Em caderno especial sobre o mercado de franquias, o Grupo BITTENCOURT contribuiu com matérias importantes sobre o setor e sobre as tendências do mercado.
Crise reforça conceito de negócio em rede
Para Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo Bittencourt, a pandemia trouxe alguns aprendizados para o sistema de franchising, ganhos que ajudarão o setor na retomada.“Por mais surpreendente que possa parecer, ainda nos deparávamos com franqueadores e franqueados que hesitavam em adotar o digital e praticar a gestão colaborativa”, afirma.“Diante de uma crise inusitada, a maioria passou a enxergar os benefícios do ecommerce para toda a cadeia, a adotar a tecnologia como suporte para a rede e não como uma ferramenta de adição de
eficiência; a investir na proximidade e na transparência, e a tomar decisões mais rápidas.”
Novo marco legal dá mais transparência às relações comerciais
“O franchising evolui muito, hoje é um setor bastante maduro, as boas práticas que as empresas já adotavam precisavam ser incorporadas à legislação”, diz Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt. Não foram mudanças de grande impacto, observa a analista, mas que reforçaram muitos aspectos, trazendo maior transparência e segurança para o franqueado.
O caderno especial é exclusivo para assinantes