Com um mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas buscam soluções para expansão de seus negócios, e o modelo de franchising vem se tornando um caminho cada vez mais adotado para alcançar esse propósito.
Entretanto, quando se fala em expandir os negócios no Brasil é preciso avaliar muito bem diversos fatores como a logística – por conta da extensão territorial – e os diferentes hábitos de consumo de cada região do país. Isso, sem falar nos detalhes que envolvem os processos de abertura de uma nova franquia, em qualquer que seja o local.
Avaliar os mercados em que se pretende atuar, assim como a estratégia de marketing e a viabilidade financeira do negócio são itens obrigatórios tanto para quem quer expandir, quanto para quem pretende investir em um negócio. Entender quem é o público consumidor e o seu comportamento de compra é um bom começo.
Hoje, quando se trata de definir para onde expandir, estamos munidos de diversas informações que colaboram na avaliação do potencial de mercado para tomada de decisão. Por exemplo, é possível identificar em regiões ou áreas específicas quantos habitantes há dentro da faixa de potenciais consumidores, qual o seu poder aquisitivo, se há a presença da concorrência e outros pólos geradores de fluxo de possíveis consumidores. Também podemos investigar qual o consumo de determinado segmento dentro da área estudada e outras informações que, quando analisadas em conjunto, podem dar uma agilidade e precisão maior nessa decisão.
A análise macro da região que mostra a existência de potencial para o segmento a ser explorado, associada à escolha correta de um ponto comercial, pode representar 50% do sucesso do negócio. E a dedicação de tempo e investimento na definição do mercado de atuação é um fator que pode representar a diferença nos resultados.
Artigo escrito por Ricardo Uemura, gerente de expansão do Grupo BITTENCOURT.