Grupo Bittencourt
Grupo Bittencourt

A revolução da Inteligência Artificial – transformando o franchising para o futuro

Tema recorrente em quase todas as sessões da Convenção da IFA (International Franchise Association), a inteligência artificial claramente tem impactado os negócios de diversos setores.

E pensando nisso, Shawn DuBravac, Ph.D e presidente da Avrio Institute – consultoria com foco em apoiar as empresas a lidarem com os avanços tecnológicos que impactam seus negócios – desenhou uma sessão hands-on sobre as aplicações práticas da IA no franchising em suas diversas frentes como marketing, operações, desenvolvimento, etc. Ficou claro que IA não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também revoluciona o envolvimento do cliente, as estratégias de marketing e os processos no franchising – seja para os franqueados, seja para as franqueadoras.

Marketing: Adaptando o Futuro

A aplicação imediata da IA em marketing é inegável. Ao analisar grandes quantidades de dados, a IA permite que os franqueadores criem campanhas de marketing personalizadas que atendem diretamente às necessidades e preferências do consumidor. A aplicação prática envolve o aproveitamento de ferramentas de IA para análise preditiva para prever tendências e comportamentos dos clientes, otimizando assim os esforços de marketing e alocações orçamentárias para maior ROI. Um exemplo? Análise de reviews sobre seu produto ou serviço disponíveis online para direcionar melhoria em produtos, entendimento de posicionamento e imagem da marca, identificação das vantagens competitivas que os consumidores enxergam na sua marca e que apoiam na determinação da proposta de valor e que podem ser ressaltadas na comunicação.

Operações: o mecanismo de eficiência

As melhorias operacionais por meio da IA são para as franqueadoras talvez um dos maiores ganhos no uso dessa tecnologia. A implementação de IA no atendimento aos franqueados pode reduzir os custos operacionais e, ao mesmo tempo, aumentar os índices de satisfação. Os franqueadores podem adotar chatbots com IA para garantir acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana para sanar dúvidas comuns dos franqueados. Além disso, análise de uma grande quantidade de dados, como por exemplo, os DREs das franquias podem auxiliar os consultores de campo a definirem planos de ação com base em desempenho e tendo como referência dados de benchmarks da rede.

Além disso, a IA serve como uma ferramenta indispensável para a tomada de decisões com base em análises de mercado e até mesmo para seleção de pontos comerciais. Ao empregar IA para analisar dados demográficos, econômicos e competitivos, os franqueadores podem identificar locais ideais para expansão e adaptar as suas ofertas para satisfazer as exigências do mercado local. Além disso, pode apoiar na criação de cronogramas de implantação, definição das etapas a serem cumpridas, e até mesmo as ações que devem ser realizadas, pré, durante e pós inauguração da franquia.

Expansão: dimensionamento com precisão

Alguns dos usos para equipes de expansão vão desde treinamentos sobre como lidar com objeções e desenho de diferentes de cenários para lidar com os candidatos. Desenhar scripts de abordagem aos candidatos, identificação de mercados inexplorados com alto potencial de crescimento, fazendo com que os recursos sejam investidos em locais com maior probabilidade de gerar retornos, avaliação de concorrência local, análises de posicionamento da marca nos mercados destino… Tudo isso para facilitando a expansão de forma mais estratégica e com menores riscos para a marca e para o candidato que está investindo naquele mercado.

Engajamento na ponta: além da personalização

Melhorar o envolvimento do cliente através da IA envolve a criação de experiências personalizadas em cada ponto de contato. Desde mecanismos de recomendação alimentados por IA até estratégias de comunicação personalizadas, os franqueadores podem utilizar a IA para aprofundar o relacionamento com os clientes e promover a fidelidade, impulsionando novos negócios e vendas adicionais.

 

E na prática? Como começar e quais as ferramentas que podem ser utilizadas?

Comece com uma estratégia: identifique áreas dentro de sua franquia onde a IA pode ter o impacto mais significativo. Comece com projetos que oferecem ganhos rápidos para ganhar velocidade e ter a adesão das equipes.

Invista em treinamento: garanta que sua equipe entenda os recursos da IA e como aproveitá-los de maneira eficaz. A educação contínua manterá sua franquia atualizada em relação aos avanços em IA.

Faça parcerias: busque parcerias com fornecedores de tecnologia especializados em IA que oferecem soluções escalonáveis adaptadas às necessidades de franquia. A experiência deles pode cortar etapas e integrar de forma mais rápida a IA nas operações.

Monitore, repita, faça novamente: Avalie continuamente a eficácia das implementações de IA e permaneça aberto para ajustar estratégias com base em dados de desempenho do uso de IA no negócio.

Conheça algumas das ferramentas

ChatGPT (https://chat.openai.com/): Uma das ferramentas mais adotadas hoje em dia pela fácil usabilidade e infinitas possibilidades de aplicação. Usado para gerar conteúdo para marketing, análises estratégicas como avaliação de posicionamento da marca frente a concorrência, desenho de planejamento de ações de lançamento de produtos, criação de políticas diversas e muito mais.

Midjourney (https://www.midjourney.com/): Criação de imagens de acordo com o comando fornecido pelo usuário. Pode ser usado para criação de embalagens, imagens para apresentações, redes sociais, logos e muito mais.

Nvidia (https://www.nvidia.com/en-us/): Empresa de tecnologia especializada em IA e metaverso, que possui uma série de soluções de IA que aceleram o deep learning e as interações tecnológicas para as empresas.

Hey Gen (https://www.heygen.com/): Plataforma para criação de mídia digital com IA para geração de vídeos e áudios que parecem ter sido criado por humanos.

 

Fica claro que a IA passa a ser uma aceleradora do crescimento uma vez que leva à eficiência, expansão de mercado, diferenciação, definição de estratégias vencedoras e, principalmente, passa a apoiar as marcas a se manterem competitivas e resilientes diante dos rápidos avanços tecnológicos dos mercados.