Que o Brasil representa quase 10% do consumo mundial de produtos de Higiene pessoal e beleza, atrás apenas da China (país mais populoso do mundo) e dos EUA (celeiro da indústria da beleza), talvez não seja novidade para muitos, mas a estruturação e a diversificação dos negócios com o franchising pode servir de inspiração para mercados emergentes e que desejam ganhar escala de forma rápida e com redução de riscos.
Por que é vantajoso atuar no mercado de beleza no Brasil?
O Brasil tem uma população plural, miscigenada e com necessidades distintas de norte a sul do país. O que significa dizer que uma empresa seja ela fornecedora de produtos ou prestadora de serviços possui uma gama muito grande de nichos para atuar. Das diversas tonalidades de pele aos variados tipos de cabelo, das diferentes vaidades e bolsos, as possibilidades são muitas.
Aliada à pluralidade desse mercado, alguns aspectos foram drivers de crescimento do setor de beleza e cosméticos nos últimos anos como:
- Busca por qualidade de vida e envelhecimento saudável;
- Aumento da renda, novos consumidores começaram a acessar produtos antes proibitivos para sua classe econômica;
- Investimento da indústria em tecnologia e inovação – o que chama cada vez mais a atenção dos mercados consumidores e dos ávidos por novidades;
- A consolidação das mulheres no mercado de trabalho – parece noticia antiga mas a entrada da mulher no mercado de trabalho ainda impulsiona algumas indústrias de forma bastante forte, como o mercado de beleza
- Franquias de farmácias, cosméticos e salões de beleza são os modelos mais antigos no franchising com mais de 10 anos de atuação;
- O investimento médio total para abertura de uma unidade é maior para redes de salão de beleza premium, academias e clínicas odotonlógicas, uma vez que existe um investimento alto em equipamentos.
- As que entregam maior faturamento, são farmácias e clínicas odontológicas.