Grupo Bittencourt
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Livro “Franchising – A Revolução das Estratégias de Expansão dos Negócios no Mundo Digital” traz conhecimentos valiosos sobre expansão com franquias no mundo atual

Obra escrita por Claudia Bittencourt, reconhecida como uma das precursoras do franchising no Brasil, apresenta uma visão atualizada sobre a evolução das estratégias de expansão utilizando o franchising e como manter uma rede saudável e lucrativa

O franchising, um modelo de expansão de negócios consolidado e aplicado mundialmente, ganha novos contornos na era digital. Para compreender essa transformação e orientar empresários em suas jornadas de crescimento, acaba de ser lançado o livro “Franchising – A Revolução das Estratégias de Expansão dos Negócios no Mundo Digital”, escrito por Claudia Bittencourt, sócia-fundadora e presidente do conselho consultivo do Grupo BITTENCOURT, uma das mais reconhecidas empresas de consultoria de franquias do país.

Com 40 anos de atuação, o Grupo BITTENCOURT é referência nacional em formatação de franquias, gestão de redes de franquias e consultoria para expansão de negócios de diversos segmentos. Ao longo de sua trajetória, o grupo já realizou mais de 3 mil projetos no Brasil e no exterior, contribuindo para o fortalecimento de marcas e a profissionalização do franchising no país.

Com 426 páginas e inúmeras ilustrações — entre gráficos, fluxogramas e mandalas empresariais — o livro, publicado pela Editora IINF — Instituto de Inteligência em Negócios e Franchising, oferece uma visão aprofundada sobre a evolução das estratégias de expansão de franquias, formatos de loja, canais de distribuição e vendas, comunicação e marketing, aspectos jurídicos e o relacionamento entre franqueador e franqueado.

A publicação aborda ainda temas como o conceito de negócio, a importância dos manuais de franquia bem estruturados para a padronização das operações, além de apresentar fundamentos do Franchising Consciente, inspirado nos princípios do Capitalismo Consciente aplicados à gestão de redes.

 

Um guia para empresários e franqueadores

Baseado em estudos, pesquisas e décadas de experiência prática, o livro é um guia essencial para:

  • Empresários que desejam expandir seus negócios via franchising, desde a concepção do projeto de expansão até a gestão da futura rede;
  • Franqueadores e consultores de franquias em diferentes estágios de desenvolvimento, que buscam maior capilaridade, fortalecimento da marca e melhores resultados.

 

A obra também se mostra valiosa para empreendedores que atuam em modelos híbridos de expansão, seja em rede própria, licenciada, por meio de parcerias estratégicas ou outros formatos, ao oferecer uma compreensão detalhada sobre a complexidade dos relacionamentos de longo prazo entre franqueador e franqueado e sobre a importância de construir vínculos sustentáveis de interdependência e ganhos mútuos.

Mais do que um livro técnico, o trabalho propõe reflexões sobre os desafios empresariais em um cenário volátil, digital e hiperconectado, em que a inovação, a agilidade e o relacionamento sustentável tornam-se diferenciais competitivos.

De acordo com Claudia Bittencourt, o objetivo é oferecer a líderes empresariais, executivos, empreendedores e à comunidade acadêmica um guia completo sobre expansões inteligentes em um mundo cada vez mais digitalizado e com foco em crescimento sustentável e gestão eficiente da uma rede.

“Ao longo de quatro anos, coloquei todo o meu conhecimento no papel como forma de retribuir ao mercado minha trajetória e atuação em projetos de expansão com franquias e redes de negócios além de estruturação de empresas. Trago reflexões e dicas valiosas, desde a concepção de um projeto até a gestão de redes de franquias, apontando caminhos para franqueadores em diferentes estágios de desenvolvimento que buscam, nesse modelo, maior capilaridade e valor para suas marcas”, destaca a autora.

O livro traz prefácio de Greg Nathan, considerado o maior especialista em relacionamento nas redes de franquias do mundo e autor de obras de referência como Fator E e Parcerias Lucrativas.

 

Trechos do livro:

Claudia Bittencourt, fundadora do Grupo BITTENCOURT, realizando uma sessão de autógrafos no pré-lançamento do livro
Claudia Bittencourt, fundadora do Grupo BITTENCOURT, realizando uma sessão de autógrafos no pré-lançamento do livro

NO FRANCHISING, O QUE É BOM SE POTENCIALIZA E O QUE NÃO É TAMBÉM

No franchising, tudo se potencializa. Boas práticas fortalecem toda a rede, enquanto erros e ações que contrariam os princípios e valores dos envolvidos na relação podem rapidamente comprometer a reputação e os resultados do negócio. Como a atuação ocorre em rede, independentemente do porte da franquia ou da quantidade de unidades, a repercussão é rápida, e qualquer decisão tem impacto direto na marca e nos franqueados.

Para que os valores e princípios da marca sejam preservados, é essencial que os franqueados estejam engajados com o propósito do negócio. Neste livro, além de recomendações para a gestão profissional de uma rede de franquias, você encontrará orientações valiosas sobre como fortalecer a identidade da marca e implementar uma cultura organizacional forte. O resultado é um ambiente de colaboração, no qual franqueadores e franqueados permanecem alinhados, ampliando a relação de confiança e garantindo a sustentabilidade da rede.

O franchising é uma relação de longo prazo e só se sustenta quando está alicerçado em valores e princípios sólidos, além de integridade, maturidade e acordos bem estruturados. Para que a rede cresça de forma saudável, é essencial que haja equilíbrio nas relações e compromisso de ambas as partes.

O franchising brasileiro desperta tanto o interesse de quem deseja abrir o próprio negócio com menor risco quanto de grandes investidores dispostos a expandir suas áreas de atuação e diversificar seus investimentos. Diante de tamanha atratividade, é cada vez mais comum nos depararmos com empresas que já nascem com a proposta de crescer com o desenvolvimento de uma rede de franquias, assim como aquelas que, seduzidas pela insistência de empreendedores dispostos a investir em uma unidade de negócio da marca, como se fosse franquia, iniciam a jornada para ingressar no franchising.

A decisão de franquear exige do empresário uma profunda reflexão sobre vários aspectos do negócio. É fundamental considerar o estágio atual da empresa, a imagem da marca no mercado e sua estrutura organizacional e de recursos humanos. Além disso, é essencial avaliar os processos adotados, a capacidade de atender à demanda local e as particularidades das regiões onde deseja expandir. É muito importante também analisar a saúde financeira da empresa, pois isso impacta diretamente na viabilidade do projeto de franquias.

Enfim, é como passar por um check-up geral e, com a ajuda de especialistas, avaliar todos os aspectos que vão contribuir com a vitalidade da companhia e o sucesso de um futuro processo de expansão.

Com base em anos e anos de experiência em estratégias de expansão com o franchising, posso afirmar que conhecer o negócio profundamente, embora importante, não é suficiente para a expansão segura e sustentável por meio desse canal.

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