Você está preparado para de expandir o seu negócio internacionalmente?
Check list para uma estratégia de expansão internacional de sucesso.
Se está pensado em expandir o seu negócio internacionalmente então este artigo é para você.
Saiba quais os riscos, vantagens e o que necessita fazer para abrir a sua empresa em mercados internacionais.
1.Preparação é Tudo
Um dos passos iniciais mais importantes ao adotar uma estratégia de expansão internacional é a preparação na pesquisa do mercado (ou mercados) a atingir. A preparação para expandir internacionalmente é um processo multifacetado que exige foco, capacidade e estrutura de apoio para executar a ação. Uma boa preparação apoiada por uma pesquisa sólida e equipe experiente pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso total – não basta ter capacidade financeira.
Analisar o mercado, características locais, hábitos de consumo, barreiras legais e regulamentares, a adequação cultural ao produto/serviço que oferece (product fit), canais de entrada para venda e distribuição, práticas comerciais e concorrência são alguns dos pontos chave que o vão ajudar neste caminho.
Encontrar um bom parceiro com experiência comprovada localmente no mercado pretendido é fundamental para que o seu processo de expansão corra da melhor forma – não basta conhecer o mercado, é preciso entender o mercado.
2. Instinto é bom mas não é suficiente
Há quem diga que o instinto é uma mensagem da nossa Alma. Instinto e atitude são sem dúvida fundamentais para a expansão de qualquer negócio- seja ele nacional ou internacional – mas simplesmente não é suficiente. Iniciar uma operação de negócio a milhares de kms de distância é sempre uma aposta e pode sair bem dispendiosa se não suportar as suas atividades com uma estrutura de apoio que possa crescer junto à medida que o negócio cresce.
Encontrar a estrutura adequada de apoio não só pode ajudar a tomar decisões de negócio mais estruturadas como também assegura que não ficou nenhum aspecto ou risco sem ser considerado.
3. Vontade com Capacidade
Se deseja expandir prepare a sua empresa internamente. Organize uma equipe ou nomeie um responsável pela coordenação do projeto de expansão internacional com reporte direto a sua pessoa. Por mais maduro que o seu negócio esteja no seu mercado de origem não se esqueça que está prestes a iniciar um processo de entrada num mercado novo e este processo vai exigir de você e da sua empresa. Crie um mindset interno para expansão e motive a sua equipe de capacidade para o fazer
Preparado? Portugal e Europa como próximos passos
As vantagens de expandir o seu negócio para a Europa são variadas:
1. Acesso ao Mercado Único Europeu
O Mercado Único Europeu, estabelecido desde 1993, permite a livre circulação de bens ou serviços sem fronteiras internas ou barreiras regulatórias. Uma empresa estabelecida em Portugal tem automaticamente acesso a este Mercado Interno Europeu de 450 milhões de consumidores. Tal como Brasil funciona como plataforma comercial para América Latina Portugal funciona não apenas para o mercado Europeu como também para mercado Africano.
2. Euro como moeda única
O Euro enquanto moeda única oferece inúmeras vantagens e benefícios para as trocas comerciais. Elimina riscos de flutuação de câmbio e permite funcionar sem problemas em todo o mercado único Europeu. Uma moeda única também significa maior cooperação e abertura entre mercados na Europa e por consequência maiores oportunidades comerciais.
3. Portugal como base da sua expansão para a Europa.
Portugal é hoje uma plataforma estável e atrativa de acesso ao mercado Europeu:
– Situado numa posição geoestratégica entre a Europa e África;
– Um país estável em termos sociais, custos laborais, infraestruturas de telecomunicações, transporte e logística;
– 21ª posição (entre 141 países) em termos de qualidade geral em infraestruturas e 39º lugar (entre 190) no índice de Ease of Doing Business (World Economic Forum);
– Um “hub” central do ecossistema de start-ups Europeu, com vários programas de atratividade para investimento nesta área e sede do maior evento mundial de start-ups Web Summit;
– Uma indústria relevante em turismo, sendo Portugal considerado o 8º mercado a nível Europeu (Organização Mundial de Turismo);
– Um País com inúmeros programas de incentivo financeiro para investidores internacionais, incluindo acesso a Cidadania Europeia.
Expandir o seu negócio internacionalmente abre um mundo de oportunidades novas, reforça a sua posição empresarial junto da concorrência e permite um aumento do volume de negócios com a abertura de novas fontes de receita.
Vamos crescer juntos? Fale conosco.
Pedro Rodrigues dos Santos
CEO & Country Manager Grupo Bittencourt Europa
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