Grupo Bittencourt
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O protagonismo das empresas para a construção de um futuro melhor

Acompanhamos uma sessão super especial na #NRF2024 com Deloitte e PepsiCo que trouxe a ênfase na importância de abordagens sustentáveis e inovadoras nos negócios, ressaltando a necessidade das empresas se adaptarem às mudanças demográficas dos consumidores, às tecnologias em evolução e aos desafios ambientais.

PEPSICO & DELOITTE

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Steven Williams, CEO da PepsiCo Foods e Michael Jeschke, Deloitte na NRF 2024 | Foto: Alicia Esposito (Retail Touch Points)

Não é de hoje que temos falado sobre o quanto as empresas devem assumir seu papel de protagonismo nas mudanças que desejamos ver no mundo nas questões sociais e ambientais. E é isso que a Pepsico tem feito. A companhia reforçou seu compromisso com emissões de carbono, alcançando ser uma companhia carbono zero até 2040. Para isso, foi necessária uma transformação em sua cadeia de valor e o desenvolvimento de um sistema alimentar mais sustentável. A abordagem centrada no consumidor da PepsiCo visa criar impactos positivos não apenas para os consumidores, mas também para sua equipe, clientes e acionistas, usando energia renovável, reduzindo emissões, conservando água e promovendo parcerias para práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de suprimentos. Um compromisso assumido com os stakeholders, um passo fundamental nesse processo.

A transformação digital da PepsiCo também foi um tópico chave. A empresa tem usado a tecnologia para análises avançadas de dados e inteligência artificial para entender comportamentos e preferências dos consumidores, ajudando a personalizar produtos e estratégias de marketing. Isso faz parte de uma iniciativa mais ampla para se manter à frente no cenário digital em rápida evolução.

Fachada Da Fabrica De Itu
Fachada da fábrica da Pepsico em Itu | Foto: Divulgação

E quem ouve sobre PepsiCo e só se recorda do refrigerante que leva o nome da marca, melhor se atualizar. A PepsiCo já há algum tempo tem desenvolvido um olhar para saúde e bem-estar, diversificando seu portfólio de produtos para incluir opções mais saudáveis, em resposta à crescente demanda do consumidor por escolhas alimentares nutritivas e sustentáveis. Esta mudança não só se alinha com as tendências dos consumidores, mas também reforça o compromisso da PepsiCo em promover comunidades mais saudáveis.

Em todas essas iniciativas a empresa busca parcerias com outras empresas e organizações para impulsionar a inovação e sustentabilidade. Essas colaborações são cruciais para a troca de conhecimento, recursos e tecnologias, facilitando soluções mais eficazes e abrangentes para os desafios enfrentados na indústria de alimentos e bebidas. Afinal, como diz a máxima, “Juntos se vai mais longe”.

E nada disso acontece sem uma cultura forte e com uma liderança engajada com todas essas transformações. Os líderes da PepsiCo desempenham um papel fundamental na multiplicação de uma cultura de inovação, sustentabilidade e centralidade no consumidor, garantindo que esses valores estejam profundamente integrados nas operações e estratégias da empresa.

Mas afinal, lendo tudo isso, o que de prático você pode aplicar na sua empresa agora?

  1. Adaptar-se às Mudanças do Consumidor: Entender e responder às mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores, com tecnologias avançadas como análise de dados e inteligência artificial para melhor compreender e atender às suas demandas.

  2. Sustentabilidade e Parcerias estratégicas: Implementar práticas sustentáveis em operações e cadeias de suprimentos, visando reduzir o impacto ambiental. E para isso, criar um processo colaborativo com outras empresas que fazem parte da cadeia de valor.

  3. Foco no que importa: Estar atento às exigências do mercado. Muitas vezes essas exigências vão te obrigar a expandir portfólio para incluir opções que muitas vezes podem culminar na criação de uma nova unidade de negócios e uma nova fonte de receita.

  4. Cultura Corporativa Forte: Desenvolver uma cultura empresarial que valoriza a inovação, a sustentabilidade e a centralidade no cliente. Alinhar essa cultura com o propósito da empresa, seus valores e os impactos que desejam causar no mundo.

  5. Compromisso com a Sustentabilidade e questões sociais: Estabelecer metas claras para reduzir as emissões de carbono e promover a responsabilidade ambiental. Do ponto de vista social, garantir a diversidade e a inclusão no time, na comunicação e nos projetos estratégicos da companhia.

  6. Liderança Proativa: Líderes devem inspirar e conduzir a mudança, promovendo a cultura e assumem o papel de verdadeiros guardiões da execução dos projetos desenhados em inovação, sustentabilidade e transformação social.

Muitas inspirações que podem ser empregadas desde já na sua empresa. Nada melhor do que se espelhar em uma companhia global que tem feito a diferença no mundo.

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