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Demanda de mercado: o que é, tipos e principais vantagens

Existem alguns termos econômicos que são muito citados, entretanto, em geral, sem uma explicação clara e objetiva para acompanhá-lo. Esse é o caso de demanda de mercado.

O conceito de demanda de mercado é relevante para todos, mas especialmente para empreendedores pode fazer diferença na estratégia do portfólio, catálogo e até de canais de venda da marca.

O que é demanda de mercado?

A demanda de mercado refere-se à quantidade de um produto ou serviço que o mercado consumidor consegue absorver em determinado momento.

Existem diferentes fatores que influenciam a disposição e capacidade de um produto pelos consumidores, como poder de compra, inflação, comportamento e hábito de compra, tendências sociais e até estação do ano.

A demanda está relacionada à oferta, que consiste na quantidade de um produto ou serviço disponível no mercado para compra.

Quais são os tipos de demanda de mercado?

Existem diferentes tipos de demanda, de acordo com o nível da oferta naquele momento.

  • demanda irregular: são produtos cuja procura oscila durante o ano devido fatores sazonais. Por exemplo, sorvete vende mais no verão do que no inverno;
  • demanda plena: é quando a demanda e a oferta de um produto estão equilibradas. Em geral, aqui se encaixam os alimentos básicos, caso não haja excepcionalidades na produção;
  • demanda excessiva: é quando a demanda é muito maior que a oferta. Geralmente, isso acontece quando um produto tem um aumento súbito na procura devido fatores imprevisíveis e o mercado não está preparado, como ocorreu com máscara e álcool no início da pandemia de Covid;
  • demanda declinante: é quando há uma redução constante na demanda por determinado produto. Isso acontece, por exemplo, quando itens começam a se tornar obsoletos, como foi o caso da fita cassete e depois do CD;
  • demanda latente: aqui é a chave! Consiste em produtos com demanda crescente, mas que por alguma razão ainda não há uma oferta compatível e que satisfaça os consumidores. Geralmente, são oportunidades de inovação para marcas do nicho.

Conhecer quais são os tipos de demanda é estratégico para empresários que querem uma operação mais eficiente e também buscar novas oportunidades.

Quais são as principais vantagens de conhecer a demanda?

Ao saber como os diferentes tipos de demanda de mercado impactam o segmento em que atua é possível planejar para ajustes na produção e oferta conforme há mudanças na procura.

Essa adequação já é um caminho importante para uma operação mais eficiente e alinhada com o mercado, pois evita estoque excessivo, desperdícios ou impossibilidade de atender o público.

Entretanto, a oportunidade mora na capacidade de identificar e atender demandas latentes dos consumidores. Isso é viável por meio de estratégias, como:

  • pesquisas e estudos de mercado;
  • análise dos dados de vendas e organização de históricos;
  • acompanhamento das tendências do setor e entre o público-alvo;
  • monitoramento e análise da concorrência;
  • pesquisas de satisfação e oportunidades com os clientes.

O uso estratégico de informações referentes à demanda de mercado apresenta um elevado potencial para que a marca tenha um posicionamento mais relevante.

Dados relacionados à demanda podem apontar oportunidades relacionadas a novos produtos e serviços e até mesmo repensar aspectos estratégicos, como desenvolver novos modelos de negócios ou ampliar a estratégia de canais.

Isso porque o mercado consumidor está constantemente se ajustando conforme novos contextos se firmam, como a tecnologia, o poder de compra, os comportamentos e hábitos de consumo etc.

Para auxiliar nesses processos centrais do negócio, o Grupo BITTENCOURT conta com experts para dar suporte especializado em diferentes demandas empresariais, como as oportunidades latentes relacionadas à estratégia de canais de vendas