Não é apenas o varejo como foco no cidadão médio que sofre os impactos de cenários adversos. Foi isso que Philippe Schaus, CEO da Moet Hennessy empresa de bebidas premium do grupo LVMH trouxe para a sua sessão na NRF 2024.
MOËT HENNESY
As marcas de luxo, como a MOET, também têm sofrido os impactos da alta inflação que atinge vários mercados ao redor do mundo. Uma das estratégias utilizadas pela marca foi adaptar os preços em resposta a mudanças de custo e elasticidade do consumidor. Essa análise foi realizada de forma regional, de acordo com as demandas e condições de cada mercado. Esse processo inclusive serviu para dar o impulso de observar a performance das diferentes categorias de produtos com diversas regiões do mundo e fazer as devidas adaptações sobre investimentos em comunicação e distribuição.
Com esse cenário, a marca precisou reforçar estratégias para manter as receitas. Uma delas foi investir fortemente em aprimorar a experiência de varejo, particularmente em mercados de luxo. O objetivo foi criar ambientes imersivos, com as lojas exclusivas e bares de champagne super premium que contem a história da marca efetivamente. Mais uma vez vemos o reforço do quanto o legado e a história podem fazer parte de um storytelling que engaja consumidores trazendo-os para dentro desse contexto. Se não fizeram parte do passado, são os novos consumidores que vão construir o futuro da companhia. Estratégia que aproxima e ainda cria uma nova camada de consumidores, que passam a interagir e se conectar com ela.
Ainda com essa intenção de se aproximar, a comunicação digital, nas mídias sociais do mercado de moda se tornou benchmark para a MOET. Essa estratégia se mostrou fundamental para aumentar a visibilidade da marca, incluindo suas iniciativas de colaborações com artistas e celebridades.
Vimos um case de verdadeiro equilíbrio entre tradição e modernidade.
O que de prático você pode aplicar no seu negócio:
Estratégias de Adaptação: Estabelecer de forma sistemática a gestão dinâmica de estoques e alocação de recursos com base na demanda regional e condições de mercado. Isso incluir estratégias para gerenciar a inflação, incluindo ajuste de preços e compreensão da elasticidade do consumidor – ou seja, como ele reage às mudanças de preço que a inflação pode provocar.
Inovação na Experiência de Varejo: Esforços para aprimorar a experiência de varejo de luxo, criando ambientes imersivos que narram a história de um produto, e ainda melhor de uma marca que se iniciou como uma vinícola há mais de 280 anos.
Engajamento Digital e nas Mídias Sociais: Uso de mídias sociais para visibilidade da marca, destacando colaborações com artistas e celebridades para aumentar o apelo e conexão com consumidores.
Insights do Mercado Global: Observações sobre o desempenho de diferentes categorias de produtos em regiões específicas para tomar as melhores decisões estratégicas em cada mercado.
Construção de Marcas que duram: Ênfase no equilíbrio entre tradição e modernidade no marketing de forma a valorizar o que já foi construído e criar espaço para o novo.
Às vezes a marca deve ao mesmo tempo acelerar e desacelerar. Em mercados onde podemos fazer melhor, investir. Em áreas onde o consumo e o cenário estão mais lentos, retrair os investimentos.
Philippe Schaus | CEO | Moët Hennessy Tweet
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