Grupo Bittencourt
Grupo Bittencourt

O que são royalties: entenda como eles impactam o universo do franchising

No mundo do franchising, é importante estar atento aos direitos e deveres de ambas as partes. Isso inclui a necessidade, por exemplo, de suporte aos franqueados e, em contrapartida, a cobrança de taxas. Uma das taxas mais relevantes a considerar no sistema de franquias são os royalties.

Entender melhor o que são royalties é essencial para saber como implementar uma gestão eficaz dentro de uma rede de franquias. Nesse sentido, já surgem questionamentos importantes sobre se é obrigatório ou quanto exatamente deve ser cobrado, por exemplo.

Oferecemos respostas a essas e outras perguntas neste artigo. Confira!

O que são royalties?

Começamos com a pergunta principal: o que são royalties em uma rede de franquias? 

No franchising, os royalties são as taxas periódicas que se referem ao direito de usar de forma recorrente a marca de uma empresa franqueadora e que também remunera os serviços prestados pela franqueadora ao franqueado.

É por meio dessa remuneração periódica que a franqueadora consegue os recursos para estruturar a rede, organizar estratégias de crescimento e trazer resultados com a operação de uma rede de franquias

Para a franqueadora, os royalties são importantes para remunerar a cessão de uso da marca, que lhe é protegida por lei e pelos custos da transferência de know-how. 

Para o franqueado, é um aspecto que ajudará a sustentar a rede e garantir que a franqueadora continue investindo no negócio, na orientação constante dos franqueados, na inovação em produtos e serviços, na expansão e na disseminação de boas práticas para todos.

Algumas características dos royalties em uma rede de franquias:

  • Remuneram a transferência de know-how e de suporte por parte da franqueadora;
  • Fomentam a expansão da rede para novos mercados  e garantem sua sustentabilidade;
  • Financiam o investimento em inovação, tecnologia, pesquisa;
  • Oferecem os recursos necessários para melhorar produtos/ serviços, entre outros.

Ou seja, são fundamentais para a garantia do sucesso da rede, com benefícios mútuos para ambas as partes. 

Para o franqueado, não é somente uma obrigação de franqueado, mas um investimento constante na marca e nos serviços que podem garantir melhores chances da sua unidade dar certo.

Qual é a diferença entre royalties e taxa de franquia?

É muito comum que haja dúvidas a respeito da diferença entre royalties e taxa de franquias. 

 Os royalties, como você viu acima, representam um valor pago mensalmente pelo franqueado à franqueadora para garantir transferência de conhecimento, disseminação de boas práticas para toda a rede, estímulo à expansão da rede, melhorias de produtos e investimento em inovação. 

 Já a taxa de franquia corresponde a um valor pontual, pago no começo de um ciclo contratual.

Benefícios dos royalties em uma rede de franquias

Os royalties são fundamentais em uma relação franqueador-franqueado, e algumas das vantagens incluem:

Remuneração pelo uso da marca

Um dos pontos é justamente o que já falamos: a remuneração pelo uso da sua marca. A marca representa não somente um nome ou uma logo, mas tudo o que foi construído até então. 

Todos os anos de histórias, de conquista, de trabalho, de sucesso com os clientes, de construção da reputação, etc.

Toda essa construção desse ativo intangível, para ser compensado, precisa envolver valores em uma relação de franchising.

Suporte constante

Pela lei, a franqueadora deve oferecer suporte e estar disponível para lidar com as demandas dos franqueados. 

Para garantir isso, os royalties são uma ótima ferramenta para que essa estrutura de suporte seja mantida. 

Eles também permitem que a empresa tenha uma estrutura de inovação capaz de trazer novidades em ferramentas para melhorar a condução e gestão da rede

Padronização de processos

Processos são indispensáveis para que uma rede se torne mais consistente e cresça de forma estruturada. Os royalties permitem inclusive que haja investimento em tecnologias capazes de ajudar no mapeamento e no redesenho de processos.  

Ou ainda em consultorias especializadas que possam levar o conhecimento de forma estruturada até o franqueado.

Transmissão de know-how

Outro fator de extrema importância é a transmissão do know-how. Ou seja, os royalties ajudam a franqueadora a desenvolver essa estrutura de transmissão de conhecimento, educação, treinamento e capacitação. 

São pontos necessários e que devem ser garantidos. 

Com o crescimento da rede, a estruturação de programas educacionais utilizando plataformas tecnológicas acabam sendo o caminho viável para ganho de escala e excelência na transmissão e reciclagem do conhecimento.

Estrutura completa

Além disso, os royalties são importantes, em geral, para que a estrutura da rede se mantenha, como já foi falado. Para que o franqueador consiga oferecer todo o apoio e garantir a continuidade da estrutura em si

Como calcular o valor dos royalties

Uma das dúvidas quando se analisa o que são royalties e a importância deles é como calcular esse valor. Nesse sentido, é importante ter em mente que essa taxa varia bastante a depender do negócio e do tipo de negócio.

Por vezes podem ser cobrados como um percentual do faturamento da unidade, outros sobre as compras realizadas pela franquia, ou ainda o pagamento reverso entre outros. A forma de cobrança deve também ser avaliada por meio de um planejamento tributário que possibilite a viabilidade e melhor alocação dos recursos.

Como Calcular Royalties

É importante destacar que a cobrança de uma taxa de royalties não é necessariamente obrigatória. Tudo depende de como a empresa se estrutura internamente e como decide gerenciar a rede. 

Conheça nossa solução de formatação de franquias e garanta a ajuda que você precisa para expandir sua organização.

Conclusão

Depois de entender melhor o que são royalties e quais são os mecanismos que regulam essa taxa, as empresas conseguem então avançar para de fato estruturar melhor sua rede de franquias. 

Assim, é possível obter recursos para oferecer suporte, educação e capacitação, bem como para garantir a inovação e a melhoria dos produtos/serviços.

Com isso, o franchising se torna positivo e benéfico para a organização, de modo a garantir a expansão desejada.