Você já ouviu falar em strip malls? Eles são uma oportunidade para expansão de negócios, principalmente no modelo de franquias, e, já há alguns anos, estão em ascensão no Brasil, consolidando um novo comportamento de compra do consumidor.
O modelo de strip malls está diretamente relacionado a novas oportunidades de negócios em pontos comerciais mais estratégicos e convenientes. Entenda a seguir.
O que são strip malls?
O termo strip malls significa o mesmo que chamamos de shoppings de vizinhança, centros de conveniência ou galeria comercial no Brasil.
Eles são baseados no modelo de proximidade, isso porque a localização é em pontos estratégicos para circulação de pessoas dentro dos bairros, mas não é o mesmo que uma loja de rua.
Nesses centros comerciais há uma infraestrutura comum compartilhada entre as lojas, o que facilita o deslocamento e a acessibilidade dos consumidores.
Em geral, os strip malls atraem pequenos e médios varejistas, mas o crescimento do modelo tem atraído mais e mais tipos de negócios.
Chama-se de centro de conveniência, pois a ideia é que essas pequenas galerias reúnam diversos negócios como mercados, farmácias, academias, pet shops, restaurantes, caixas de banco e outros comércios.
O crescimento dos strip malls no Brasil está relacionado a uma tendência no comportamento do consumidor: mais praticidade e eficiência nas compras e, preferencialmente, perto de casa.
Uma pesquisa da Kantar Worldpanel relevou que, na América Latina, 68% dos consumidores preferem fazer compras perto de casa.
Diferenças entre strip mall e shopping centers
Uma dúvida comum quando surge a possibilidade de investir na expansão de negócio em strip malls é sobre como esse modelo se diferencia dos tradicionais shopping centers.
O primeiro e mais importante diferencial é que o objetivo do strip mall é se integrar dentro das opções disponíveis no comércio local do bairro ou região, o que se refere ao modelo de proximidade que tem sido priorizado por muitos consumidores na hora de fazer suas compras.
Outras características relevantes dessas galerias comerciais de bairro incluem: são complexos abertos, com custos de locação menores e mix de lojas com serviços e produtos mais essenciais do dia a dia.
Já os shopping centers caracterizam-se por serem locais fechados, atraem consumidores de uma região mais ampla, sendo um destino de compra mais movimentado, a experiência é mais personalizada e os custos de locação são mais elevados, o que condiz com a maior infraestrutura fornecida aos locatários.
Importante ressaltar que não existe melhor ou pior entre strips malls e shopping centers, o ideal é entender seu público-alvo e que esses pontos comerciais oferecem experiências de consumo diferentes.
Quais são as vantagens do ponto comercial em strip malls?
A ascensão do modelo de strip malls no Brasil está relacionada às vantagens observadas por quem empreende e expande seus negócios nesses espaços.
Fluxo de pessoas
Os strip malls são planejados em localizações estratégicas dentro do bairro a fim de ser um ponto de passagem de parte dos moradores da região, ampliando o fluxo de pessoas que circulam no entorno.
Esse fluxo de pessoas é um fator positivo para marcas de diferentes segmentos que querem expandir seus negócios com solidez.
Acessibilidade
A localização dos strip malls tende a priorizar áreas de passagem e fácil acesso dentro dos bairros, como avenidas principais com acesso ao transporte público e também fácil acesso de carro.
A facilidade do acesso dos consumidores é um ponto central, sendo que essas galerias são organizadas com estacionamento em frente ao mix linear de lojas no lado oposto, sendo um local prático para compras do dia a dia.
Infraestrutura
O strip mal já oferece a estrutura de lojas e estacionamento e até de alguns serviços convenientes, como caixas bancários, máquinas de venda automática, lavanderias com autosserviço e outras opções.
Essa infraestrutura disponível é um atrativo para os clientes e entrega facilidade aos lojistas.
Portanto, os strip malls consistem em uma oportunidade para projetos de expansão de negócios, incluindo e com destaque às franquias.
O Grupo BITTENCOURT é especializado em serviços para franqueadoras, incluindo modelo de expansão de franquias viabilizando identificar oportunidades de negócios relevantes, como a definição do ponto comercial e as possibilidades dos strip malls.