A Avaliação de Franqueabilidade, ou análise de franqueabilidade são termos comuns no franchising, envolvem um amplo estudo técnico, realizado por empresa ou profissional especializado em estratégia e finanças e conhecedores do sistema de franquias, para avaliar a viabilidade da aplicação do sistema de franquia para expansão de um determinado negócio. É o momento que o empresário deve fazer uma avaliação estratégica profunda sobre todos os aspectos que envolvem a sua marca e o conceito do seu negócio, atuais e futuro, uma vez que vai replicar esse conceito para empreendedores, além de conceder o direito de uso da marca.
Fundamentos para a Análise de Franqueabilidade
Aspecto como os citados abaixo, devem ser revisitados, e o ideal é que seja por profissionais com pensamentos e visões isentas de qualquer apego e emoção:- Visão, missão e valores;
- O conceito do negócio;
- O público alvo;
- A estrutura organizacional e de pessoas;
- Posicionamento e conceito da marca;
- As competências internalizadas e as necessárias;
- Os processos e políticas internas;
- O mercado em que está inserida;
- Tendências e comportamento do consumidor;
- Os canais de distribuição atuais e o impacto do franchising nestes canais ou, a migração futura desses canais para o franchising;
- A concorrência e o posicionamento da empresa em relação a esses competidores;