Foi em 2017 que a Le Biscuit, marca baiana de varejo de variedades com mais de 50 anos de mercado, procurou o Grupo BITTENCOURT para apoiar a marca por meio de um estudo preliminar na identificação do potencial do negócio para expansão via franchising.
Foram feitas diversas reuniões de apresentação, alinhamento de expectativas, além de visitas de campo e entrevistas com os sócios e equipes da marca.
Ao mesmo tempo, levamos também um aprofundamento para a varejistas sobre o mercado de franquias, suas particularidades e melhores práticas de atuação para que o cliente pudesse entender de fato a complexidade e responsabilidade envolvida numa expansão por meio de franquias.
As premissas do modelo de negócio foram definidas considerando desde os canais de distribuição até as políticas comerciais.
Com esse primeiro estudo, a Le Biscuit conseguiu vislumbrar uma nova oportunidade de ganho de mercado – por meio de um plano de expansão em todo o território nacional, com parceiros estratégicos franqueados com um perfil capaz de fazer dar certo. Surgiu então o Le Franchise – focado em municípios com até 200 mil habitantes.
Uma das preocupações principais da marca era a definição clara se o modelo de franquias seria aderente ao negócio da Le Biscuit. O que se mostrou realidade ao longo de todo o trabalho. A viabilidade da operação também foi positiva do ponto de vista do franqueado e da empresa franqueadora. Como visão de futuro, a expansão também já tinha como norte a ampliação dos canais de distribuição como o e-commerce que foi lançado em 2020 e a venda direta em 2021 (o Le Consultores).
O Grupo BITTENCOURT se mantém próximo e ativo junto ao cliente na captação de candidatos à franquia. A rede soma hoje mais de 145 lojas próprias e 7 franquias – 4 na Bahia e 3 em Pernambuco – outras 3 em fase de implantação, dessa vez incluindo também o estado do Maranhão. No segundo semestre a marca já possui 10 franqueados aprovados no processo de seleção para a implantação de novas lojas. O capital inicial para investimento numa operação da Le Biscuit é de 1,5 milhões de reais com retorno em 36 meses de operação.
A marca oferece assessoria na escolha do ponto, layout, treinamento do franqueado e da equipe, manuais de operação, implantação e gestão – todos desenvolvidos pelo Grupo BITTENCOURT -, consultoria de campo, além de apoio na gestão das compras.
Quer conhecer mais sobre a franquia Le Biscuit?