Grupo Bittencourt
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O que é análise de franqueabilidade?

A maior parte dos empreendedores tem como objetivo de negócio a expansão da empresa e, atualmente, o franchising é uma estratégia segura e eficaz para trilhar esse caminho de sucesso.

Para muitos, expandir é sempre um risco. Entretanto, existem formas efetivas de mitigar os riscos de um plano de expansão e, na área de franchising, isso ocorre por meio da análise de franqueabilidade.

O que é análise de franqueabilidade?

A análise de franqueabilidade é um estudo que antecede o plano de expansão ao avaliar a viabilidade de franquear a marca ao considerar diferentes componentes internos e externos, como:

  • solidez financeira;
  • marketing;
  • replicabilidade de processos;
  • possibilidade de transmissão de know-how;
  • imagem da marca;
  • aceitação do serviço ou produto;
  • aspectos logísticos da rede;
  • características do público-alvo;
  • estrutura jurídica.
 

Durante a análise de franqueabilidade verifica-se se esse modelo de expansão é o mais adequado às características e atual estrutura do negócio.

Esse estudo é indispensável para que o modelo seja rentável aos franqueados e à franqueadora, além de garantir a padronização da marca e o controle de qualidade.

Um negócio que não está bem estruturado em termos financeiros, comerciais, jurídicos ou operacionais, por exemplo, não terá solidez para replicar os processos para terceiros.

Assim, a análise de franqueabilidade examina tanto as oportunidades quanto as limitações antes que novos investimentos sejam realizados.

Por essa razão, o estudo de viabilidade deve ser o primeiro passo para negócios que estão considerando a expansão por meio do franchising. 

Como fazer análise de franquia?

Ao entender a relevância financeira e operacional da análise de franquia, os gestores já querem colocar esse plano em ação, mas como?

Existem diferentes formas de executar um estudo de viabilidade de franquia, sendo que o know-how neste segmento é um diferencial valioso para uma análise mais completa e realista.

Análise de franqueabilidade interna

O primeiro passo será uma análise de aspectos internos do negócio, pois se não houver robustez no modelo a ser replicado, não será viável investir na expansão nesse momento.

Um estudo de franqueabilidade efetivo deve contemplar todos os pormenores no negócio, pois qualquer gargalo poderá ser danoso em um plano de expansão.

Devem ser considerados: aspectos financeiros, contábeis, comerciais, jurídicos, de marketing, branding, relacionamento com o cliente, custos operacionais, gestão de pessoas, fornecedores, logística etc. 

Esse mapeamento já permitirá uma visão geral do modelo de negócio e sua viabilidade de expansão, entretanto, a análise de franqueabilidade também deve considerar o contexto externo.

Análise de franqueabilidade externa

Nesse segundo momento deve ser feita uma análise de mercado que considere a economia do país e o potencial lucrativo do negócio a partir de aspectos como:

  • concorrência;
  • imagem da marca;
  • posicionamento de mercado;
  • perfil do público-alvo;
  • fidelização de clientes;
  • potencial de vendas.

Essa parte do estudo visa compreender se a marca tem potencial para se consolidar em novos mercados, sendo rentável em outros contextos.

Como saber se uma franquia é rentável?

Um dos aspectos mais relevantes de uma análise de franqueabilidade é quanto ao potencial de rentabilidade da franquia.

Para isso, é preciso definir o investimento necessário para abrir uma unidade da franquia mais o potencial de rentabilidade do negócio tanto para franqueados como para franqueadora.

Entre os aspectos identificados neste momento está o tempo de retorno do investimento (ROI) e capital exigido do franqueado até que o negócio esteja estabilizado e lucrativo.

Ter esses elementos bem mapeados será um atrativo para possíveis investidores e são essenciais para demonstrar a solidez econômica e operacional da franquia.

Para que esse estudo seja realista é indispensável considerar variáveis internas e externas que comprovem a viabilidade econômica para franqueadora e franqueado.

Assim, toda a análise de franqueabilidade tem como objetivo máximo entender a viabilidade econômica do plano de expansão para a franqueadora e, posteriormente, para os franqueados.

O que faz uma franquia dar certo?

São muitos os componentes que influenciam se uma franquia vai dar certo ou não, mas alguns dos mais importantes incluem:

  • estrutura da franqueadora;
  • clareza quanto ao modelo de negócio;
  • eficiência operacional;
  • padronização dos serviços ou produtos;
  • controle de qualidade;
  • estudos de viabilidade de franqueabilidade e, posteriormente, de franquias;
  • formatação de franquias considerando demandas jurídicas;
  • qualidade do marketing e branding;
  • manuais de operação e gestão para nortear as atividades dos franqueados;
  • boa comunicação entre franqueadora e franqueados.
 

Dada a complexidade de um plano de expansão, a prática ideal é que esse investimento seja orientado por uma consultoria especializada que poderá dar suporte em todas as etapas, iniciando pelo estudo de oportunidades e análise de franqueabilidade e, posteriormente, com o plano de formatação de franquias.

Todas essas etapas garantem que a marca só dê o passo seguinte na expansão quando todos os processos estão devidamente mapeados e estruturados, a fim de minimizar riscos operacionais que se desdobram em riscos financeiros.

O Grupo BITTENCOURT é uma consultoria especializada em franquias, oferecendo suporte às empresas desde o estudo de viabilidade até a gestão e planos de escalabilidade do modelo.

Começando pela análise de franqueabilidade e com suporte especializado, os empreendedores obtêm maior segurança financeira, jurídica e operacional.