Indústrias adotam modelo de franquia para ingressar no varejo

Indústrias adotam modelo de franquia para ingressar no varejo

Ao estruturar modelos de negócio para atuação no varejo com franquias, indústrias se relacionam diretamente com consumidor final e reduzem dependência dos canais de distribuição tradicionais

Visto como opção para acelerar a expansão de negócios em todos os segmentos – como varejo, serviços, saúde, alimentação etc. –  o franchising passa a ser alvo também das indústrias. Marcas consolidadas no mercado nacional e internacional desenvolveram redes de franquias, com o objetivo de eliminar ou reduzir a dependência dos intermediários tradicionais. Com esse novo canal de vendas, as indústrias ganham condição de definir políticas claras, criar processos e padrão de atendimento quanto à venda de seus produtos no ponto de venda e passam a manter um relacionamento mais próximo com os consumidores, com a possibilidade de proporcionar experiências exclusivas, fator essencial para o sucesso do varejo.. Foi o que a marca de baterias automotivas Heliar fez. Divisão Power Solutions da Johnson Controls, ela é líder mundial em baterias automotivas e trabalhava com distribuidores espalhados em todo o País, que vendiam para o mercado de reposição (lojas de autopeças, concessionárias e oficinas). A indústria identificou a oportunidade de elevar os negócios a um novo patamar de desempenho – e, seguindo a tendência mundial de organização em rede, o sistema de franquias mostrou ser a solução que buscava. Para desenvolver o plano estratégico para a atuação no canal de franquias, a Heliar contou com a consultoria do Grupo BITTENCOURT, que realizou um vasto estudo de viabilidade e planejamento, para o qual foram realizadas visitas de benchmarking para estudar o contexto dos negócios e as soluções adotadas em diferentes mercados da América do Norte e da Europa. “O modelo de franquias costuma ser usado por empresas que buscam crescimento estruturado, com bom retorno em pouco tempo. O franqueador encontra empreendedores dispostos a investir em sua marca, terceiriza a operação dentro de um modelo formatado, com regras claras e modelo de gestão eficaz, e oferece em troca a possibilidade de uso de uma marca consolidada e um modelo de negócios testado e já consolidado”, enumera Claudia Bittencourt, sócia-diretora do Grupo BITTENCOURT, consultoria especializada para desenvolvimento, gestão e expansão de negócios em todos os segmentos e que tem mais de 32 anos de experiência. Para adotar o modelo de franquias, a primeira etapa do plano desenvolvido pelo Grupo BITTENCOURT foi a revisão dos contratos com os distribuidores e a conversão desses em máster franqueados. Por conta disso, a rede já nasceu com cem unidades, em meados de 2012. A relação então passou a ser regida por um modelo mais sólido e estruturado, com regras claras e papéis definidos entre as partes.INSERÇÃO NO VAREJO O processo de adoção do sistema de franquia trouxe para a Johnson Controls outra oportunidade inédita para seu modelo de negócio: a segunda parte da estratégia consistiu na inserção dos distribuidores no varejo. Havia um cenário que sinalizava o potencial desse movimento: alguns dos antigos distribuidores já haviam iniciado a comercialização de baterias direto para o cliente, porém sem que a prática fizesse parte de um processo estruturado ou seguisse o padrão de qualidade da Johnson Controls, e com uma informalidade típica do setor. Parte do estudo do Grupo BITTENCOURT propôs identificar qual seria a experiência ideal para um cliente de baterias. Pesquisas com diversos públicos e cidades foram realizadas, e um projeto de loja modelo foi desenhado. O resultado foi a criação de uma franquia direcionada especificamente para o varejo, com uma loja-piloto inaugurada em janeiro de 2018 em Sorocaba (SP) – onde, inclusive, a Johnson Controls tem uma fábrica. O espaço foge completamente de uma loja convencional de baterias, com arquitetura moderna e espaço customizado, pensado para proporcionar ao cliente uma experiência otimizada, imbuída do DNA da marca. O mote é a praticidade: nas redondezas, a Heliar Service faz entrega e instalação grátis – com atendimento por telefone, site e até pelo WhatsApp. A meta inicial da Johnson Controls é ter cobertura nacional com a loja nos próximos cinco anos. A princípio, os máster franqueados têm prioridade para abrir novas unidades.DIRETO PARA O CONSUMIDOR O sistema de franquias vem permitindo um novo formato de negócio para a indústria – e, de quebra, uma aproximação mais direta com o consumidor. Com ela, é possível sair do contexto em que o foco sempre foi o de desenvolver e fabricar produtos que seriam distribuídos por terceiros e posteriormente vendidos por varejistas. O fabricante agora tem a oportunidade de ver de perto como seu produto está sendo trabalhado na ponta, que experiência gera para os consumidores e como interage com eles. Ou seja: é uma forma que a indústria tem de ter um controle mais direto do canal, maior proximidade da experiência que é proporcionada ao consumidor, e da utilização da marca. Esse novo contexto permite também testar diferentes configurações. “A marca pode oferecer seus produtos em uma loja tradicional, em um espaço-conceito, em um quiosque de shopping, em uma mini loja dentro de outra loja ou até em uma loja com marcas conjugadas. Dessa forma, surgem insumos para analisar as mais diversas circunstâncias e penetrar em diferentes perfis de mercado”, esclarece Claudia. “Trata-se de uma ferramenta que auxilia na revitalização dos canais de vendas e análise estratégica de outros canais que a empresa pode utilizar para ampliar a distribuição de seus produtos.” Esse movimento eleva a indústria para outro patamar. Saindo do foco de fabricação e ‘desova’ de produtos, para um entendimento mais amplo da experiência do consumidor com o produto e com a marca, e com isso, amplia as oportunidades de atender melhor seu mercado. 9º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias & Negócios O case será um dos destaques do 9º Fórum de Franquias que acontece em outubro, em São Paulo. Para saber mais, acesse: https://www.forumdefranquias.com.br/ Fonte: CDI/Divulgação