As 25 melhores franquias em Engajamento de Franqueados de 2015, segundo consultoria

As 25 melhores franquias em Engajamento de Franqueados de 2015, segundo consultoria

2015-08-28 O Grupo Bittencourt, uma consultoria especializada em franquias, divulga nesta quarta-feira o resultado de um levantamento que selecionou as 25 melhores redes franqueadoras de 2015. Essa é a terceira edição do prêmio Top 25, e teve como tema “ações para motivação e engajamento do franqueado”. Em 2014, o tema foi inovação e, em 2013, foi relacionamento com os franqueados. Para selecionar as redes vencedoras, o Grupo Bittencourt realizou um estudo entre os meses de maio e junho, que levou em conta critérios como linhamento entre franqueado e franqueador nas ações para o desenvolvimento do negócio. Segundo a consultoria, o estudo mostrou que a motivação dos franqueados vem atrelada a valores como transparência, prática alinhada ao discurso e foco na cooperação entre franqueadora e franqueados. “De um lado, temos os franqueadores que estão atentos a escutar mais os franqueados. Do outro, temos os franqueados cada vez mais munidos de informação e de desejo de colaboração”, afirma Claudia Bittencourt, sócia e diretora geral da consultoria. Navegue pelas fotos acima e conheça as 25 melhores redes franqueadoras do Brasil em 2015, de acordo com o prêmio.
  • Adcos
A Adcos, rede de franquias de tratamentos de beleza,  tem 12 unidades próprias e 75 franqueadas. A rede desta que procura manter o trabalho em conjunto com o franqueado durante a implantação da unidade e também depois, com os setores de marketing e comunicação da franqueadora. Investimento inicial (com taxa de franquia): a partir de R$ 600 mil Prazo de retorno: 38 a 42 meses Faturamento médio mensal: R$150 mil a R$ 300 mil Lucratividade: Média de 15%
  • Alphagrafics
A Alphagraphics, rede que trabalha com design e impressão, recebe o prêmio pela segunda vez. No tema engajamento, a rede destaca sua busca por “não só acompanhar o que os clientes buscam, mas também ditar tendências”, além de ações de marketing e treinamento. Investimento inicial (com taxa de franquia): De R$ 600 mil à R$ 1,2 milhão Prazo de retorno: 36 a 48 meses Faturamento médio mensal: R$ 250 mil Lucratividade: Desejável de 15%
  • Apolar Imóveis
A Apolar Imóveis é uma rede de imobiliárias que está no mercado desde 1969 e tem força principalmente no Paraná. A empresa afirma que oferece treinamentos constantes e segurança aos franqueados, já que está no mercado há bastante tempo. Investimento inicial (com taxa de franquia): De R$ 60 mil à R$ 120 mil Prazo de retorno: 24 a 30 meses Faturamento médio mensal: R$ 81 mil Lucratividade: Não informado
  • Casa do Construtor
A Casa do Construtor, rede que aluga equipamentos para construção civil, é premiada pela terceira neste ano. A empresa destaca sua aposta na gestão participativa. Os franqueados podem participar do Conselho de Franqueados e de comitês e reuniões. Além disso, a franqueadora tem um modelo de suporte remoto para o dia a dia. Investimento inicial (com taxa de franquia): R$ 555 mil Prazo de retorno: 36 meses Faturamento médio mensal: R$ 90 mil Lucratividade: 40% sobre faturamento
  • Cebrac
O Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos) é uma rede de franquias de cursos profissionalizantes. Fundada em 1995, a rede tem 151 unidades em todo o país. No quesito engajamento, a rede destaca estruturas de participação, como o conselho de franqueados. Investimento inicial (com taxa de franquia): R$ 215 mil a R$ 320 mil Faturamento médio mensal: R$ 90 mil Lucratividade: 25 a 35% do faturamento bruto
  • Chilli Beans
A rede de franquias de venda de óculos recebe o prêmio do Grupo Bittencourt pela terceira vez. A marca se destaca por ser a maior do setor de óculos e acessórios da América Latina, e afirma que busca sempre estar próxima ao franqueado. Investimento inicial (com taxa de franquia): R$ 150 mil (modelo quiosque) R$ 300 mil (modelo loja) Prazo de retorno: 36 meses Faturamento médio mensal: Não informado Lucratividade: Não informado
  • China in Box
A rede de comida chinesa também é premiada pela terceira vez. A marca tem investido no crescimento em shoppings centers e hoje é a maior do setor de delivery de comida oriental da América Latina. A empresa destaca que o franqueado recebe assessoria para escolha do ponto comercial e treinamento dos funcionários. Investimento inicial (com taxa de franquia): R$ 540 mil a 730 mil Prazo de retorno: 60 meses Faturamento médio mensal: R$ 150 mil Lucratividade: 10%
  • CNA
Premiada pela terceira vez no Top 25, a CNA é uma rede de franquias de cursos de inglês que tem 600 unidades em operação. Dentre outras ações voltadas para os franqueados, a rede destaca premiação e reconhecimento para as escolas com melhor desempenho no ano, campanhas de incentivo para as equipes e ações focadas na transparência entre franqueador e franqueados. Investimento inicial (com taxa de franquia): De R$ 93,2 mil a R$ 535 mil Prazo de retorno: 18 a 24 meses Faturamento médio mensal: R$ 95 mil Lucratividade: De 15% a 30%
  • Domino's Pizza
A rede de delivery de pizzas está no mercado desde 1960 e tem mais de 12 mil lojas espalhadas por 81 países. Para manter o engajamento dos franqueados, a marca oferece suporte da matriz nos Estados Unidos e ações de marketing. Investimento inicial (com taxa de franquia): A partir de R$ 650 mil Prazo de retorno: 36 meses Faturamento médio mensal: R$ 155 mil Lucratividade: 11%
  • First Class
A marca carioca vende produtos de cama, mesa e banho e mais de 140 unidades espalhadas pelo Brasil, além de uma em Angola. A rede destaca que busca fazer seus franqueados crescerem junto com a marca e preza pela transparência. Investimento inicial (com taxa de franquia): R$ 280,5 mil (sem valores de capital de giro e ponto comercial) Prazo de retorno: 24 a 30 meses Faturamento médio mensal: R$ 150 mil Lucratividade: Mínimo 10%
  • Giraffas
Premiada pela terceira vez no Top 25, a Giraffas é uma rede de restaurantes com mais de 400 unidades. Fundada no Brasil, a rede também possui pontos nos Estados Unidos. A empresa destaca o trabalho com os líderes de suas unidades para garantir o crescimento. Investimento inicial (com taxa de franquia): De R$ 110 mil  a R$ 1,2 milhão Prazo de retorno: A partir de 36 meses Faturamento médio mensal: De R$ 40 mil a R$ 300 mil Lucratividade: 10% a 15% de margem de lucro sobre o faturamento mensal bruto
  • Griletto
A Griletto é uma rede grelhados que já foi premiada no ano passado pelo Grupo Bittencourt. A marca possui mais de 160 lojas pelo Brasil. Investimento inicial (com taxa de franquia): A partir de R$ 360 mil Prazo de retorno: 36 meses Faturamento médio mensal: Média de R$ 120 mil Lucratividade: De 10% a 15%
  • Havaianas
A rede das famosas sandálias Havaianas está no seu terceiro prêmio Top 25. Com mais de 380 unidades, a marca afirma que, para manter o engajamento dos franqueados, busca manter os canais de comunicação abertos e promove a troca de boas práticas. Investimento inicial (com taxa de franquia): A partir de R$ 300 mil Prazo de retorno: A partir de 20 meses Faturamento médio mensal: R$ 100 mil Lucratividade: A partir de 12%
  • Hering Store
Essa é a segunda premiação da Hering Store, rede de franquias da marca de roupas que leva o mesmo nome. A empresa afirma que mantém um contato próximo com seus franqueados, pois todos são tratados como parceiros. Um departamento da rede está focado apenas em atender às demandas deles. Investimento inicial (com taxa de franquia): R$ 512 mil Prazo de retorno: 36 meses Faturamento médio mensal: Não informado Lucratividade: De 10 a 12%
  • Limpidus
A rede atua no setor de limpeza corporativa e está no mercado há 35 anos, com mais de 100 franqueados. Investimento inicial (com taxa de franquia): R$ 49,2 mil a R$ 560 mil Prazo de retorno: 12 a 48 meses Faturamento médio mensal: R$ 200 mil Lucratividade: A partir de 15%
  • Minds
A Minds é uma rede de escolas de idiomas que aplica uma metodologia de ensino baseada na memotécnica (técnica de estímulo da memória). A empresa afirma que estimula a participação dos franqueados com novas ideias e sugestões. Investimento inicial (com taxa de franquia): De R$ 200 mil a R$ 250 mil Prazo de retorno: 18 meses Faturamento médio mensal: R$ 70 mil Lucratividade: de 20 a 35%
  • Morana
Focada em venda de bijuterias e acessórios, a rede Morana está pelo terceiro ano consecutivo entre as 25 melhores franquias na seleção do Grupo Bittencourt. A empresa destaca o suporte oferecido aos franqueados como forma de garantir o engajamento. Investimento inicial (com taxa de franquia): A partir de R$ 300 mil (não inclui capital de giro) Prazo de retorno: 24 a 36 meses Faturamento médio mensal: R$ 80 mil Lucratividade: De 15 a 20%
  • Number One
A Number One é uma rede de escolas de inglês com 124 unidades. A rede afirma que busca manter o engajamento dos franqueados principalmente através de suporte para o desenvolvimento do plano estratégico da unidade e para a contratação e treinamento de pessoal. Investimento inicial (com taxa de franquia): De R$ 16 mil a R$ 348 mil Prazo de retorno: 11 a 36 meses Faturamento médio mensal: R$ 63 mil Lucratividade: 26%
  • O Boticário
Premiado pelo terceiro ano consecutivo, O Boticário é a maior rede de franquias de cosméticos do país, com 3.710 pontos de venda e mais de 900 franqueados. Para manter o engajamento dos franqueados, a marca afirma que aposta em diálogo e transparência. Segundo a franqueadora, todos os principais projetos são discutidos junto com a rede, e uma estrutura de comunicação promove treinamentos à distância. Investimento inicial (com taxa de franquia): A partir de R$ 250 mil Prazo de retorno: De 18 a 36 meses Faturamento médio mensal: Não divulgado Lucratividade: Não divulgado
  • Ortodontic Center
A rede de clínicas odontológicas tem 170 unidades espalhadas pelo país e recebe o prêmio Top 25 pela segunda vez. A rede afirma que acompanha os resultados de cada franqueado através de um suporte diário e também realiza treinamentos. Investimento inicial (com taxa de franquia): R$ 174 mil Prazo de retorno: 25 meses Faturamento médio mensal: De R$ 34 mil a R$ 146 mil Lucratividade: Não informado
  • On Byte
A On Byte é uma rede que oferece cursos profissionalizantes, de idiomas e de informática. É a segunda vez que a empresa é premiada pelo Grupo Bittencourt. Investimento inicial (com taxa de franquia): De R$ 32 mil a R$ 165 mil Prazo de retorno: 12 a 24 meses Faturamento médio mensal: R$ 20 mil Lucratividade: 25% a 40%
  • Outlet Lingerie
A rede de lojas de lingerie foca na gestão participativa e grupos de discussão para envolver seus franqueados nas decisões. A Outlet afirma ainda que trabalha apenas com franqueados que atuem diretamente na gestão de seus negócios. Investimento inicial (com taxa de franquia): R$ 220 mil Prazo de retorno: 24 meses Faturamento médio mensal: R$ 55 mil Lucratividade: 15% a 18%
  • Rei do Mate
Premiada pelo terceiro ano consecutivo, a rede de franquias Rei do Mate tem mais de 330 unidades espalhadas pelo país. A rede vende sucos, chás, salgados e doces. Para manter o engajamento do franqueado, a rede busca garantir canais de comunicação ativos e encontros. Investimento inicial (com taxa de franquia): De R$ 250 mil a R$ 400 mil Prazo de retorno: 36 meses Faturamento médio mensal: Média de R$ 70 mil Lucratividade: De 10% a 20%
  • Sorridents
A rede de clínicas odontológicas tem mais de 170 unidades no país. A rede tem o objetivo de crescer 20% em 2015. Investimento inicial (com taxa de franquia): Em média R$ 360 mil Prazo de retorno: de 24 a 36 meses Faturamento médio mensal: R$ 100 mil Lucratividade: de 20 a 25%
  • UpTime
A UpTime é uma rede mineira de escolas de inglês, que já tem 217 unidades. A empresa também foi premiada no Top 25 do ano passado. Investimento inicial (com taxa de franquia): De R$ 65 mil a R$ 141 mil Prazo de retorno: A partir de 9 meses Faturamento médio mensal: R$ 65 mil Lucratividade: de 30% a 40% Fonte: Exame.com