Existem diferentes estratégias que antecedem a abertura do negócio e que vão garantir um melhor desempenho comercial futuramente. Um exemplo é o fluxo de pessoas e, especialmente, o fluxo do público-alvo da marca.
O fluxo de pessoas refere-se à movimentação populacional em determinado lugar, o que vai influenciar a visibilidade e acesso do público-alvo ao negócio. Mapear previamente o fluxo de pessoas de uma região garante um planejamento mais acertado, principalmente durante planos de expansão.
Qual a importância do fluxo de pessoas?
O fluxo de pessoas e mais especificamente, fluxo de potenciais consumidores de determinado produto ou serviço, é influenciado por um conjunto de fatores que antecedem a abertura do negócio.
Eles incluem a presença de transporte público no local, malhas viárias, instituições próximas, como universidades, pólos empresariais, áreas turísticas, comércio local ou pólos especializados (como o Brás, em São Paulo).
Assim, um local já terá um conjunto de características de infraestrutura que determinará qual o fluxo de pessoas consolidado naquele espaço.
Ser capaz de mapear o fluxo de pessoas permite avançar para o passo seguinte, que é posicionar seu negócio em um local estratégico que seja frequentado pelo seu target, ou seja, potenciais consumidores da sua marca.
Entender que o negócio também pode ser relevante geograficamente para o público-alvo é uma forma de ir além das estratégias tradicionais de posicionamento de marca.
Em geral, elas desconsideram informações georreferenciadas fornecidas pelo mercado consumidor e que podem ser processadas em altas quantidades atualmente por meio das ferramentas de análise de dados.
Sortimento e precificação
Quando você está avaliando se um ponto comercial é relevante para sua franquia ou rede de negócios, um primeiro aspecto a ser avaliado é se seu sortimento e precificação são condizentes com o que seu público espera naquele local.
Por exemplo, mesmo que atendam ao mesmo público-alvo, o consumidor vai buscar por uma cafeteria, academia e loja de roupas em momentos diferentes do seu dia.
Assim, entender como o sortimento de produtos disponibilizados é relevante para o público inclui ser capaz de mapear em quais momentos do dia ele transita naquela região e quais experiências espera
Mapeamento do público-alvo
Como visto anteriormente, a região na qual será aberta a nova filial ou um negócio já deve concentrar determinado público-alvo.
Esse público pode oscilar durante períodos do ano, como durante as férias, e até mesmo durante o dia, de acordo com horários de entrada e saída de alunos e trabalhadores.
Conhecer essas variáveis permite um planejamento mais acertado do negócio, criando melhores oportunidades de vendas para atender ao fluxo de pessoas que corresponda ao seu target naquela região.
Planos de expansão
Se você está gerenciando um plano de expansão de uma franquia, conseguir avaliar estrategicamente onde se encontra seu público-alvo é fundamental para resultados mais sólidos futuramente.
Como as diretrizes da marca são pré-estabelecidas no que se refere ao público-alvo, sortimento e precificação, é fundamental entender que não é o fluxo de pessoas que deve se adequar ao seu negócio, mas o contrário, você que deve ser capaz de encontrar seu público-alvo no espaço urbano.
Uma possibilidade para encontrar um local que atende aos requisitos referentes ao fluxo de potenciais consumidores da marca é mapear as características de unidades de sucesso, buscando referências comuns no novo ponto avaliado.
Como saber o fluxo de pessoas?
Existem diferentes estratégias que podem ser empregadas para conhecer o fluxo de pessoas e potenciais consumidores de uma região, entretanto, elas podem variar em nível de precisão.
Um primeiro aspecto é considerar a infraestrutura presente no ponto comercial avaliado, incluindo:
- acesso ao transporte público, o que impacta a circulação de pessoas no local;
- estacionamento fácil para quem visita o local;
- acessibilidade para pedestres, com calçadas amplas e faixas;
- acesso de carros, sendo que vias de trânsito rápido são mais interessantes para grandes varejistas, enquanto pequenos e médios negócios beneficiam-se avenidas comerciais e vias arteriais que distribuem o trânsito para os bairros e são mais acessíveis;
- comércios locais, pois eles já atendem ao público local pretendido e podem contribuir no entendimento das características de consumo da região;
- instituições, sendo que a presença de universidades, escolas, pontos turísticos ou empresas influencia diretamente o fluxo de pessoas no local;
- população economicamente ativa, que consiste em mapear quem são as pessoas que se engajam no consumo naquela região.
Essas diferentes variáveis impactam o fluxo de pessoas no ponto comercial e, consequentemente, na circulação de pessoas que podem comprar seus produtos ou serviços..
Apesar de ser possível fazer esse mapeamento do fluxo de pessoas com práticas mais informais, como visitar o local em diferentes horários e contagem de pessoas, ferramentas específicas oferecem mais precisão e confiabilidade nesse mapeamento.
Geomarketing
O geomarketing inclui as práticas de marketing que usam informações espaciais na estruturação das estratégias comerciais do negócio.
O geomarketing pode ser aplicado para mapeamento mais acertado do fluxo de pessoas de uma região, contribuindo na tomada de decisão do ponto comercial ao ajudar a identificar se seu público está presente naquele espaço.
Reunindo diferentes métricas geoespaciais como de trânsito, mapas viários, zonas residenciais e comerciais, instituições, sazonalidades e outras, uma ferramenta de geomarketing será mais precisa e confiável na identificação do ponto comercial ideal.
A ferramenta é particularmente relevante para franquias e empresas em um processo de plano de expansão.
Esses negócios precisam encontrar o ponto comercial ideal considerando as variáveis geoespaciais e também seu próprio histórico de desempenho de outras unidades.
Uma vez que esses negócios já têm bem estabelecido qual o seu público-alvo, a ferramenta de geomarketing ajuda a identificar as melhores oportunidades na cidade de acordo com um vasto conjunto de variáveis.
Para encontrar não apenas as zonas com maior fluxo de pessoas, mas o fluxo do target na região, é indispensável contar com a assessoria e experiência de uma consultoria especializada.
A consultoria contribui estrategicamente na efetividade do plano de expansão ao ajudar na definição do perfil do ponto comercial ideal para implantação das unidades de acordo com dados históricos e análises segmentadas.
Assim, o fluxo de pessoas e do target da marca mostram-se como variáveis centrais na estruturação mais estratégica e acertada de planos de expansão de franquias, viabilizando maiores chances de sucesso comercial por meio de tomadas de decisões direcionadas por dados.
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