A aposta das indústrias no contato direto com o consumidor

A aposta das indústrias no contato direto com o consumidor

A estratégia já não é novidade e ao longo dos últimos anos as pessoas estão cada vez mais familiarizadas em ver marcas que antes estavam apenas nas prateleiras de supermercados ou nas mãos de revendedores, atuando de forma exclusiva seja no ambiente digital ou no varejo físico.

As DNVBs ou Digital Native Virtual Brands cresceram muito com o apoio das redes sociais e de todo o universo da mídia programática e viram que o varejo físico era de forma real e necessária um apoio para a estratégia que começou 100% no mundo virtual.

A infinidade de marcas que surgiram, seja com marketplaces, programas de subscrição ou como plataformas que unem a demanda com a oferta de produtos e serviços agora encontram uma nova realidade – um espaço virtual cada vez mais ocupado em que as margens diminuem à medida que o custo de aquisição de clientes aumenta.

E nesse cenário o varejo físico ganha força.

Tanto que não apenas as nativas digitais, mas também as indústrias tradicionais estão discutindo as estratégias para se lançarem no mercado de forma direta, sem intermediários, para encantar e se aproximar do consumidor final, além é claro de criarem uma vantagem competitiva indiscutível, inovando no modelo de entrega de experiência e relacionamento.

O Grupo BITTENCOURT nos últimos dois anos tem apoiado essas indústrias a criarem novos formatos, a desenvolverem conceitos e ingressarem em um universo que não apenas exige uma disrupção na forma de gerir os negócios, mas também na cultura das empresas e como elas pensam o consumidor final.

Conheça alguns desses projetos:

5

MOTOROLA:

A primeira loja da indústria de tecnologia foi idealizada em parceria com o Grupo BITTENCOURT. A ambição do projeto foi compatível com o desafio. A nova loja além de ser a primeira loja piloto da marca será também a referência para os demais mercados da companhia no mundo. A previsão de abertura é no Shopping Aricanduva em São Paulo. A loja física é uma evolução do modelo atual em que a marca opera apenas quiosques, a ideia é dar um salto na experiência do consumidor. Além da venda dos smartphones, haverá a prestação de serviços como seguros e troca de aparelhos, além de toda a experiência omnichannel. O foco é voltar a conversar com um consumidor mais exigente e que busca mais do que um aparelho celular. Saiba mais sobre o projeto aqui:

2

Spaccio RAR:

Empresa do Grupo Randon que tem seus negócios diversificados entre os transportes e a gastronomia. Em dezembro de 2016, a RAR abriu as portas da Spaccio RAR. A loja conceito da marca, foi instalada junto à sede da empresa no Rio Grande do Sul, e logo seguiu para o sistema de franquias.

A ideia era oferecer aos consumidores de todo o Brasil, a oportunidade de encontrar em um único ambiente, ao mesmo tempo nobre e moderno, diversos produtos e ingredientes para proporcionar uma experiência gastronômica completa. Mas ainda sim a loja estava carente de relacionamento e experiências interativas para o consumidor.

Foi assim que em novembro de 2019 o Grupo BITTENCOURT iniciou uma parceria com a empresa para lançar um novo modelo de franquias com um propósito claro:  Proporcionar o prazer de comer e beber bem em um ambiente acolhedor. A nova loja passou a contar área para degustação, curadoria dos produtos como vinhos e queijos, um espaço confraria e uma completa experiência gourmet. O novo modelo está previsto para ser inaugurado no Batel em Curitiba.

3

AREZZO LIGHT:

Um novo formato de loja, enxuto e otimizado por tecnologia. Foi com esse mindset que criamos em conjunto com a Arezzo.co o novo modelo de lojas que levou a marca Arezzo para cidades com população entre 80 mil e 250 mil habitantes utilizando o sistema de franquias. A estrutura da loja light opera de forma diferente das convencionais com por exemplo união das figuras de vendedor, estoquista e caixa em uma única posição de um consultor de vendas multifuncionais – vendem, fecham a compra e trabalham no estoque. A loja também conta com um estoque rápido e com uma exposição ampla de produtos que podem ser comprados direto no e-commerce da marca. Tudo pensado para garantir a viabilidade da operação em mercados menores e geração de resultado pela companhia. Leia mais aqui

4

HELIAR SERVICES:

A primeira operação de varejo da indústria de baterias automotivas Johnson Controls (agora Clarios) foi inaugurada em 2018. Além da venda direta de baterias, a empresa passou a oferecer serviços em um local diferenciado, que também proporciona uma experiência completamente distinta do que era oferecido ao mercado. Depois dessa primeira iniciativa, a indústria lançou uma plataforma omni, em que integra todos os pontos de contato com o consumidor oferecendo conveniência e uma melhor entrega de serviço aliada à venda dos produtos da marca. Saiba mais sobre o projeto aqui:

A crise e a quebra dos paradigmas atuais acabaram por significar oportunidades para as indústrias acelerarem as mudanças e impulsionar novas iniciativas. Apesar da pressão para a entrega da excelência, de execução e a preocupação da preservação da marca num cenário completamente novo, as iniciativas que temos visto e o sucesso alcançado, mostram que vale muito a pena desbravar o varejo e o relacionamento direto com o consumidor final.

Se você ainda tem dúvidas, não deixe de falar conosco. Grandes marcas confiaram seus projetos de estratégia de atuação direto ao consumidor ao Grupo BITTENCOURT. Estamos prontos para apoiar sua empresa.