Grupo Bittencourt
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Relacionamento: Franqueador X Franqueado

Hoje em dia o relacionamento com seus clientes é uma prática que a grande maioria das empresas adotam, buscando cada vez mais fidelizar e estar próximo do seu consumidor.
Numa rede de franquias, os franqueadores têm orientado/sugerido aos seus franqueados esta prática, pois afinal são eles que estão em contato direto com o consumidor final daquela marca ou produto.
Porém, o que muitos têm de pensar é que os franqueados são seus clientes e portando, o franqueador tem que praticar esta mesma filosofia, pensando sempre nos direitos e obrigações do franqueado. Chega de “faça o que eu mando, mas não faça o que faço”.
Para implementar uma política de relacionamento sustentada, o franqueador deve ter claro que a base de solidez do relacionamento Franqueador – Franqueado esta fincada em um tripé que reflete em toda a rede, ou seja:

  • Disposição do Franqueador representa querer fazer. É estar aberto à sugestões, promover encontros com grupos ou individuais, propor soluções, enfim, é estar muito próximo da rede.
  • Interesse do Franqueado é ter vontade de aprender, de participar, de dividir, de contribuir.
  • Ética e Transparência sempre pautando as atitudes e comportamento, tanto do Franqueador quanto do Franqueado, que devem adotar em todas os momentos do relacionamento.

Pois só assim se consegue ter uma relação sincera e aberta, contribuindo sobremaneira para uma relação saudável e duradoura, senão corremos o rico de construir uma base sob um monte de areia.
*Márcio Gasperini é Superintendente de Franquias da imobiliária Paulo Roberto Leardi