Varejo é destaque no PIB e isso mostra nossa maturidade como sociedade

Varejo é destaque no PIB e isso mostra nossa maturidade como sociedade

Mesmo em um cenário desafiador, alguns dados divulgados sobre o varejo, nas últimas duas semanas, revelam um crescimento acentuado do setor, assim como também do setor de serviços nos primeiros três meses do ano. O que mostra a força do varejo nacional e o quanto ele tende a contribuir ainda mais para a retomada da economia em 2022, apesar de muitas incertezas no cenário global. O significado disso é que as pessoas pretendem e querem continuar a sonhar e retomar, cada vez mais suas vidas, depois de alguns anos de sofrimento e de perdas intensas.

A maravilha de trabalhar para o setor de varejo no Brasil é saber o quanto ele é termômetro dos anseios das pessoas e o quanto, a cada bom resultado, vemos refletida a esperança e confiança de dias melhores, que todos nós merecemos. Mas todo esse desempenho não foi à toa.

Momentos desafiadores exigem de nós criatividade e ações inovadoras, por isso, os empreendedores do varejo não descansaram e foram responsáveis por utilizar a crise para inovar e transformá-la em oportunidades, que acabaram por impulsionar suas vendas. Investindo em tecnologia para agilizar e mapear processos internos para que as entregas para os consumidores fossem cada vez mais eficientes, principalmente em Supermercados e Hipermercados, que demandam uma maior eficiência logística.

Isso se refletiu num aumento de 2,3% no varejo, impactando diretamente em um PIB perto dos 1,5%, de acordo com dados divulgados pelos órgãos oficiais. Mesmo com inflação e alta taxa de desemprego, as famílias conseguiram manter o consumo graças a algumas iniciativas públicas.

Para se ter uma ideia da força do varejo, em abril o varejo cresceu 20,5%, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado. Dentre os setores, que impulsionaram o crescimento, estão Bens Não Duráveis e Serviços, puxados pelos segmentos de Supermercados e Hipermercados e Turismo e Transporte, respectivamente.

Embora estejamos vivendo tempos difíceis, as iniciativas criativas e a resiliência tendem a fazer, eu acredito, com que possamos chegar do outro lado do túnel de forma melhor de quando entramos. Estamos cada vez mais maduros, sendo responsáveis por processos, colocando propósitos maiores em nossos negócios e que geram lucros e, acima de tudo, oportunidades de uma sociedade cada vez mais independente e preparada para os momentos de crises e turbulências. 

Entre em contato conosco para dar o próximo passo rumo ao desenvolvimento do seu negócio!