Lucro da Luxottica cresce em 2016

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O lucro por ação cresceu 5,8%, para 1,77 euro, ante 1,68 euro por ação um ano antes. “Estamos muito satisfeitos com nossos resultados e realizações de 2016. Em um ano de grandes investimentos e iniciativas para melhorar a qualidade e a competitividade do grupo a longo prazo, reportamos vendas recordes e lucro”, comentou em relatório Leonardo Del Vecchio, presidente do conselho de administração da Luxottica. A receita líquida de vendas cresceu 2,8% no ano, chegando a 9,086 bilhões de euros (US$ 9,626 bilhões). Excluindo o efeito da variação cambial, as vendas cresceram 3,9%. A divisão de varejo apresentou um crescimento de 6% no ano, para 5,558 bilhões de euros. As vendas para o atacado tiveram redução de 0,4%, para 3,528 bilhões de euros. O resultado no atacado, segundo a companhia, deveuse à adoção de uma nova política de distribuição na América do Norte e à reestruturação da rede de distribuidores na China. Em relação às regiões, a Europa apresentou crescimento de 6,9% nas vendas em moeda constante. Na América Latina, houve crescimento de 10%, graças principalmente a um avanço importante no México e no Brasil. Na América do Norte, as vendas tiveram incremento de 0,8%. O lucro operacional diminuiu 2,3% no ano, para 1,345 bilhão de euros. A queda, segundo a Luxottica, deveu-se a investimentos mais altos do que em 2015, no total de 651,6 milhões de euros. Em 2016, a companhia investiu no desenvolvimento de três grandes centros de produção e logística — que integram a produção e distribuição de lentes e armações, na Itália, nos Estados Unidos e na China. O grupo também continuou expandindo a operação em novos mercados, tanto no varejo físico quanto no comércio eletrônico. A compra da Salmoiraghi & Viganò, uma rede de óticas da Itália, marcou o fim de 2016, enquanto no início de 2017 o grupo adquiriu a francesa Essilor International, por 46,3 bilhões de euros, dando origem à maior empresa global de óculos e lentes, com participação de mercado de 32% no mundo e de 28,3% no Brasil, onde também é líder, segundo dados da Euromonitor International. Em janeiro, a companhia também anunciou no Brasil a compra da rede brasileira Óticas Carol por 110 milhoes de euros (R$ 368,6 milhões). Para 2017, a Luxottica projeta um crescimento de um dígito baixo a médio na receita de vendas. Essa previsão ainda não inclui o desempenho da Essilor e da Óticas Carol. Globalmente, a Luxottica possui 12 redes óticas — incluindo a Sunglass Hut, que opera no Brasil — e um total de 7,4 mil lojas em operação nos cinco continentes. A empresa também é dona de óculos de sol de marcas como Prada, Dolce & Gabbana, Burberry, Versace, Ralph Lauren, Michael Kors, Vogue, RayBan e Oakley. A Essilor, que deve ser integrada à Luxottica neste ano, produz lentes e é dona de marcas como Varilux e Crizal. Por Cibelle Bouças Fonte:  Valor Econômico