Restaurant Brands, do 3G de Lemann, compra rede de fast food Popeyes

Restaurant Brands, do 3G de Lemann, compra rede de fast food Popeyes

A Restaurant Brands International (RBI), dona do Burger King e controlada pela brasileira 3G Capital, empresa de private equity que tem entre seus sócios Jorge Paulo Lemann, anunciou a aquisição da rede de fast food americana Popeyes a US$ 79 por ação, avaliando a companhia em US$ 1,8 bilhão. A oferta representa um prêmio de 19% em relação ao preço de fechamento das ações da Popeyes na sexta-feira (17). “Hoje, o Popeyes é uma das maiores redes de serviço rápido de frango do mundo, com mais de 2,6 mil restaurantes nos Estados Unidos e 25 outros países ao redor do mundo e a sua presença global complementará o portfólio existente da RBI de mais de 20 mil restaurantes em mais de 100 países e territórios”, informou a empresa em comunicado. Após a conclusão da operação, prevista para abril, a Popeyes será administrada de forma independente nos EUA. A RBI planeja continuar a desenvolver a marca nos mercados americano e internacional nos próximos anos. A aquisição será o primeiro grande negócio da Restaurant Brands, formada em 2014 pela fusão do Burger King com a Tim Hortons. Os diretores da RBI já tinham anunciado que estudavam a compra de outras marcas, nas quais pudessem aumentar os lucros por meio do corte de custos e da franquia de lojas. "A Restaurant Brands pode cortar pela metade as despesas gerais, de vendas e administrativas nos próximos dois anos, e seus parceiros de private equity podem impulsionar a expansão internacional, já que temperos apimentados, frango e arroz são uma combinação que tende a ser popular no exterior", comentou Michael Halen, analista da Bloomberg Intelligence. “A operação encaixa perfeitamente no manual da 3G.” A Popeyes tem tido bom desempenho, com ganhos nas ações por oito anos seguidos. A executiva-chefe, Cheryl Bachelder, melhorou a relação com os franqueados, acelerou o tempo do serviço e  enfatizou a herança da marca, com pratos associados à culinária de Nova Orleans. RBI, dona da dona da Burger King e da Tim Hortons, planeja expansão internacional da Popeyes. Ela foi considerada um alvo atrativo pela RBI, porque há espaço para crescimento internacional, disse hoje o executivo-chefe da RBI, Daniel Schwartz. A rede de fast food especializada em frango tem 2.600 restaurantes no mundo, sendo a maior parte na América do Norte. "Não há razão para esta marca não multiplicar o seu tamanho", afirmou Schwartz. "Nós não vemos razão para não ligar esta empresa em nossa rede global e acelerar seu ritmo de crescimento.” Fonte: Valor Econômico

Atualize-se

Fale conosco!

Recentes