O que é Live commerce e o ano da Live Friday

O que é Live commerce e o ano da Live Friday

Talvez o que é live commerce você já conheça – aquele modelo de venda online que consegue levar para o e-commerce a humanização que se vê nas lojas físicas, colocando a loja dentro do vídeo, e fazendo com que as vendas aconteçam numa única plataforma. 

Mas o que ainda te contaram, é a última novidade. Ela é quentíssima, então se prepara!

Não vai ter Black Friday esse ano.

Isso mesmo. 2021 vai ser o ano da Live Friday! Uma verdadeira virada na estratégia digital das empresas para essa data tão importante do varejo.

A Black Friday você conhece bem, é uma data importada do varejo americano e que tem um significado bastante forte – ela introduz todo o movimento das compras de Natal por meio de ofertas exclusivas e descontos realmente significativos para o consumidor aproveitar nessa única data – que é considerada como a melhor do ano para comprar com preços menores. E, esse ano, cai em 26 de novembro.

Mas, em 2021 a Black Friday ganhou contornos ainda mais interessantes para o varejista. Temos visto aqui na StreamShop – plataforma de live commerce investida pelo Grupo BITTENCOURT em 2021, um movimento frenético em torno da preparação do que temos chamado de Live Friday – a Black Friday totalmente inserida no universo do Live Commerce.

A data conhecida por apresentar descontos exclusivos por tempo limitado é um direcionador importante para trabalhar novas estratégias de vendas, pensando na escassez da oferta. Considerando que as lives têm dado ainda mais força para as compras por impulso e oferecem um senso de urgência para a tomada de decisão do consumidor, a tendência é que as marcas passem a associar o evento da Black Friday a essa estratégia do live commerce.

E o casamento entre descontos exclusivos por tempo limitado no e-commerce com uma ação mais humanizada e direta tem tudo para dar certo. As interações são reais, a construção de vínculo da marca com o consumidor é espontânea e as vendas acontecem ali mesmo, durante a transmissão na mesma plataforma. A transmissão ao vivo de vídeo fornece o elemento de viver o momento, o bate-papo cria a conexão entre o host, o espectador e outros espectadores e os descontos por tempo limitado dão o tempero extra.

Com o crescimento e popularização do live commerce no Brasil, sobretudo após o início da pandemia, estamos considerando um incremento de ao menos de 300% na busca pelo live commerce para o período. Algumas marcas que ainda não tinham experimentado o live commerce estão escolhendo a Black Friday para fazer essa primeira iniciativa.

Segundo o Emarketer, apenas na China as vendas do live commerce chegarão a US$ 131 bilhões em 2021 e serão responsáveis por 37,4% do total das vendas do social commerce no país. A transmissão ao vivo deve ser um grande impulsionador do crescimento das vendas na internet e, por isso, a estratégia é apontada como a grande promessa para os futuros negócios brasileiros. Além disso, essa nova modalidade está ganhando o coração dos consumidores por unir atendimento humanizado à conveniência e facilidade do e-commerce. 

E aí? Quer aproveitar a data para vender mais e mais rápido? Então fala com a gente, a StreamShop vai cuidar de tudo pra você aproveitar ao máximo a primeira Live Friday do varejo nacional!

 

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo BITTENCOURT e diretora de relações institucionais da StreamShop. https://streamshop.com.br/

Conheça a Streamshop e o que o live commerce pode fazer pelo seu negócio.

Atualize-se

Fale conosco!

Recentes