Como fazer uma empresa crescer

Como fazer uma empresa crescer

Muitos empresários têm a mesma dúvida: como fazer uma empresa crescer?

É preciso ter em mente que existem vários fatores envolvidos nesse processo, e é necessário estar atento a todos eles para alcançar o sucesso.

Neste artigo, falaremos sobre os principais aspectos que você deve considerar na hora de crescer seu negócio.

Em primeiro lugar, se você quer crescer e sustentar o negócio, cuide da base, da estrutura e dos pilares que vão levar seu negócio ao crescimento sustentável.

Não é novidade para o meio empresarial o que faz os negócios prosperarem e terem sucesso.

O que talvez não esteja tão claro é que, para alcançar esse sucesso, existem alguns pilares que são importantes e devem ser preservados ao longo da jornada da empresa.

Até o século XX, os clássicos de administração traziam a teoria de que para ter sucesso as empresas precisavam se sustentar em três pilares: estrutura organizacional, processos e pessoas.

Isso continua sendo uma verdade. Porém a partir do século XXI, com o avanço da tecnologia e a transformação digital que vem acelerando o processo de evolução das empresas e mudando comportamentos, usos e costumes dos consumidores, esses pilares precisaram ser reforçados.

A empresa que hoje não consegue acompanhar ou sair de sua zona de conforto para realizar transformações significativas e adequadas ao novo momento que estamos vivenciando, irá perder sua relevância e parar de crescer.

A grande indagação que sempre faço é: como crescer e se sustentar nesse mundo tão competitivo e volátil se a base de sustentação da empresa é frágil?

Os três pilares para o crescimento de empresas

Quando cito que no século XXI os pilares precisaram ser reforçados, estou me referindo a um grupo de novas ações, estratégias e atributos que deixaram de ser só teoria e começaram a ser aplicadas na prática e no dia a dia das corporações.

A Estrutura Organizacional, que deve estar alinhada com as estratégias de crescimento da empresa, agora ganhou o reforço da Estratégia e Governança para ter condições de ser implementada e trazer os resultados projetados.

O outro pilar, o de Processos, há muito recebeu a companhia das tecnologias digitais como o big data, a inteligência artificial, a machine learning e outras tantas.

Isso permitiu que as empresas tivessem acesso às informações que precisam sobre seu consumidor e toda a cadeia em volta dos seus negócios em tempo real, tanto no Brasil como em todo o mundo.

A partir do conhecimento gerado por dados, tornou-se possível evoluir para a geração de novos negócios e escalar. Ou seja, os processos ganharam agilidade com o digital.

No entanto, mais do que nunca, precisam ser bem definidos. O resultado disso é uma melhor gestão do negócio, ganhos de produtividade e a condição de inovar permanentemente.

Já o pilar de Pessoas, esse sim está mais completo como sempre mereceu. Isso porque ganhou reforço da cultura organizacional e do propósito.

Se estes dois pontos não estiverem definidos e disseminados na organização, as pessoas podem não gerar os resultados que são capazes com as competências que possuem.

Tanto a cultura como o propósito são como a alma da organização, e sem esses pontos, a empresa pode não fazer sentido na vida das pessoas, dos clientes, dos colaboradores e demais stakeholders.

Não tem estratégia, estrutura, governança, processos, manuais e tecnologias que resistam se as pessoas não estiverem engajadas e seguras de que fazem parte de algo maior e mais significativo para suas vidas.

Muitas vezes, as empresas enfrentam grandes desafios e dificuldades de gestão, perdem dinheiro, não retém talentos e não conseguem identificar as causas com precisão.

Para contrariar essa realidade, investem nas melhores tecnologias sem muito resultado.

Apesar disso, o principal problema pode estar nos pontos colocados aqui, porque eles representam os pilares de uma empresa saudável, e se não estiverem alicerçados, como a própria definição das palavras, tudo que estiver atrelado a eles pode ruir a qualquer tempestade.

Agora, para te ajudar de forma prática a entender como desenvolver seu negócio, preparamos um passo a passo de como fazer uma empresa crescer. Confira a seguir:

Passo a passo de como fazer uma empresa crescer

Qualquer empresário quer que sua empresa cresça. Mas como fazer isso acontecer?

Infelizmente, não há uma resposta única, mas existem alguns princípios básicos que todas as empresas podem seguir para promover o crescimento.

Veja abaixo o que consideramos o melhor passo a passo de como fazer uma empresa crescer:

1. Plano de negócios

Para fazer uma empresa crescer, é preciso elaborar um plano de negócios sólido.

O plano deve definir metas a serem alcançadas, bem como os meios para alcançá-las. Além disso, deve ser revisado periodicamente para garantir que a empresa esteja no caminho certo.

Sendo assim, planeje seus objetivos e metas para o negócio e se questione: o que eu quero alcançar? Como vou chegar lá? Quais são os prazos?

Ter um plano de negócios claro é crucial para o sucesso de qualquer empresa.

2. Voz do cliente

Outro ponto importante de como fazer uma empresa crescer é ouvir a voz do cliente.

Isso significa entender o que o cliente quer e precisa, e oferecer produtos/serviços que atendam às suas expectativas.

Para isso, é preciso estar sempre em contato com o cliente, coletando feedbacks e monitorando as tendências do mercado.

Conheça seus clientes. Quem são eles? O que eles precisam? Quais são seus desejos e expectativas? A melhor maneira de atender às necessidades dos seus clientes é compreendendo-os completamente.

3. Treinamento da equipe

Uma equipe capacitada é fundamental para o crescimento da empresa. Por isso, é essencial investir no treinamento constante dos funcionários.

O treinamento deve abranger todas as áreas da empresa, desde o atendimento ao cliente até as técnicas de produção/gestão.

Capacite sua equipe. Seus funcionários são a cara da sua empresa. É importante que estejam bem treinados e motivados para representar o negócio da melhor maneira possível.

4. Inovação

A inovação também é fundamental para o crescimento da empresa.

Afinal de contas, é preciso estar sempre em busca de novas idéias e soluções para solucionar os problemas enfrentados pelos clientes.

A inovação também pode ser aplicada na forma como a empresa se comunica com o mercado, oferecendo soluções originais e inovadoras para os consumidores.

Por isso, vale a pena se manter sempre aberto às novas ideias e tecnologias que possam ajudar o negócio a prosperar.

5. Divulgação e marketing

Para tornar-se uma empresa de sucesso, também é preciso investir em divulgação e marketing.

Isso significa escolher as melhores ferramentas para divulgar os produtos/serviços da empresa, bem como realizar campanhas publicitárias eficientes que chamem a atenção do público-alvo.

Divulgue e faça marketing de sua empresa com inteligência. Uma boa divulgação é crucial para o crescimento de qualquer empresa, mas é importante investir em marketing de qualidade, que realmente traga resultados positivos.

6. Gestão financeira

Se você quer saber como fazer uma empresa crescer, não pode deixar de dar atenção ao controle das finanças.

A gestão financeira é uma parte crucial do crescimento de qualquer organização, pois permite que você invista corretamente no negócio e evite problemas futuros.

Esse trabalho consiste em monitorar constantemente as despesas e receitas, além de investir de forma criteriosa nas áreas que realmente necessitam de uma atenção maior (como as que dão maior retorno).

7. Mapa de oportunidades

O mapa de oportunidades serve como um guia para as ações que serão desenvolvidas pela empresa a partir das oportunidades de crescimento e investimento disponíveis no mercado.

São alguns exemplos presentes dentro de um mapa de oportunidades: pontos de inovação, investimentos necessários, parcerias estratégicas, entre outros.

Gostou do passo a passo de como fazer uma empresa crescer? Então não deixe de aplicar cada ponto dentro dos processos do seu negócio!

Há mais de 3 décadas  o Grupo BITTENCOURT, ajuda empresas no seu processo de organização com o objetivo de que cresçam de forma saudável e perene.

Nossa metodologia é pautada nos pilares que foram citados neste artigo, porque não acreditamos em expansão de negócios se a empresa não estiver estruturada para suportar essa expansão.

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CLAUDIA BITTENCOURT, Sócia Fundadora e Presidente do Conselho Consultivo do Grupo Bittencourt, Mentora e Conselheira nas áreas de Desenvolvimento Organizacional com foco nas  empresas Franqueadoras e Familiares; Embaixadora Certificada do Capitalismo Consciente no Brasil.