Uma das grandes preocupações de quem quer abrir o próprio negócio ou sua franquia é escolher o ponto comercial mais adequado, aonde abrir.
A localização do ponto comercial é realmente muito importante para o sucesso do negócio, mas não é o único fator que deve ser levado em consideração. Antes do começar a buscar o local onde se pretende abrir, primeiramente é fundamental ter o conhecimento total sobre o negócio a ser investido, pois cada segmento de mercado tem características específicas que se não forem analisadas previamente podem influenciar nos resultados e no desempenho da operação.
Ao iniciar a busca do ponto comercial, faça um check list com os itens mais importantes a serem analisados, como a acessibilidade, fluxo de pessoas, segurança da região, entre outros. Entender o que ocorre ao redor do ponto é fundamental. Por exemplo, para determinadas operações estar em local de fácil acesso ao transporte público pode fazer toda a diferença. Já para outras, como redes de materiais de construção, ter estacionamento no ponto ou próximo ao local poderá prejudicar ou beneficiar bastante a rentabilidade da unidade.
Outro item a ser analisado com cautela é o público-alvo. É preciso também saber o potencial de consumo da região. Faça visitas no ponto em dias e horários diferentes, assim será possível analisar o fluxo de pessoas e as características de consumo da região. Quando se analisa antes o perfil da clientela é mais fácil criar estratégias para ampliar as vendas no futuro.
A concorrência é outro item que deve ser criteriosamente pesquisada. Iniciar um negócio em um local que já possui outras operações do mesmo segmento pode ser mais arriscado do que quando se inicia como uma novidade na região.
Além da localização e da análise externa do ponto, é necessário verificar o estado de conservação do local – quando se trata de um espaço já construído. As instalações internas são outro item que merecem atenção, pois também podem influenciar nos custos de reforma.
Fique atento a algumas armadilhas como pontos localizados próximos a corredor de ônibus, pontos de táxi, região de trânsito intenso e até mesmo em relação à luz do sol que bate na frente da sua loja. E não se esqueça de verificar o projeto do seu negócio na prefeitura, pois ele pode ter restrições. Além disso, você também poderá checar informações sobre novas construções, novas vias ou viadutos que no futuro podem impactar seu ponto comercial.
Artigo escrito por Lyana Bittencourt, especialista em franchising e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT – consultoria em redes de franquias e negócios, para o Portal EXAME – PME.
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