É quase impossível falar sobre o sistema de franquias e não associá-lo às questões de padronização, suporte e sucesso nos negócios.
O brasileiro está cada vez mais obcecado em ser o dono do seu “próprio nariz” e certo de que ganhar dinheiro é possível, ou seja, basta aplicar seus investimentos ou economias de anos de trabalho árduo em um sonho que geralmente vem das recordações do passado ou pelo fato de ter habilidade ou conhecimento de um determinado ramo de negócio.
Mas como abrir o negócio de forma planejada, estruturada e, o melhor, padronizada? Para que o negócio ganhe “corpo” e vida própria, são imprescindíveis: divulgação da marca, formação de sua clientela, controle do fluxo de recebimento e pagamento, adaptação às necessidades do mercado e inovação perante a concorrência e contratação de profissionais qualificados para atuação em determinadas áreas.
Com tantas atribuições para que o próprio negócio consiga deslanchar, a franquia torna-se uma excelente opção aos empreendedores iniciantes – tendo em vista que o investimento em um negócio já existente, com histórico de sucesso e com marca consolidada, além da transferência de know how pela franqueadora aos franqueados – pode reduzir bastante o risco para o capital desse empreendedor.
O grande desafio para os empresários que têm planos de expansão com franquias está na identificação e seleção do parceiro ideal, ou seja, aquele que melhor apresente as características compatíveis com o negócio. A transferência do know-how deve ocorrer de forma clara, transparente e mais detalhada possível (geralmente em forma de manual de franquia ou procedimentos operacionais). A preocupação do franqueador para eliminar as dúvidas mencionadas não está simplesmente nesta atividade, mas também em estruturar os processos internos para suportar o crescimento da rede e disponibilizar equipe de gestão para acompanhar a performance e atuação das unidades.
Manter um bom relacionamento com a rede de franquias, fornecendo respaldo e exercendo parceria constante certamente contribuirá para a melhor gestão e a transferência de know how na rede.
Júlio Cesar Betini Datílio é consultor de processos do Grupo BITTENCOURT, consultoria em redes de franquias e negócios.
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