Mudanças econômicas e sociais ditam transformações no consumo varejista brasileiro

Mudanças econômicas e sociais ditam transformações no consumo varejista brasileiro

Rob Maxwell 6Xb0 ZJM LU Unsplash

Estudo do setor mostra também que diversidade estrutural resulta em diferentes fortalezas de canais de compra nas regiões do Brasil

O ano passado mostrou que mudanças geracionais e macroeconômicas foram, mais uma vez, determinantes no comportamento no varejo. Se, em 2015 e 2016, diante dos baixos índices do PIB, os bens da cesta de consumo cresceram apontando que as pessoas se voltavam para dentro do lar, um estudo da Kantar Worldpanel, conclui que o brasileiro vem consolidando uma nova ordem. O consumidor mostrou ter maior controle sobre os gastos, visitou menos vezes o ponto de venda, porém, buscou uma variedade mais ampla de canais, e priorizou a preferência pela experiência em relação ao produto. Este cenário é influenciado principalmente pelos Millenials. Esta geração teve 10 visitas a menos às compras do que o consumidor mais maduro, no ano de 2018. Há diferença também na missão de ida ao ponto de venda. Enquanto os segundos optam mais pela proximidade, os primeiros preferem as opções de abastecimento, missão esta que otimiza tempo e gasto. Outras características são que os Millenials e a Geração X gastam menos tempo comprando e a relação custo-benefício é mais predominante no mindset. Por outro lado, os consumidores mais maduros têm mais estabilidade financeira, maior exigência em relação aos pontos de venda e necessidades específicas de consumo.  São justamente estas distinções que fazem com que os compradores escolham determinado tipo de local para compra. Assim, o atacarejo é o canal que mais cresce no País e se consolida como Top 1 para abastecimento, sendo responsável por 40% de todo o gasto nessa missão de compra. O canal conquistou 11,4 milhões de novos compradores nos últimos 4 anos e foi opção para 50% dos lares brasileiros em 2018, representando 20% de todas as compras do mercado de valor. Os números mostram também que, apesar de ser o meio de maior expansão em todas as regiões, metade dos compradores ainda não o acessa. Isto indica possibilidade de crescimento, especialmente nas regiões Norte, Nordeste, Sul e o estado do Rio de Janeiro. Já São Paulo e Centro-Oeste são as áreas em que o atacarejo predomina. O estudo apresentou ainda que as lojas tradicionais e os supermercados são os formatos mais presentes nos lares, devido, tanto à própria estrutura de lojas do varejo no Brasil, quanto à resposta para diferentes missões de compra dos consumidores. Apesar das tendências, a resposta do consumidor a estas transições econômicas e sociais tem sido rápida. Por isso, o varejo precisa ficar atento às adequações que se manifestam, como, por exemplo, aos desafios que as novas gerações impõem à estratégia correta de multicanalidade e ao desenvolvimento do canal e-commerce. Sobre a Kantar  A Kantar é uma das maiores empresas do mundo em informação e consultoria. Trabalhando em conjunto e em todo espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, suas marcas especializadas empregam 30.000 colaboradores, promovendo insights inspiradores e estratégias de negócios para clientes em mais de 100 países. Kantar faz parte do grupo WPP e seus serviços são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.  
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