8 estratégias para criar experiências personalizadas e que convertem

8 estratégias para criar experiências personalizadas e que convertem

O e-commerce já era realidade antes da pandemia e no decorrer dela, as experiências com o live commerce ficaram mais acessíveis e porque não, necessárias. Com sua aceleração diante da facilidade para comprar os mais diferentes produtos e serviços, demandou como nunca o uso da tecnologia e inovação para atrair e fidelizar consumidores. Os 3, aliás, estão super conectados e os consumidores querem que isso se traduza em atendimento ultra personalizado, mas como fazer isso?

Em 2022, o Brasil registrou o maior crescimento no ano em e-commerce dentre toda a América Latina, segundo dados da empresa Retail X, no levantamento Latin America 2022. Por aqui, a receita das vendas cresceu US$ 8,1 bilhões em 2022 em relação ao ano anterior.

Os resultados são ótimos, mas sabemos que o consumidor tem altas expectativas e, para fidelizá-lo, é preciso oferecer uma experiência fantástica, tanto no ambiente físico quanto digital, além de oferecer flexibilidade e simplicidade. As melhores tecnologias, aliadas a estratégias certeiras podem levar ao cliente certo e à conversão.

Para falarmos apenas de alguns requisitos básicos para se chegar a esse consumidor no digital, consigo listar: site impecável e responsivo, plataformas inteligentes, gerenciamento e curadoria de conteúdo, de catálogo, análise de dados, gestão de pedidos, logística, entre mais uma série de coisas.

A boa notícia é que é possível entregar experiências personalizadas e com alta taxa de conversão aos clientes se associarmos métodos ágeis e tecnologia de forma integrada. Desta forma, é possível criar vínculos com a marca, confiança do consumidor e retenção por um longo período.

A seguir, destaco algumas dicas com base no que tenho visto no ambiente digital e estratégias para vender mais. Vale a pena se inspirar!

1. Invista em uma solução fácil de escalar e flexível

É importante apostar numa solução que consiga escalar, dependendo da demanda. O que significa, uma inteligência que possa ampliar ou reduzir a oferta, de acordo com o aumento ou baixa na demanda. A flutuação da demanda é incrivelmente volátil atualmente, e a inteligência por trás dessa característica de consumo pode significar a otimização de recursos.

2. Use a IA a seu favor para converter

Você precisa dar uma mãozinha ao consumidor para descobrir aqueles produtos que atendem melhor ao que desejam – aliar o que chamamos de discovery commerce com eficiência de curadoria. Para isso, recomendações personalizadas são o caminho!Para operações mais complexas, o uso de  recursos avançados de Inteligência Artificial e Machine Learning podem ajudar e muito..

3. Crie experiências únicas para o cliente

Já faz tempo que os consumidores não buscam apenas a transação comercial, eles querem viver experiências. Por isso mesmo, considero a importância de experiências personalizadas de compra, que considerem preferências, interesses e histórico de compras. Boa parte dos clientes tende a comprar mais quando recebe uma recomendação de uma empresa que conhece seu histórico de pedidos e envia sugestões com base nisso.

4. Conveniência e acesso fazem toda a diferença

Hoje em dia, os consumidores buscam a possibilidade de fazerem compras rápidas de qualquer lugar ou dispositivo, especialmente celulares. 

Sendo assim, uma plataforma de vendas digitais precisa ser bem estruturada, oferecendo fácil navegação em dispositivos móveis e uma boa experiência de compra. Estar atento aos dispositivos de voz, também é importante, já que as novas gerações já estão habituadas a conversar com os mais diversos dispositivos, inclusive para fazer compras!

5. A operação precisa ser otimizada com tecnologia unificada

Uma das maiores dificuldades da operação, seja do varejo ou do ecommerce, é lidar com sistemas legados – ou seja, sistemas que já existiam na companhia e que oferecem barreiras para a integração com outras plataformas mais modernas. Então, sempre que possível, utilizar uma tecnologia que oferece diversas soluções em uma única plataforma passa a ser mandatário (e também um desafio).

6. Consistência: Uma jornada integrada faz toda a diferença

A boa experiência da compra online é resultado também de canais integrados – isso ajuda a gerar experiências memoráveis e que engajam. Um bom trabalho em mídias sociais pode ser eficiente para gerar interações (incluindo entre clientes e que é chamado de “advogados” da marca – aqueles consumidores que acabam sendo os defensores da marca e influenciando outras pessoas) ou entre a própria empresa e consumidores.

Outra necessidade básica é investir na integração total dos canais de venda, permitindo que a compra seja feita online e retirada na loja física, por exemplo. Para que dê bons resultados, essa experiência deve ser fluida.

7. Dados coletados, devem ser usados

Dados são muito valiosos, se bem usados. Ter acesso aos dados do cliente é a parte simples do processo, usá-los de forma a beneficiar o negócio é onde mora a complexidade. Eles representam uma oportunidade de cativar o cliente, identificar oportunidades de venda, explorar inovações de produtos e identificar oportunidades ainda não percebidas.

Uma boa análise de dados, que consiga separar o que é valioso do que pode ser descartado, é mandatória.

8. Live commerce a próxima fronteira

E não dá para falar de e-commerce sem citar o live commerce. A tecnologia que alia a experiência do mundo físico com o ambiente digital, oferecendo personalização da oferta, proximidade e conexão em tempo real, tem sido considerada a maior evolução do modelo de negócio em e-commerce.

Trazer inovação para o modelo não é tarefa fácil, porém possível. Os desafios são grandes, mas as oportunidades compensam pelos resultados. O futuro do e-commerce (e do live commerce) é altamente promissor. Diante de toda a tecnologia disponível, as possibilidades de se destacar nessa área são muitas. Que tal em 2023 apostar nisso?