Observamos hoje no mercado um número grande de empresas de varejo com produtos destinados ao público masculino. Desde as tradicionais lojas de vestuários até as mais sofisticadas clínicas de estética e beleza.
O homem deixou de ser, há muito tempo, aquela pessoa que não se importava com a moda acreditando que isso era preocupação feminina. Hoje o varejo já classifica esse público tão comercialmente interessante. Segundo a pesquisa “O Homem Classe A” da GS&MD existe uma classificação que o distingue entre: O Homem Órfão, O Meta-Homem e o Homem Refil, e para cada grupo desses existe um tipo de comunicação, de produtos e canais de vendas para determinados produtos.
O varejo e os estabelecimentos que eram frequentados só pelo público feminino vem sendo invadidos pelos homens. A vaidade e a preocupação cada vez maior com a aparência, físico e saúde vem causando essa mudança no mercado. As empresas antenadas nessa nova vertente já a acompanha, se adapta e lucra.
Os negócios que se destacam no mercado e com tendências a se especializarem com produtos e serviços para o público masculino são: Estética, Saúde e Beleza – enquadram-se as academias, clínicas de estéticas, cabeleireiros; clínicas de emagrecimento e rejuvenescimento – e lojas de produtos de beleza – com perfumes, cremes, produtos para banho, entre outras.
Para esse público a praticidade e objetividade devem dar o tom a qualquer relacionamento e comunicação. O homem vai direto ao ponto. Ficar experimentando várias modelos e opções não faz o seu perfil, ele vê, gosta e compra. As empresas devem desenvolver produtos que ofereçam soluções completas e proporcionem bem-estar.
Os vendedores devem ser inteligentes e práticos, além de perspicazes, para entender qual o perfil do seu cliente masculino já nos primeiros momentos, pois uma característica muito forte é que eles decidem rápido, o que nem sempre significa compra por impulso. O que significa que tentar vender adicionais sem essa análise pode ser fatal.
O homem é mais racional, pé no chão e menos emoção. Porém, estão cada vez mais vaidosos e quando a vaidade vem junto à fragilidade ele se deixa envolver, e se nesse momento ele se identificar com o vendedor e este souber trabalhar tal momento, a compra será completa.
O mundo da moda, dos serviços e acessórios pessoais vêm aumentando a uma velocidade surpreendente e, percebe-se que existe uma carência de espaços, lojas e prestadores de serviços voltados especialmente para atender o público masculino. Por isso ele vem invadindo alguns os espaços que foram no passado utilizados somente pelo o público feminino. Nas academias a proporção é próxima dos 50%.
O homem propende a ser mais fiel a determinados produtos e marcas. Quando se adapta bem com o tipo de produto, tem resistência para mudar, o que é bom para o varejo.
Além de ser fiel ele passou a comprar mais e buscar produtos com valor agregado. Já foi o tempo em que a mulher decidia o que ele iria vestir, calçar e usar de produtos e acessórios. Ele quer escolher, compara o que vê nos amigos, deseja determinados produtos e acessórios, segue moda e tendências. Ele pesquisa na internet e lê opiniões, o homem passou a ser mais consumista e menos conservador.
Essa mudança de comportamento é fruto da evolução da internet e dos efeitos da globalização. Tudo evolui muito rápido, as novidades chegam a todos os continentes quase simultaneamente, as pessoas mudam mais de celular, de carro, de roupa, de computador, entre outros.
É esse movimento que as empresas estão vivendo e que precisam ficar atentas para não perder oportunidades de atender essas necessidades.
*Lyana Bittencourt é sócia-diretora do Grupo BITTENCOURT