A internacionalização de empresas é um processo que envolve expandir a atuação da empresa no mercado externo e tem sido facilitada pela globalização e a queda de barreiras físicas, econômicas e geopolíticas entre os países.
Um plano de internacionalização pode envolver diferentes práticas como a importação e exportação de produtos, produção em outros países, oferta de serviços, investimento direto, aquisições ou parcerias e outros.
O sucesso de um plano de internacionalização está diretamente associado ao planejamento e estruturação correta dessa nova empreitada da empresa.
Qual o objetivo da internacionalização?
Para estruturar um plano de internacionalização é preciso que haja um objetivo claro relacionado à essa nova fase e aos muitos investimentos necessários para tirar essa proposta do papel.
Muitas empresas buscam a internacionalização tendo em vista benefícios e objetivos como:
- ampliação do mercado consumidor;
- diversificar o know how da empresa com contextos mais amplos;
- reduzir os riscos econômicos associados ao mercado nacional;
- reduzir a carga tributária;
- expandir a marca visando tornar-se uma marca global;
- conseguir negociações mais vantajosas em termos de matéria-prima.
Portanto, a clareza nesse processo é um primeiro passo para que o planejamento da internacionalização esteja alinhado com os objetivos do negócio do mercado nacional e internacional.
Como as empresas fazem para se internacionalizar?
O passo crucial para um processo de internacionalização de empresas bem-sucedido é investir no planejamento.
Primeiramente, a empresa deve estar em um momento apropriado à expansão do negócio, o que envolve solidez financeira e bom desempenho comercial, mas ainda boa estrutura operacional e eficiência gerencial.
Mercado alvo
Ao verificar a viabilidade de expansão de negócios, o passo seguinte é identificar em quais mercados externos a empresa quer ingressar, sendo essa uma definição estratégica que deve considerar aspectos comerciais, econômicos, políticos, tributários e jurídicos dos países.
Portanto, existem diversos estudos de mercado envolvidos no plano de internacionalização para garantir a viabilidade de operação do negócio no outro país e, obviamente, de ganhos econômicos com a expansão.
Outro aspecto relevante é quanto ao público-alvo nesse novo mercado. Podem ser necessárias adequações no produto ou serviço para que ele seja mais atrativo de acordo com questões culturais, comerciais e outras.
Logística
Os estudos regulatórios também envolvem a viabilidade logística da operação em outros países, como a dependência de determinada matéria-prima, a exportação ou importação de insumos, os fornecedores disponíveis, entre outros aspectos.
As adequações no produto ou serviço também podem ser demandadas por fatores logísticos de acesso a insumos, portanto, deve ser considerado ainda durante a fase de planejamento da expansão.
Plano de internacionalização para franquias
Além das empresas que se planejam internacionalizar nos próximos anos, o Brasil tem um mercado efervescente de franchising.
A internacionalização de franquias também é uma possibilidade para expansão nesse modelo de negócio, mas as considerações passam por outros quesitos.
Um exemplo é o modelo de propriedade e expansão que a franquia deseja operar no exterior, o que não é uma consideração em outros modelos de negócio que almejam expandir sua atuação para fora do Brasil.
O franqueador pode optar, por exemplo, por ceder os direitos de uso da marca, terceirizar a operação para um operador local ou mesmo manter controle total sobre a marca no outro país.
As diferentes formas de colocar em prática um plano de internacionalização de franquias exige que haja consonância entre os diferentes envolvidos, como sócios, acionistas e até mesmo colaboradores.
O ideal é que o plano de internacionalização de empresas ou franquias seja estruturado por uma consultoria especializada, o que garante a condução desse projeto por quem tem mais know how nesse tipo de expansão.
O Grupo BITTENCOURT oferece serviços específicos na jornada de internacionalização de empresas e franquias, estruturando o projeto desde sua concepção até a implementação para maior qualidade desde a formulação até a execução desse grande projeto.