O FATOR EXPONENCIAL NO FRANCHISING

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Desde 2010 o Grupo BITTENCOURT por ocasião do Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios realiza um estudo inédito com o objetivo de dar luz a temas relevantes para o desenvolvimento das empresas do setor de franquias brasileiro. Em 2018, por meio de literaturas e estudo de pesquisas realizadas sobre o comportamento das empresas, o reunimos e adaptamos para o universo das franquias uma série de novas posturas e formas de desenvolver os negócios das companhias que tendem a ter crescimento superior no mercado seja nacional ou global. A ideia era entender como traçar caminhos para o crescimento acelerado e identificar aquelas empresas que já possuem uma cultura voltada ao crescimento exponencial. Algumas soluções práticas adotadas pelas empresas que mais crescem no mundo serviram de inspiração para a construção do estudo que teve o propósito de motivar as redes de franquia a abrirem mão do modelo tradicional de expansão e crescimento para entrarem de vez na era da exponencialidade. Era essa que permite além da escalabilidade dos negócios também o ganho de eficiência operacional e de custos, fazendo tudo mais rápido e melhor. Foram avaliados aspectos como:
  • Propósito Transformador: empresas que têm um propósito que realmente gera impacto na vida das pessoas e nos mercados em que atua;
  • Proposta de Valor: O que a franqueadora considera que a torna única em sua abordagem ao mercado e sua adequação às necessidade do consumidor atual;
  • Gestão e Formação de Equipes: Como estão estruturadas as equipes e a gestão na franqueadora sob aspectos como sinergia entre diferentes gerações, programas de inclusão e diversidade, terceirização e autonomia das equipes;
  • Ativos – Posse x Acesso: empresas que já adotaram o compartilhamento de ativos físicos e priorizam o acesso em detrimento da posse desses ativos na franqueadora;
  • Capacidade de Adaptação e Inovação nos Negócios: empresas que tem processos voltados à inovação e que estimulam o compartilhamento de ideias e boas práticas na rede;
  • Engajamento e Senso de Comunidade: empresas que criam um modelo eficaz de interação com a comunidade com que se relaciona – sejam funcionários, clientes ou franqueados;
  • Dashboards e Acompanhamento de Desempenho: empresas que se utilizam da tecnologia para medição e acompanhamento próximo dos como forma de se auto avaliar e auto gerir;
  • Transformação Digital e Adoção de Novas tecnologias: empresas que adotam algumas tecnologias quando ainda não estão totalmente difundidas para então ganhar eficiência.
Conseguimos mostrar por meio do estudo que os mais diversos tipos e portes de empresas podem se beneficiar das novas formas de se pensar a realidade que se impõe a todos nessa nova era. E, por meio dele, também conseguimos identificar o “fator de exponencialidade” nas empresas franqueadoras. Cada uma das respostas concedidas, somavam pontos para a construção desse fator. Quanto mais próximas estavam de atuarem conforme as práticas das organizações com características exponenciais maior a pontuação alcançada. No franchising o fator de exponencialidade é de 56%, numa escala de 0 a 100%. Pelo que vimos no estudo parte das empresas franqueadoras já incorporaram práticas, posturas e tecnologias que as caracterizam como empresas com cultura para crescerem de forma exponencial, para outras, ainda há um caminho a ser percorrido até que adotem efetivamente ações que possam torná-las inovadoras, alavancando os negócios e crescer mais e mais rápido. O franchising tem características que por si só já dotam o sistema de vantagens frente a outros modelos de expansão no que tange a ganho de capilaridade e velocidade de ocupação de mercado. No entanto, cabe às empresas atuantes no sistema de franquias reverem conceitos além de uma realizarem uma grande reflexão sobre o quão distante estão das  características de empresas exponenciais e, como vão se posicionar agora e no futuro, em relação a um  Propósito Transformador Massivo, à  adoção de tecnologias, aos seus ativos, à equipe, à  inserção no digital e a interação com a comunidade e como engajá-los em prol de seu objetivo maior. Embora as grandes organizações possam ter dificuldades para se adaptar estruturalmente a essa nova era, elas ainda possuem uma vantagem fundamental: o capital intelectual. As grandes empresas não ficaram grandes por acaso. A maior parte dos grandes cérebros do mundo está conduzindo essas organizações, e eles tem a capacidade de encontrar maneiras surpreendentes para capturar ou adaptar os princípios das organizações exponenciais. Só é preciso ter visão e vontade.

Claudia Bittencourt, sócia fundadora e diretora geral do Grupo BITTENCOURT

Quer saber como foi a 9ª edição do Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias & Negócios? Acesse o link: https://goo.gl/JDGL9F e veja as fotos do evento que ocorreu nos dias 2 e 3 de outubro e participe da 10ª edição em 2019!

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