O termo universidade traz à mente referências a estudo formal, campus amplo e com docentes de longa carreira acadêmica; mas, quando acrescentamos a denominação corporativa, estas características desaparecem. Universidade Corporativa está mais ligada à administração estratégica do conhecimento dentro de uma empresa, onde o objetivo é o aprendizado coletivo, que pode providenciar vantagens competitivas.
Já faz algumas décadas que as organizações perceberam que não podiam mais depender exclusivamente das instituições de ensino para formar seus colaboradores. O mercado competitivo, os diferentes segmentos com suas peculiaridades, o desenvolvimento da marca e a cultura organizacional desenvolvida com o passar do tempo, começaram a exigir uma organização dos programas de aprendizagem, de forma a vincular a disseminação do conhecimento às metas e resultados estratégicos da empresa. De uma forma prática, uma Universidade Corporativa providencia cursos e treinamentos que incorporem as competências esperadas para cada função da empresa. E, quando o assunto é redes de franquias, ter uma universidade corporativa não é apenas uma boa opção, mas algo quase imprescindível.
As redes de franquias brasileiras experimentam nos últimos anos um crescimento significativo. A abertura frequente de novas unidades, muitas vezes distantes da sede da empresa, a significante rotatividade dos colaboradores e a necessária manutenção dos padrões da rede, exigem um programa constante de qualificação, que consiga manter o nível da operação, a despeito da dispersão geográfica. Na tentativa de suprir as necessidades impostas por esta situação, muitas redes reagem com ações pontuais, atendendo às reclamações imediatas de seus franqueados, mas a solução que pode oferecer melhores resultados não ocorre no apagar de incêndios, mas a partir de um programa de capacitação estruturado, como o oferecido por uma universidade corporativa.
A experiência das redes de franquias que já estruturaram suas universidades corporativas revela os passos mais importantes na direção de uma universidade eficaz:
- Definição clara das competências necessárias para cada atividade da franqueadora e das unidades franqueadas;
- Construção da grade curricular de cursos e treinamentos que ofereçam a capacitação para estas competências;
- Organização de um cronograma de realização dos cursos e treinamentos com periodicidade de repetição para cada um deles;
- Implantação de uma ferramenta tecnológica para realização de cursos à distância aliada à produção de conteúdos em e-learning;
- Gerenciamento da realização dos cursos e treinamentos previstos;
- Criação de ações motivacionais para que os colaboradores da rede busquem seu autodesenvolvimento e também utilizem os recursos oferecidos pela universidade corporativa com vistas ao desenvolvimento profissional.