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7 dicas de como escolher um ponto comercial para seu negócio

O ponto comercial consiste na localização geográfica do seu negócio, mas também está relacionado à imagem da marca e ao potencial de vendas. Para escolher um bom local para o seu negócio, você deve levar em consideração vários fatores. Entre eles estão a marca, o público-alvo, a localização, os arredores e até mesmo a demografia da região. Saiba mais a seguir!

O que você deve considerar antes de escolher um ponto comercial?

Muitos empreendedores acreditam que devem definir primeiro o ponto comercial para, depois, definir aspectos centrais do negócio. Mas é fundamental que essa decisão seja no sentido contrário.

A marca já tem elementos consolidados, como perfil, imagem, público-alvo e identidade visual. O ponto comercial deve estar adequado para atender as demandas comerciais e estruturais do negócio.

Escolher um bom  ponto comercial é determinante para o volume de vendas, o fluxo de clientes e a visibilidade da loja, por exemplo.

Quer um exemplo da importância do ponto comercial perfeito? No sistema de franquias, por exemplo, o local é definido estrategicamente entre franqueado e franqueador e, por vezes, até com assessoria externa.Isso porque, nesse modelo de negócios, não há flexibilidade para ajustes em aspectos centrais, como público-alvo e identidade da marca.

Dessa forma, é indispensável escolher um ponto comercial que ajude o negócio a ter sucesso. E, nesse caso, é preciso definir as características comerciais antes de escolher um local.

 

7 dicas para escolher um bom ponto comercial

Após reconhecer a importância do ponto comercial, seja para franquias ou outros modelos de negócios, conheça os fatores a serem avaliados nessa decisão.

 

1. Perfil do público-alvo

O primeiro aspecto a ser considerado quando você está avaliando o ponto comercial ideal refere-se ao perfil do seu público-alvo. Gênero, renda, escolaridade e hábitos de consumo são informações que impactam a escolha de um ponto comercial mais apropriado ao perfil dos seus clientes. 

Conhecer o público-alvo do seu negócio é fundamental nessa fase!

2. Fluxo de pessoas e perfil demográfico

Em seguida, é importante saber qual o fluxo de pessoas das localidades consideradas e, mais do que isso, o perfil demográfico desse público. Um negócio voltado para as classes A e B não deve estar em um local que esse público não frequenta. 

Por isso, é importante verificar se o perfil demográfico daquele território é condizente com o público-alvo da marca. 

3. Concorrência

Verifique a concorrência local e pondere seus diferenciais em relação às outras marcas. Nem sempre é atraente ser a única marca daquele nicho em determinada região. 

Polos tradicionais de eletrônicos são um exemplo de que esse tipo de estratégia pode ser atrativa.

4. Acessibilidade

A acessibilidade do ponto comercial pode ser pensada em dois contextos diferentes. O primeiro refere-se ao acesso do público em geral à sua loja. É preciso avaliar como o seu público-alvo se desloca majoritariamente e se a região oferece esse tipo de acesso, seja transporte público ou estacionamentos privativos. 

Além disso, é importante que o seu ponto comercial seja um local inclusivo para PcD – Pessoas com Deficiência.

5. Infraestrutura

Pesquise aspectos infra estruturais da região e do local do seu negócio, como água, energia, saneamento e internet. Assim, você poderá tomar decisões mais bem informadas para iniciar suas operações. 

Cuidados com a iluminação e a sonoridade do local garantem uma experiência mais agradável para seus clientes. 

6. Segurança

Avalie se a região é segura para seus clientes, com pontos de iluminação e uma vizinhança sem histórico de problemas com violência. A segurança pública local também deve ser considerada na hora de avaliar o melhor custo benefício. 

Além disso, é importante avaliar o contrato, a conservação do imóvel e aspectos legais e regulatórios. Verificar se o espaço segue as regras de zoneamento da prefeitura é tão importante quanto o local ter licenças e alvarás para funcionar.

7. Estudo georreferenciado

O estudo georreferenciado pode ser um grande diferencial na hora de escolher o local do seu negócio. Essa estratégia utiliza dados para analisar a região e traçar um mapa de oportunidades. Isso inclui potencial de vendas, fluxos de veículos e de pessoas, acessibilidade, área de influência das marcas. 

Por isso, é importante contar com especialistas na escolha dos pontos comerciais para uma estratégia mais eficaz.

O Grupo BITTENCOURT oferece serviços que vão desde estudos de viabilidade até planos de expansão de franquia

Além disso, nossa consultoria empresarial oferece assessoria em várias etapas estratégicas, incluindo a definição de pontos comerciais.