Grupo BITTENCOURT aponta fatores que influenciam na hora de montar uma franquia

Alguns cuidados são essenciais na hora de empreender no mercado de franquias. Ansiedade e pressa na hora da tomada de decisões, bem como agir com emoção não considerando a razão, são erros comuns entre os empreendedores iniciantes. Não basta escolher um bom ponto ou um setor com boa lucratividade se na hora da tomada de decisão o negócio escolhido não corresponder com as expectativas,  com o perfil e com  as competências do fraqueado. Levando esses tópicos em consideração, a diretora geral do Grupo Bittencourt, Claudia Bittencourt, listou algumas dicas para empreender com franquia e ser feliz: 1-    Escolha da franquia – Avalie bem as oportunidades de negócios e busque por setores que se encaixem com suas características, habilidades e experiências anteriores. É importante ressaltar que, dependendo da complexidade do negócio, é possível empreender em algo novo e com o que o franqueado não tenha tido contato antes. Durante o processo seletivo, o franqueador irá assimilar o perfil do candidato e analisar se ele tem condição de aprender o necessário. 2-    Perfil de investimento – São três os perfis de investimento e complexidade de uma franquia que o futuro candidato deve analisar. O primeiro perfil é de baixo e médio investimento com aplicação de até R$ 100 mil e com baixa complexidade de operação. Em geral  a operação é padronizado, quase mecanizada e que a má operação não envolve riscos para o consumidor. São as franquias de  prestações de serviços de limpeza, reparos e pequeno varejo. O segundo, o investimento varia entre R$ 100 e R$ 500 mil e é de média complexidade. Nesse grupo  a operação também é padronizada, porém exige um conhecimento maior do franqueado em gestão de pessoas e de negócios. A má operação pode gerar perdas financeiras para o franqueado. Como exemplos podemos citar as franquias de  varejos em geral, lavanderias e escolas de idiomas. O terceiro grupo exige um alto investimento, onde o valor ultrapassa R$ 500 mil. A operação também é padronizada, porém exige um conhecimento maior do candidato a franqueado em gestão de pessoas, negociação e finanças. A operação mal administrada pode gerar riscos para o consumidor e para a marca além de perdas financeiras para o franqueado. Seriam os restaurantes, parques infantis, buffet infantil, móveis planejados, por exemplo. 3-    Mercado e oportunidades – Existem muitas oportunidades para novos modelos e formatos de negócios e exploração de novas praças. Muitos dos segmentos que foram impactados pela crise, estão se reestruturando, porém existem oportunidades de nichos, como o on line, por exemplo. É preciso muita atenção aos mercados saturados, onde há muita concorrência e poucas oportunidades. Os negócios de modismos também são de risco elevado e os negócios que não foram testados pelo franqueador antes de lançada a franquia devem ser muito bem analisados. Neste último caso a franqueado vai correr os mesmos riscos que a franqueadora. Tabela explicativa sobre investimento, segmento, complexidade,  oportunidades e o momento que o segmento está enfrentando. 4-   Calma- Cuidados importantes e vitais para se ter resultados positivos ao se tornar um empreendedor de franquia. Não permita que a emoção seja mais forte que a razão durante todo o processo de escolha do negócio. A ansiedade e a pressa podem ser preponderantes para se cometer erros na seleção do negócio ideal para seu perfil e valor que tem para investir. É fundamental pesquisar, pesquisar e pedir ajuda quando não tem certeza que está tomando a decisão certa. Tomar muito cuidado se o negócio que escolher está bem formatado e saber das competências e estrutura do franqueador. Muita atenção porque papel aceita tudo. É fundamental que haja a validação das premissas financeiras. E um fator que pode naufragar tudo: a desmotivação por entrar com expectativa errada do negócio, peça ajuda para outros empreendedores, amigos ou consultores especializados em franquias.