Todo empresário tem como objetivo escalar o negócio, entretanto, nem sempre é fácil saber a hora certa e, principalmente, como ganhar escala no negócio/empresa.
Ainda que a expansão e ganho de escala sejam objetivos comuns nos planos de negócio, o planejamento errado desse importante passo pode comprometer anos de esforço e trabalho.
Entender como alavancar meu negócio e também quando dar essa guinada na empresa são os focos do nosso conteúdo de hoje!
Escalar negócio: como identificar a hora certa?
Para escalar meu negócio só preciso ser lucrativo, certo? Na prática, não é bem assim.
Certamente ter um negócio lucrativo é o primeiro requisito para pensar em planos de expansão e em como alavancar o negócio, mas não é o único.
Um negócio pode estar lucrativo atualmente, mas há quanto tempo tem apresentado essa solidez financeira? Meio ano? Um ano? Ou cinco anos?
Além de ser lucrativo, há uma reserva de capital disponível que possibilite alavancar o negócio com segurança e seguindo as melhores práticas empresariais?
Um ponto muito ignorado: há escalabilidade em relação à produção e/ou fornecedores a fim de não ter riscos de desabastecimento?
Outro requisito indispensável para expandir é ter mapeados todos os processos da empresa a fim de garantir replicabilidade, seja em outra unidade como em um modelo de franchising.
Portanto, ainda que a lucratividade seja um pré-requisito para considerar a hora certa de expandir, uma análise de mercado multifatorial é indispensável para um plano mais acertado e eficaz.
Como alavancar meu negócio?
Sabendo os fatores a serem considerados para identificar a hora certa, vem a questão da vez: como ganhar escala no negócio/empresa?
Como vimos, não é só um aspecto a ser considerado para um plano de expansão eficaz. Conheça as melhores práticas a seguir.
Mapeamento interno
O mapeamento interno da empresa é o primeiro item a ser considerado se o objetivo é alavancar o negócio. Devem ser considerados fatores como:
- lucratividade e solidez financeira;
- regularidade fiscal e jurídica;
- nível de confiabilidade dos fornecedores e parceiros;
- estruturação dos processos dos diferentes departamentos;
- eficiência operacional.
Se o negócio ainda não atingiu maturidade operacional, esse é um ponto a ser trabalhado para que a expansão possa ser considerada com seriedade e segurança.
Mapeamento externo
Além dos aspectos internos, devem ser ponderados os contextos externos, como fatores econômicos e geopolíticos.
Uma crise financeira com diminuição do gasto médio das famílias, por exemplo, é um ponto desfavorável na análise quanto ao melhor momento e forma de ganhar escala no negócio.
Entretanto, mesmo com a recessão, o seu segmento apresenta crescimento e aumento das vendas, o fator macroeconômico pode não ser o determinante na decisão de expandir.
O mais importante é que para saber como alavancar meu negócio essas variáveis, positivas ou negativas, sejam estrategicamente consideradas.
O erro principal não é o de assumir riscos, mas o de inserir-se em um risco não calculado previamente.
Análise das opções de escalabilidade
Se tanto os contextos internos quanto externos são favoráveis a seguir com o plano de expansão do negócio é preciso avaliar quais são essas opções de escalabilidade para alavancar o negócio.
Por exemplo, uma forma de como ganhar escala no negócio/empresa é investir em uma nova unidade em um novo mercado, inclusive com a possibilidade de internacionalização da marca.
Expandir o escopo de atuação da marca com novos produtos ou serviços também são formas de ampliar sua participação no mercado no qual já está inserido.
O modelo de franchising também é uma opção de escalabilidade para empresas, tornando-se um franqueador e comercializando o direito de uso da sua marca já consolidada.
Contratar uma consultoria especializada
Uma etapa indispensável em como alavancar o negócio – e que muitas vezes é preterida pelos empresários – é a contratação de uma consultoria especializada.
É importante que o empresário esteja ciente que planos de expansão empresariais demandam conhecimentos técnicos específicos que são determinantes na segurança financeira, jurídica e até operacional da empresa.
A consultoria especializada detém esse tipo de know how e poderá contribuir em todas as etapas de alavancagem comercial da empresa, desde a definição do melhor modelo de acordo com as características do negócio até a elaboração de um plano de expansão realista e seguro.
Isso garante que esse projeto de ganho de escala não se torne um risco à própria sobrevivência da empresa devido riscos não calculados e desconhecidos.
O Grupo BITTENCOURT é uma consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias que pode contribuir para um plano de escalabilidade seguro e acertado para o seu negócio.