Há alguns anos a transformação digital nas empresas deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma necessidade para manter-se relevante diante da sociedade e do mercado.
De acordo com pesquisa da consultoria McKinsey, apenas entre 2019 e 2020 as interações entre clientes e marcas por canais digitais passou de 36% para 58%. E isso em um cenário anterior à pandemia.
A transformação digital está baseada em mudanças estruturais e operacionais na empresa para incorporação de tecnologias digitais em todos os setores e processos, mesmo em negócios com “produtos analógicos”, como roupas, alimentos e bebidas, por exemplo.
Trata-se, portanto, de uma reestruturação que perpassa todo o negócio, o que demanda uma importante transformação da mentalidade e da cultura organizacional.
Quais são os 4 pilares da transformação digital nas empresas?
Existem diferentes reformulações que se enquadram em um processo de transformação digital nas empresas como a criação de aplicações móveis, presença ativa nas redes sociais, omnichannel para diversificar e integrar os canais de atendimento, adoção da computação em nuvem, uso de softwares integrados de gestão e outras.
Apesar disso, há algo em comum em todas as mudanças da transformação digital: a experiência do consumidor.
Mesmo na reformulação de processos administrativos e burocráticos a ideia é que sejam obtidos ganhos gerais na operação que impactem positivamente a experiência do consumidor, como por meio de mais eficiência e qualidade.
Portanto, quando a empresa está formulando seu processo de transformação digital, ou jornada digital, é importante considerar quais são os pilares dessa mudança.
Experiência do consumidor
Como visto, o objetivo de qualquer negócio deve ser impactar positivamente a experiência do consumidor a fim de fidelizar e atrair potenciais clientes.
Para isso, é fundamental entender as necessidades e expectativas do público-alvo, o que atualmente foi facilitado pelas interações digitais dos usuários que resulta em dados que podem ser analisados.
A transformação digital é um componente central na capacidade do negócio de acompanhar as jornadas digitais dos consumidores, adicionando inteligência à sua estratégia de mercado.
Além disso, são essas informações que vão viabilizar uma atuação mais alinhada ao perfil e preferências dos consumidores, o que impacta tanto a área de relacionamento e marketing como a própria área de produtos, por exemplo.
Pessoas
Se os consumidores são um dos pilares para direcionar a jornada digital nas empresas, outra base são os colaboradores.
Ainda que as tecnologias digitais e, muitas vezes, automatizadas, tenham um lugar central na transformação da empresa, esse processo é dirigido por e para pessoas.
Um dos desafios da transformação digital é justamente a resistência à mudança, problema que está diretamente relacionado ao não envolvimento dos colaboradores no processo de reestruturação tecnológica do negócio.
Idealmente, os colaboradores são um dos pilares da transformação digital, de forma que eles não devem apenas ser envolvidos nas mudanças, como serem instigados a liderar esse movimento.
Outro aspecto central é que é inviável operar as tecnologias digitais, ter um bom uso das ferramentas e extrair inteligência dos dados sem que haja capacitação e qualificação.
Dados
A transformação digital é o que viabiliza uma operação que funciona na lógica da coleta e análise de dados para gerar inteligência operacional.
Os dados são os grandes provedores de feedbacks da empresa, de forma que as operações podem ser repensadas e otimizadas visando práticas mais eficientes.
Atualmente, empresas que não usam os dados para reorientar constantemente suas práticas perdem significativamente em relevância junto ao público, mas também em qualidade operacional e capacidade de acompanhar – e liderar – tendências.
Inovação e cultura organizacional
Ao desenvolver uma mentalidade com foco na transformação é possível concluir que não se trata de um conjunto de ações, mas de um processo contínuo focado em agregar à operação tecnologias que contribuam com o negócio.
Nesse sentido, é indispensável que haja um incentivo contínuo à inovação de forma que essa mentalidade de transformação se torne integrante da própria cultura organizacional.
É por meio da junção de equipe qualificada e proativa com informações extraídas dos dados que a empresa entra em um ciclo permanente de avaliação e otimização.
Quais são os principais benefícios da transformação digital para as empresas?
Enquanto processo, a transformação digital está diretamente associada às mudanças que geram benefícios operacionais, competitivos e financeiros à empresa.
Inovação e criatividade
Em coerência com os pilares da transformação digital nas empresas, um dos primeiros benefícios a serem percebidos é o desenvolvimento de uma cultura de inovação e criatividade encabeçada pelos colaboradores e em consonância com a análise de dados.
Essa mudança impacta diretamente a capacidade da empresa não apenas ser relevante ao seu público, mas continuar mapeando tendências para se manter atualizada.
Otimização de processos
A disponibilidade de informações úteis e embasadas sobre a operação é o ponto de partida para que os processos possam ser otimizados conforme novas necessidades e oportunidades são identificadas.
Uma empresa digital também é uma empresa que presa pela flexibilidade dos seus processos tendo em vista os resultados e não o processo em si mesmo.
Redução de custos
Um dos pontos críticos da operação de muitas empresas e que compromete seus resultados de longo prazo é o desperdício de insumos, equipamentos e até tempo dos colaboradores.
A transformação digital empodera os gestores com informações que viabilizam uma operação mais eficiente e com consequente redução dos desperdícios e otimização do uso dos insumos, refletindo diretamente nos custos operacionais.
Tomada de decisão
Os benefícios da transformação digital apresentados até aqui resultam logicamente em uma melhor tomada de decisão, pois ela é mais embasada em dados reais da operação e norteada pela experiência do consumidor.
Qual o futuro da transformação digital nas empresas?
A transformação digital nas empresas é um processo contínuo visto que o desenvolvimento tecnológico é rapidamente atualizado em nossa sociedade.
Todos os segmentos precisam se adaptar às mudanças tecnológicas e comportamentais dos consumidores para manterem a relevância e atualidade.
Um dos desafios da transformação digital nas empresas, em especial das redes de franquia que operam descentralizadamente, mas com uniformidade, é identificar oportunidades associadas à digitalização e à tecnologia.
Na área de franquias, por exemplo, o omnichannel ou omni franchising, é um caminho sem volta para diversificar e integrar os canais de comunicação e relacionamento com o consumidor, digitalizando os negócios para integrá-los online e offline, sendo fundamento o suporte e liderança da rede franqueadora nesse processo.
Uma tendência cada vez mais presente é contar com consultorias especializadas em transformação digital para mapear as oportunidades do negócio e viabilizar transformações estruturais e em escala.
O Grupo BITTENCOURT oferece serviços específicos para dar suporte à jornada de transformação digital no setor de franchising, desde a concepção até a reformulação de processos. Conheça mais sobre a transformação digital assessorada por nossos especialistas aqui.