicação monitoramento de indicadores e performance, acompanhamento próximo por meio de uma consultoria de negócios capacitada e muito mais.

É uma visão geral da administração que a franqueadora tem que ter da rede que já está formada ou ainda em formação. Dessa forma, é possível avaliar e gerir as demandas de uma rede de franquias e apoiar o sucesso do franqueado e consequentemente da rede como um todo.

Um dos pontos a serem acompanhados durante a gestão da rede é justamente o acompanhamento da performance de desempenho de cada franquia.

Nesse sentido, a franqueadora acompanha indicadores como processos de vendas, faturamento, custos, satisfação de clientes, turnover e outros dados das unidades, fazendo uma análise crítica apoiando o franqueado na definição de planos de ação com metas e objetivos de curto, médio e longo prazos para que a unidade possa evoluir e crescer, quem sabe chegando até mesmo ao patamar de internacionlização da franquia.

Com uma visão dos objetivos alcançados de cada franqueado, é possível observar os indicadores de sucesso nas estratégias traçadas em conjunto, além de entender quais podem ser incorporadas por outras unidades como benchmarks a serem seguidos.

A gestão de uma rede de franquias inclui também capacitação e treinamento constantes, de forma a gerenciar a necessidade de reciclagem, seja em aspectos da operação ou de gestão da unidade.

Além dos treinamentos já realizados durante o início do processo de expansão, é preciso, sobretudo, manter a reciclagem do conhecimento com novos direcionamentos sempre que necessário.

Após a implantação da franquia, uma gestão da rede eficaz é o que vai apoiar a sustentação da base de franqueados e na geração de resultados para o crescimento do negócio.

Vale também destacar a necessidade de monitoramento e cuidado com a utilização e aplicação da marca e de seu posicionamento na comunicação local do franqueado. Expandir uma marca com a estratégia do franchising requer um cuidado extra para que a consistência da marca e sua reputação sejam devidamente preservadas mesmo que com a atuação em diferentes mercados.

Nesse sentido, a gestão da rede deve incluir um perfeito equilíbrio entre manter a identidade e padrões de atuação da empresa e da marca, com a possibilidade de adaptação de produtos e serviços às necessidades específicas e locais.

É preciso assegurar o alinhamento com a visão, a missão, os valores além do propósito típicos da marca além dos padrões de operação. A gestão de uma rede deve considerar isso como uma atividade-chave, por meio de um monitoramento constante com apoio de consultores de campo, que podem apontar pontos de adequação.

A avaliação da qualidade de uma gestão também inclui a análise da estrutura de suporte aos franqueados, com observância dos pontos importantes, como a tecnologia, a gestão de pessoas, a estrutura organizacional, os processos definidos pelo manual da franquia, etc.

Gestão de franquias eficiente: entenda a importância

Com uma gestão de franquias eficiente, é possível oferecer o suporte devido para que franqueados alcancem seus objetivos e a devida lucratividade que desejam. Por outro lado, o franqueador também é beneficiado com o crescimento de sua empresa.

Uma boa gestão garante que seja possível expandir de forma eficiente o franchising, sem que a franqueadora perca o controle da rede. Por isso, existe a necessidade de estruturar de mapear processos e padrões de operação e suporte.

Importancia Gestao Franquias

Benefícios da gestão de franquias

Veremos a seguir os pontos positivos associados com uma boa gestão de franquias. 

Fortalecimento da marca

Ao expandir a marca com uma estratégia sólida de gestão, a franqueadora ganha notoriedade, reputação e mercado, o que por fim, fortalece a própria marca. Cada unidade de franquia passa a ser parte do processo de multiplicação da marca e sua forma de atuação. 

Ou seja, é possível de fato otimizar a presença em diversas regiões com uma voz forte e um posicionamento forte.

Você também pode se interessar: entenda como a influência e as vendas se relacionam.

Expansão da marca

A gestão inteligente das franquias favorece a expansão segura de uma empresa, de modo a tornar o projeto de crescimento consistente. 

Ao gerenciar a rede, a empresa consegue também manter a constante evolução do modelo de negócios por contar com diversos parceiros locais que podem oferecer novos pontos de vista com base em feedbacks reais de clientes que podem servir para inovar e aprimorar o modelo.

Isso tudo ao mesmo tempo que apoia os franqueados a atingirem seus objetivos. Afinal, o franchising deve funcionar numa relação de interdependência, em que dois elos fortes, franqueado e franqueador, se unem para um único objetivo – crescer e sustentar a rede.

Como fazer uma gestão de franquias de sucesso?

Agora, vamos entender melhor como fazer uma boa gestão de franquias. 

Estruturar bem o processo de franchising

A gestão de uma rede de franquias envolve uma série de fatores importantes, tais como a gestão de pessoas, a distribuição e abastecimento, a análise financeira, a gestão administrativa, a gestão da divulgação da marca, comunicação institucional e local, gestão de contratos e taxas do sistema, treinamento, etc.

Por isso, é importante estruturar bem a franqueadora para oferecer o devido apoio aos franqueados. Isso inclui definir muito bem a governança, com divisão de papéis, regras e políticas bem organizadas.

Como Fazer Gestao Franquias

Quanto mais estruturada for a franqueadora, melhor será o processo de ingresso e sustentação do franqueado na rede.

Desenvolver manuais

Os manuais são documentos importantes para ajudar a transmitir o know-how para franqueados. Permitem garantir o controle da qualidade, a sustentabilidade da rede, bem como um treinamento eficiente.

Um manual deve concentrar os aspectos mais importantes da operação, da aplicação da identidade da marca e da forma como os processos são executados, de forma a auxiliar na operação do negócio pelo franqueado  replicando o modelo de sucesso atingido pela franqueadora.

Controle os indicadores

É importante definir as métricas que serão acompanhadas para mensurar a qualidade na sua rede de franquias e instigar na rede a busca pela melhoria contínua e o atingimento das metas.

A partir do monitoramento constante dos resultados, a liderança é capaz de desenvolver insights e pontos de melhoria para outras unidades que forem adicionadas à rede. 

Usar a tecnologia

A tecnologia é sempre uma solução auxiliar importante para as franqueadoras. Com seu apoio, é possível otimizar a comunicação com as unidades, bem como monitorar desempenho e identificar pontos de melhoria. 

É importante que a tecnologia esteja presente também no dia a dia dos franqueados, de modo a oferecer um suporte inteligente para os processos e ganho de eficiência no dia a dia do negócio. 

Conclusão

A gestão de franquias é uma necessidade para organizações em processo de expansão e de sustentação de uma rede de franchising. 

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É preciso estar atento aos pontos mais importantes e entender que uma boa gestão passa por uma avaliação da estrutura organizacional, pela adoção de ferramentas de gestão e pelo uso da tecnologia.