Perspectivas e tendências do sistema de franquias

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O Ano de 2009 parece sombrio para alguns segmentos e para as empresas de grande porte. A incerteza bateu às portas das empresas e, por segurança está havendo uma retração dos investimentos, adiamento de projetos, mudança das prioridades e, enxugamento na folha de pagamento, atitudes consideradas muito coerentes e adequadas para o momento. Para as empresas endividadas, a situação tende a ser mais tensa com a elevação dos juros, retração nos empréstimos e a queda no consumo e na compra de matérias-primas. Somados, estes aspectos podem levar essas empresas a tomarem atitudes mais drásticas para garantia da sobrevivência. Medidas como cortes na folha e nas compras serão inevitáveis. Por outro lado, como em momentos de crise, sempre existe oportunidades a serem exploradas, para o Franchising esse pode ser de fato um bom momento. As empresas de pequeno e médio porte, não endividadas, devem aproveitar esse momento para focar em melhor estrutura, processos, capacitação de suas equipes e expansão do negócio para outras regiões ou outros mercados. Com o sistema de franquias a expansão o pode ser feito de uma maneira mais rápida e com investimentos menores do que com unidades próprias. O franqueado acaba financiando parte do processo de expansão das empresas que fazem opção por este sistema, ou canal de vendas. Um outro aspecto que vem sendo observado é que os pequenos investidores, aqueles que economizaram recurso para abrir o seu negócio próprio, estão enxergando no Franchising "um porto seguro", para aplicar suas economias em algo que está sob seu controle, passando a ser a melhor opção neste momento. Na franquia, o franqueado conta com o apoio de uma equipe experiente e focada nos resultados do negócio, sendo que os consultores de campo tem como missão prestar apoio e suporte ao franqueado, para que ele tenha sucesso na operação da unidade sob seu comando. Para a franqueadora o sucesso do franqueado é o seu sucesso. A relação é sempre de "ganha/ganha". Com este novo foco a visão para 2009 do Franchising no Brasil é de crescimento,nos mesmos patamares dos últimos anos, porém, um crescimento mais estruturado de empresas e empresários cautelosos. Vai existir uma busca por qualidade muito grande em todos os aspectos, pois ninguém pode perder dinheiro e nem ter custos elevados. As empresas com redes de negócios, em especial franquias, vão cuidar muito bem dos fatores que traduzirão em resultados para suas empresas. Ainda em relação as tendências no franchising o segmento de saúde voltada para a tratamentos preventivos e de longevidade vão crescer muito, tais como Spas, clínicas especializadas em tratamentos hormonais e de equilíbrio (físico, psíquico e emocional), clínicas de fisioterapias e tratamentos posturais entre outros. Consultores, prestadores de serviços, fornecedores de uma maneira geral tem que buscar excelência e competências para servir o sistema de franquias e as redes de negócios. Não existe mais espaço para equipes mais ou menos ou não capacitadas. Portanto, concluímos que o ano de 2009 será favorável para o sistema de franquias e de toda a cadeia envolvida: franqueadores, franqueados. *Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo BITTENCOURT

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