A tendência de interiorização das franquias, o desejo de franqueados expandirem seus negócios e a necessidade de ampliar os canais de consumo faz com que novos modelos de franquia sejam desenvolvidos pelo mercado.
Com a estabilidade do cenário econômico nacional, os investimentos financeiros passam a ser menos atrativos e abre uma série de oportunidades para os investimentos em bens produtivos. Desta forma, o modelo de franquias contribui para que o empreendedor brasileiro possa ter uma melhor rentabilidade de seus investimentos, contando com todo o respaldo de uma marca forte, de um know-how consolidado e alguns diferenciais competitivos que estas redes proporcionam aos seus parceiros.
Além disso, temos muitas indústrias que buscam através das franquias, um canal de distribuição e vendas de seus produtos.
Com relação a estruturação, ou seja, definição dos processos, mix de produtos,estratégia de preços, atendimento, dentre outros, é realizado pelo próprio franqueador, sendo que muitas vezes, com o auxílio de uma consultoria especializada no segmento.
Vantagens dos modelos menores:
- - Investimento menor
- - Despesas fixas menores
- - Operação relativamente mais simples
- - Possibilidade de instalação em um maior número de localidades
- - Dependência do fluxo de clientes de onde está localizado (Shoppings,Supermercados, postos de gasolina, centros comerciais, etc.)
- - No caso dos quiosques, a relação contratual mais vulnerável, sendo firmado um contrato de locação entre 3 a 6 meses.
- Desenvolver um projeto arquitetônico mais enxuto e funcional; Investimento inicial o mais baixo possível e a utilização de móveis, máquinas e equipamentos funcionais para facilitar a operação e rentabilizar o retorno do negócio.
- Rever o mix de produtos: Em uma estrutura menor, muitas vezes não há espaço físico para apresentar e/ou preparar todo o mix de produtos de uma loja maior. Há que se escolher um mix de produtos adequado as necessidades de mercado, e ao mesmo tempo, estes produtos devem gerar uma rentabilidade suficiente para remunerar o retorno do negócio.
- Rever a estrutura organizacional: Com um espaço físico e mix de produtos reduzidos, não há a necessidade de ter a mesma estrutura de recursos humanos do que uma loja maior. Neste caso há que se readequar, considerando o fluxo de clientes projetados, escala de horários dos funcionários e a estrutura financeira do negócio.
- Realizar análises financeiras para verificar a viabilidade do negócio, tanto para o franqueado, quanto para o franqueador.
- Levantar o investimento inicial detalhado, capital de giro, folha de pagamentos, despesas fixas, impostos e outras taxas, etc.
- Simular /elaborar um DRE – Demonstrativo de Resultados e um fluxo de caixa.
- Calcular o ponto de equilíbrio, VPL, TIR, Payback e todos os demais indicadores financeiros.
- Fabricação própria - Se sim, verificar se a fábrica possui capacidade produtiva para atender toda a rede
- Fabricação terceirizada - Avaliar como será o controle de qualidade e a logística. Analisar se há a possibilidade de customizar o produto para as necessidades da rede
- Definir se a distribuição será própria ou terceirizada.
- Verificar se há alguma restrição jurídica /legal sobre o transporte ou a fabricação destes produtos